Patrícia Sucena de Almeida

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Patrícia Sucena Almeida

Composição

Patrícia Sucena de Almeida estudou Música Electroacústica e Composição com João Pedro Oliveira na Universidade de Aveiro e em 1997 finalizou a Licenciatura em Ensino de Música.

Em 1998 obteve o Mestrado em Composição (Universidade de Edimburgo) e iniciou nesse mesmo ano o Doutoramento em Composição (City University of London), continuando posteriormente na Universidade de Southampton com Michael Finnissy. Finalizou o Doutoramento em 2004.

Entre 2007-13 desenvolveu um projecto (Pós-Doutoramento) baseado na interacção da música e outros media, criando um novo conceito que caracteriza as obras como multi-artísticas – Transversal Multi-Art.

Salientam-se no seu portefólio, as criações acústicas e interactivas disciplinares, nomeadamente Solitudo (1999) (The International Gaudeamus Music Week 2001, Amesterdão); Argumentum (2001) (Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura); Transfiguratio (2002) (Cours du Centre Acanthes 2002, Villeneuve-les-Avignon); Mens Sana in Corpore Sano (2003/05) (versão para orquestra, III Workshop para Jovens Compositores Gulbenkian, Lisboa, 2004); Monstrum Horrendum (2003/04) (versão para orquestra, II Workshop para Jovens Compositores Gulbenkian, Lisboa, 2003); Fatum Hominis (2005) (ISCM world Music Days/23rd Music Biennale Zagreb 2005; Ny Musikk 2005, Oslo); Silens Clamor (2004) (Académie de Chambre Contemporaine Jeunesse Moderne 2004, Chambéry; Musica 2007, Estrasburgo; Futuros 1.2, Lisboa, 2008); Dulce Delirium (2005) (Arditti Quartet, Centre Acanthes 2005, Metz; Atlantic Waves 2006, Londres; Festival Internacional de Aveiro, 2007); Fati Necessitas (2005) (GMCL, Matosinhos, 2006, IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, 2007); Aranea (2006) (Festival Música Viva 2006, Lisboa; XXVI Festival de Música de Leiria, 2008); Nocturna Itinera (2008) (44th International Summer Courses for New Music, Darmstadt, 2008; 2nd Blonay Workshop for Contemporary Quartet Music 2008; World Music Days 2015, Liubliana); In Occulto (2009) (Ciclos de Concertos Momentum, Aveiro, 2009; New Music Festival Transit 2009, Lovaina; Concert Series, City University, Londres, 2010); Sublime Volans (2010) (25.º aniversário da Miso Music Portugal, Instituto Franco-Português, Lisboa, 2010; Korea Foundation-Cultural Center Gallery, Seul, 2011; Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura; Festival Música Viva 2014, O’culto da Ajuda, Lisboa); Tempus Fugit (2010) (Concert Series 2015, McGill University, Montréal); Reditus ad vitam (2012) (Do Virtuosismo pianístico de Liszt à multi(n)disciplina do século XXI, Coimbra, 2013; Flame Festival, Florença, 2013; Escola Superior de Música de Lisboa, 2016); Instabile Tempus (2016) (Festival Música Viva 2016, Lisboa); Vacuum Corporis (2016) (Festival 20/21 Transit 2016, Lovaina); Desperatio (2018) (City University of London, Londres); Imaginis umbra est (2019) (Em Louvor da Água, Lisboa).

Salientam-se também no seu portefólio, as criações fotográficas, nomeadamente: Continuum Simulacrum (2016) baseado no Capítulo No. 6 da obra The History of Photography in Sound de Michael Finnissy e a publicação da série Clausum (2017) (sete fotografias) em TEMPO, a Quarterly Review of New Music, Volume 71 – Issue 282 – October 2017 (Cambridge University Press).

Participou nas Academias de Verão do IRCAM (Paris), nos cursos Internacionais para a Nova Música (Darmstadt), nos Cursos do Centro Acanthes (Villeneuveles- Avignon e Metz), nos Workshops da Gulbenkian para Jovens Compositores (Lisboa); em vários seminários com compositores como Emmanuel Nunes, Jonathan Harvey, Luca Francesconi, Hilda Paredes, Gérard Grisey, Brian Ferneyhough, Mauricio Kagel, Pascal Dusapin, Luc Brewaeys; em workshops experimentais e concertos com Arditti Quartet, os pianistas Ian Pace, Filip Fak e Yutaka Oya, Orquestra Gulbenkian, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, L’Ensemble Itinéraire, Sond’Ar-te Electric Ensemble, Remix Ensemble Casa da Música, OrchestrUtopica, Orchestre lyrique de Région Avignon-Provence, Ensemble Studio New Music; e com os maestros Guillaume Bourgogne, Sylvio Gualda, Sarah Ioannides, Igor Dronov, Christopher Bochmann, Pedro Neves, Pedro Amaral e Petter Sundkvist.

Bio facultada por Patrícia Sucena de Almeida, publicada na Meloteca a 13 de maio de 2022

Partilhe
Share on facebook
Facebook