Paulo Bastos

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paulo Bastos

Guitarra

Paulo Bastos iniciou a sua atividade musical com apenas nove anos, iniciando o estudo da guitarra aos dez. Frequentou o curso de guitarra clássica no Conservatório de Música de Coimbra e complementarmente no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, onde terminou o 8º Grau/Ano (Curso Complementar de Música).

Paralelamente frequentou o Curso Superior de Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro (curso pré Bolonha de duração de 5 Anos). Frequentou também o Curso Superior de Licenciatura em Ensino de Música vertente Guitarra Clássica na mesma Universidade.

Em 2018 terminou o pioneiro Mestrado em Música Performance em Cavaquinho Português no Departamento de Comunicação e Arte da Universdade de Aveiro com o acompanhamento técnico de Pedro Caldeira Cabral e com a orientação do Doutor Paulo Maria Rodrigues. No âmbito deste mestrado criou também o portal cavaquinhoperformance.com e o blog raizesnoar.com

Frequentou mais de uma dezena de cursos de aperfeiçoamento na Guitarra Clássica a maioria dos quais orientados por nomes internacionais da guitarra. Participou ainda em diversos cursos/workshops de jazz.

Sempre com bastante interesse pelas raízes da cultura Nacional, dedicou-se também de forma autodidata ao estudo de instrumentos tradicionais portugueses como o Cavaquinho, a Gaita-de-foles e a Guitarra Portuguesa (Coimbra).

Sempre foi curioso e fascinado pelos diferentes instrumentos tendo por isso desenvolvido um perfil de multi-instrumentista tocando para além dos instrumentos mencionados: Guitarra Electrica, Contrabaixo, Harmónica diatónica, Trompete, Flauta transversal, Teclados, Saxofone e Bateria.

Desde tenra idade (doze anos) fez parte muitas e variadas formações de Musica Clássica/Erudita, Pop/Rock, Musica Tradicional e Jazz. Tem por isso vindo a dar concertos em muitos e variados locais, quer individualmente, quer com os mais diversos tipos de formações em grupo, quer como músico convidado de outros projetos musicais.

Participa em grupos corais, como maestro e também como coralista, inclusivamente com apresentações na Rádio e TV e lançamento de CDs e livros de obras inéditas.

Ministra workshops/cursos intensivos diversos como “Experiência musical em conjunto”, “Improvisação”, “Técnicas Guitarrísticas”, “Arranjos e produção musical”, “One man Show: multiple instruments & loop station “, entre outros. Tem tabém feito apresentações em conferências, com destaque para a participação no TEDx Coimbra com o tema “Tradição na globalização” .

Atualmente nos o seus projetos a solo faz espetáculos com influências de música tradicional portuguesa e do mundo, muitas vezes com componente de danças também elas tradicionais do mundo, onde canta e toca recorrendo diversos instrumentos como a Guitarra Clássica, o Cavaquinho Português, a Guitarra Portuguesa (de Coimbra), o Contrabaixo e a Harmónica Diatónica, misturando vozes e instrumentos através de uma Loop Station em tempo real. Nestes projetos para além de uma forte componente de improvisação, são normalmente incluídos temas originais e/ou arranjos originais de temas da música tradicional. Um desses projetos deu origem a edição de um CD de nome “Desafio” onde para além de autor de temas e letras originais foi também o autor dos arranjos, executando todos os instrumentos/vozes, toda a produção musical e ainda a respetiva mistura. Este CD pretendeu na sua forma fiísica ser um objeto artístico, incluindo por isso um projeto fotográfico de nome “DesFio.” da Ludmila Queirós.

O seu mais recente projecto “Raízes no Ar” é uma performance transdisciplinar dedicada ao cavaquinho português enquanto instrumento solista (sendo o projeto artístico final, resultado do seu mestrado em música). Para além da interpretação e composição de temas inéditos para a exploração dos diferentes modelos de cavaquinho português, do desenvolvimento/criação de um personagem, da utilização de dispositivos multimédia e de diferentes tipos de efeitos sonoros, Paulo Bastos desenvolveu no âmbito deste projecto um inovador software para promover a interação entre performer e audiência recorrendo a smartphones.

04 de novembro de 2018

Partilhe
Share on facebook
Facebook