Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo Ferreira de Castro

Musicologia

Presidente da Direcção do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, nome cimeiro na Musicologia em Portugal, Paulo Castro recebeu em 2024, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, uma medalha que recorda e perpetua 40 anos ao serviço da instituição.

Foi o primeiro Presidente da SPIM (SPIM, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), que ajudou a fundar, e integra desde 2022 o Directório da Sociedade Internacional de Musicologia (IMS), com sede em Basileia (Suíça). Das suas publicações recentes destaca-se o volume “Intertextuality in Music: Dialogic Composition”, co-editado com Violetta Kostka and William A. Everett (Routledge).

Paulo Ferreira de Castro estudou Piano, Canto e Composição no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música do Porto, formando-se em Musicologia na Université de Strasbourg (França) em 1985 com uma tese sobre Claude Debussy.

Especializou-se depois nas áreas da Análise e Dramaturgia Musical, obtendo em 1988 o grau de Master of Arts pela Universidade de Leeds (Grã-Bretanha), em Estudos de Ópera.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2007 obteve o seu Doutoramento pela Universidade de Londres (Royal Holloway College), com uma tese sobre música e linguagem baseada na filosofia de Wittgenstein.
Tem concentrado o essencial da sua actividade nos campos da investigação e da docência, principalmente no âmbito do Departamento de Ciências Musicais da Universidade NOVA de Lisboa, sendo autor de numerosos estudos musicológicos, e co-autor, com Rui Vieira Nery, de uma História da Música Portuguesa distinguida com o Prémio de Investigação e Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música.

Foi colaborador do Expresso entre 1989 e 1992, como crítico musical, e tem participado em múltiplas iniciativas de divulgação musical (RTP, RDP, Os Amigos do São Carlos, Centro Nacional de Cultura, Culturgest – Fundação CGD, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Fundação de Serralves, CulturPorto, Europarque, Jornadas Nova Música, entre outras), colóquios e conferências nacionais e internacionais.

Colaborador do Teatro Nacional de São Carlos desde 1986, a convite de João de Freitas Branco, foi nomeado em 1992 Director Artístico daquela instituição, cargo que desempenhou até ao ano 2000 (com uma interrupção em 1995-96), e que acumulou com os de Administrador (desde 1996) e Director (desde 1998). Nessa qualidade, foi responsável por mais de 60 produções operáticas, de Monteverdi a Ligeti (muitas das quais em estreia portuguesa), para além de inúmeros concertos e recitais, gerindo paralelamente a programação da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Como encenador, assinou, no TNSC, Fidelio (Beethoven), Le Rossignol (Stravinski), Les Troyens (Berlioz) e A Flauta Mágica (Mozart). Em 1998, fundou o Festival Internacional de Músicas Contemporâneas de Lisboa, “Música em Novembro”.

Paulo Castro foi Comissário para a Área de Espectáculos da Sociedade Portugal/Frankfurt 97.

É membro do Conselho Português da Música, da Associação Portuguesa de Ciências Musicais e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.

Faz parte do Conselho Editorial do projecto de publicação de música portuguesa da iniciativa da Direção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), e desenvolve projectos de investigação em torno das temáticas da ópera e da modernidade musical, em parte financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Bio actualizada a 16 de novembro de 2024

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, APPACDM, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Partilhe
Share on facebook
Facebook