Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Patrícia Sucena Almeida

Composição

Patrícia Sucena Almeida obteve a licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro em 1997, tendo estudado música electroacústica e composição com João Pedro Oliveira e ainda piano com Miguel Henriques.

Em 1998, obteve o Mestrado em Composição da Universidade de Edimburgo, como bolseira da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Educação, no âmbito do 2º Quadro Comunitário de Apoio.

Ainda bolseira daquela Fundação, cumpriu o programa de Doutoramento em Composição na City University de Londres e a partir de 2000 na Universidade de Southampton, com a supervisão de Michael Finnissy, estando neste momento na sua fase final.

Compôs Sexteto (obra executada no II Festival de Música, em Aveiro), Memorial do Vácuo (peça de electroacústica, executada no festival Música Viva 2000, em Lisboa), Solitudo (executada na International Gaudeamus Music Week 2001, em Amesterdão), Argumentum (executada no Porto 2001, Capital Europeia da Cultura), Transfiguratio (lida em workshop do Cours du Centre Acanthes 2002, em Villeneuve-les-Avignon).

Para além das peças referidas, saliente-se ainda Illuminatio, Recordatio, Ludus Aeternus, Mens Sana in Corpore Sano, Monstrum Horrendum e Fatum Hominis. Participou na Académie d`étè – Ircam, em Paris, no 40th Internationalen Ferenkursen fur Neue Musik – 2000, em Darmstadt, nos Cours du Centre Acanthes, 2002 e 2003, em Avignon, no 1º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, em Lisboa, e em outros cursos e “workshops”.

17 Março 2004