Patrícia Costa fagote

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Patrícia Costa

Fagote

Patrícia Costa é natural de uma pequena aldeia de Viana do Castelo. Teve o seu primeiro contacto com a música aos 10 anos na Banda Velha de Barroselas. Mais tarde ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, onde terminou em 2006, o curso de instrumento na classe de Fagote do professor Pedro Silva.

Licenciou-se, em 2009, na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, na classe de Hugues Kesteman, onde terminou também o Mestrado em 2012. Ainda em 2012 foi admitida na classe de fagote do professor Lyndon Watts, à altura primeiro fagote da Müncher Philarmonic, na Universidade de Artes de Berna na Suíça, onde concluiu em 2014 o Mestrado em Performance Musical. Em 2016, na mesma escola, terminou o Mestrado de especialista em Mediação Musical, na classe de fagote de Daniel Galaverna, primeiro fagote do Musikkollegium Winterthur e de mediação musical da professora Barbara Balba Weber.

Em 2016 foi estagiária (pratikantin) na Orquestra Sinfónica de Berna, durante uma temporada, tendo como mentor o fagotista Axel Benoit.

Trabalhou com vários maestros de renome internacional, de entre os quais: Michael Sanderling, François Xavier Roth, Jos van Immerseel, Marcus Bosh, Dirk Vermeulen, Paul McCreesh, entre outros.

Participou em classes de aperfeiçoamento com figuras como: Klaus Thunemann, Ole Kristian Dahl, Henrik Rabien, Giorgio Mandolesi, Gustavo Nuñez, Pascal Gallois, Gilbert Audin, Roberto Giaccaglia, Lyndon Watts, Pierre Olivier Martens, Rui Lopes, Lorelay Dowling, entre outros.

Atualmente é primeiro fagote na Stadtorchestra Solothurn (Suíça), é freelancer em várias orquestras Suíças, tais como: Orquestra Sinfónica de Berna, Orquestra de câmara de Fribourg, City Light Orchestra, entre outras e é a criadora do seu projeto a solo “A look into Wonderland” com o qual tem feito concertos um pouco por toda a Europa.

[ Bio facultada por Patrícia Costa e inserida a 21 de janeiro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook