Paula Azguime

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Paula Azguime

Composição

Compositora e flautista, Paula Azguime nasceu em Lisboa em 1960. Em 1985, fundou com Miguel Azguime o Miso Ensemble, duo de flauta e percussão.

Recebeu encomendas de inúmeras instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. Tem-se apresentado regularmente com o Miso Ensemble em mais de 600 concertos em alguns dos mais importantes festivais internacionais de música contemporânea em Portugal e no estrangeiro.

Ao longo dos últimos anos tem trabalhado regularmente como artista multimédia, no desenvolvimento de novas linguagens para música encenada.

À sua actividade artística vem juntar-se uma longa dedicação à promoção dos compositores portugueses e ao fomento da música contemporânea tanto a nível nacional como internacional. Neste âmbito tem desenvolvido e multiplicado ao longo dos últimos anos inúmeras acções, muitas pioneiras, destacando-se a criação da editora independente Miso Records, a realização do Festival Internacional Música Viva, a criação da Federação Portuguesa de Música Electroacústica / UNESCO, a direcção da Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Música Contemporânea / UNESCO, a criação do Miso Studio, estúdio para o desenvolvimento da música electrónica em tempo real, a fundação em 2002 do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa.

Paula Azguime criou recentemente com Miguel Azguime um conceito/projecto de criação e reflexão em torno da nova ópera ao qual dão o nome de New Op-Era”. Neste contexto é preciso destacar a obra Itinerário do Sal, que constitui, de certo modo, o culminar de um processo de integração entre escrita poética e escrita musical; processo este que conduziu também a uma nova forma de colaboração criativa no seio do Miso Ensemble. Esta cooperação encontrou a sua consolidação na ópera infantil A Menina Gotinha de Água, e na ópera A Laugh to Cry, um teatro metafísico que se desenvolve na orla entre o sonho e realidade, em que a música de Miguel Azguime e a encenação de Paula Azguime coexistem de uma forma verdadeiramente simbiótica.

MIC

Partilhe
Share on facebook
Facebook