Paula Gomes Ribeiro
Musicologia
Paula Gomes Ribeiro é especializada em Dramaturgia e encenação de ópera e teatro musical; sociologia da música; música no contexto multiartístico – final do século XIX e século XX.
Concluiu em Junho de 2000 o doutoramento em Estética, Ciências e Tecnologias da Arte – Música, especialização em Dramaturgia de Ópera, pela Universidade de Paris VIII. Fez o mestrado em Música, especialização em Dramaturgia de Ópera, na Universidade de Paris VIII, e a Licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Durante a sua formação obteve bolsas de estudo e subsídios dos Ministério da Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura e da Fundação Marquês de Pombal.
Após ter realizado os primeiros estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília ingressou no Conservatório Nacional, curso de piano, frequentando igualmente diversos seminários internacionais em direcção coral e técnica vocal tendo desenvolvido uma actividade significativa como directora coral durante vários anos. A especialização no domínio da dramaturgia musical levou-a a realizar toda uma série de seminários e oficinas de teatro, ópera e encenação. Durante a estada em Londres realizou cursos de Direcção de Cena e Encenação, nomeadamente no e participou no programa pedagógico da English National Opera.
Dirigiu diversas produções de teatro musical e trabalhou como assistente de encenação de Christian Cheyrezy na Ópera de Massy, Paris. Desde que assumiu a direcção cénica do Atelier de Ópera do Conservatório Nacional, tem vindo a encenar e conceber dramaturgicamente vários espectáculos, nomeiem-se como exemplo Ma guarda il catalogo! Allora capirai!, dissertações sobre Don Giovanni de W. A. Mozart, AOCN, Lux, 27-29 Jun. 2006, ou Plantons des parapluies dans nos têtes cocasses: Erik Satie ou le mal de mer, criação original apresentada no contexto do Festival Transeuropéennes de Rouen em Março de 2007.
Responsável em Portugal pelo Projecto Internacional: Études sur la Dramaturgie Musicale Contemporaine en Europe, que envolve uma rede de investigadores europeus especializados em dramaturgia musical dos séculos XX e XXI, com sede na Universidade de Paris VIII.
É investigadora do CESEM, Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical – FCSH, Universidade Nova de Lisboa, docente do Departamento de Ciências Musicais da mesma universidade, docente da Licenciatura em Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, I. Piaget Almada. É docente do Departamento de Ciências Musicais da FCSH/UNL, a 30%, desde 2005. Integra o corpo docente da pós-graduação em Estudo Sobre a Mulher, na UNL, cujo seminário sobre ‘música e género’ tem vindo a assegurar nos últimos anos. Tem vindo a colaborar com a Universidade do Minho para a orientação de seminários de mestrado na área da Sociologia da Música.
Colabora regularmente com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional de São Carlos na redacção de textos musicológicos. Escreveu crítica e crónica musical para o Independente, Diário de Lisboa, Jornal de Letras e Blitz e colaborou com a Antena 2 na realização de programas.
É requisitada regularmente para a apresentação de conferências e orientação de seminários de Mestrado e Doutoramento no domínio da dramaturgia musical e da sociologia da música. Publica regularmente artigos no domínio da especialização em revistas especializadas e generalistas. Publicou na editora Harmattan o livro Hystérie et Mise-en-Abîme, le drame lyrique au début du XXe siècle, Paris, 2002