Pedro Emanuel Pereira
Piano
Pedro Emanuel Pereira nasceu em 1990 na cidade de Guimarães. Com apenas 5 anos de idade, começou os estudos de música ao piano. Três anos mais tarde ingressa na classe de Marian Pivka, com quem termina o curso complementar de música na sua terra natal.
Em 2008, obtém uma bolsa de estudo por parte da Fundação Calouste Gulbenkian e muda-se para a Rússia, passando a estudar no Conservatório Tchaikovski de Moscovo, na classe de Vera Gornostaeva. Nas palavras desta prestigiada pianista, a forma de tocar de Pedro Emanuel Pereira é mais do que “pianismo requintado, beleza sonora, sentido da forma e técnica impressionante; consegue também encontrar nas profundezas uma subtileza emocional e um grande temperamento.”
Em 2014 termina o curso com a mais alta distinção e no ano seguinte muda-se para os Países Baixos, ingressando no Conservatório de Amesterdão na classe de Naum Grubert. Aí foi-lhe atribuída uma bolsa de mérito pela Fundação Jacques Vonk, terminando o Mestrado em Junho de 2017 com a nota máxima e a distinção “Cum Laude”.
Com apenas 15 anos de idade, venceu a categoria superior até 24 anos do Concurso Internacional de Piano “Cidade de San Sebastian”, em Espanha. Um ano mais tarde estreia-se a solo na Casa da Música no Porto. Seguiram-se outros primeiros prémios em competições como o Concurso de Piano Florinda Santos em S. João da Madeira e os concursos internacionais Cidade do Fundão, Cidade de Vigo (Espanha) e Ricard Viñes em Lleida (Espanha). Ganhou ainda o 1º Prémio e o Prémio Hvorostovski no Concurso Internacional para Piano e Voz “PianoVoce” em Moscovo, juntamente com a meio-soprano Anna Viktorova. Mais recentemente, em Julho de 2017, venceu o 1º Prémio no Concurso Internacional Santa Cecília, no Porto. No âmbito deste prémio, terá a oportunidade de gravar um CD a editar pela KNS Classical e de se apresentar em recital um pouco por toda a Europa.
Durante os seis anos em que estudou no Conservatório de Moscovo, Pedro Emanuel Pereira teve uma intensa actividade como concertista, tendo sido convidado a actuar por toda a Rússia, quer a solo, quer com orquestra ou em grupos de câmara. Tocou na Sala Rachmaninoff, na Grande Sala da Academia Gnessin, na Sala Pequena e no Grande Auditório do Conservatório de Moscovo, no Museu Sviatoslav Richter, no Museu Pushkin de Belas-Artes e no Kremlin.
A sua carreira internacional tem-lhe igualmente proporcionado actuar um pouco por todo o mundo, incluindo festivais de renome em diversos países da União Europeia, bem como nos EUA, na Rússia, na Suíça e na Ucrânia.
Paralelamente à actividade como concertista, Pedro Emanuel Pereira é regularmente convidado a dar classes de aperfeiçoamento em conservatórios e Escolas Superiores de Música um pouco por toda a Europa. É um dos fundadores e o director artístico do festival Convívios ao Piano, que tem lugar na cidade de Guimarães.
2018