Orquestra Barroca Casa da Música
Orquestra
A Orquestra Barroca Casa da Música formou-se em 2006 com a finalidade de interpretar a música barroca numa perspectiva historicamente informada.
Para além do trabalho regular com o seu maestro titular, Laurence Cummings, a orquestra apresentou-se sob a direcção de Rinaldo Alessandrini, Alfredo Bernardini, Fabio Biondi, Harry Christophers, Antonio Florio, Paul Hillier, Riccardo Minasi, Andrew Parrott, Christophe Rousset, Daniel Sepec, Andreas Staier e Masaaki Suzuki, na companhia de solistas como Andreas Staier, Roberta Invernizzi, Franco Fagioli, Peter Kooij, Dmitri Sinkovsky, Alina Ibragimova e agrupamentos como The Sixteen ou o Coro Casa da Música.
Em 2017 acompanha pela primeira vez a grande violinista inglesa Rachel Podger e celebra a Páscoa com a voz da soprano Mónica Monteiro, dando a conhecer os comoventes Pianto di Maria de Ferrandini e Salve Regina de Vivaldi, num programa que inclui o célebre Concerto para oboé de Albinoni na interpretação de Pedro Castro.
Viaja até ao classicismo com sinfonias célebres de Mozart e Haydn e percorre a música de Handel, especialmente num programa dedicado à vida teatral de Londres no século XVIII e no concerto especial de Natal, com o Coro Casa da Música, que inclui a primeira parte do fabuloso Messias.
Os concertos da Orquestra Barroca têm recebido a unânime aclamação da crítica nacional e internacional. Fez a estreia portuguesa da ópera Ottone de Handel e, em 2012, a estreia moderna da obra L’Ippolito de Francisco António de Almeida.
Apresentou-se em digressão em várias cidades portuguesas e também em Espanha (Festival de Música Antiga de Úbeda y Baeza), Inglaterra (Festival Handel de Londres) e França (Festivais Barrocos de Sablé e de Ambronay). Ao lado do Coro Casa da Música, interpretou Cantatas de Natal de Bach em concertos no Porto e Ourense. Em 2015 estreou-se no Palau de la Musica em Barcelona, conquistando elogios entusiasmados da crítica. Ainda no mesmo ano, mereceu destaque a integral dos Concertos Brandeburgueses sob a direcção de Laurence Cummings e concertos para cravo com Andreas Staier.
A Orquestra Barroca Casa da Música editou em CD gravações ao vivo de obras de Avison, D. Scarlatti, Carlos Seixas, Avondano, Vivaldi, Bach, Muffat, Handel e Haydn, sob a direcção de alguns dos mais prestigiados maestros da actualidade internacional.