Orfeão de Viseu

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

orfeão de Viseu

Coro

O orfeão de Viseu constituiu-se em 29 de Maio de 1929 como instituição cultural e recreativa, com o objectivo de ocupar os tempos livres dos viseenses, através do cultivo da Arte e da Música. A primeira apresentação pública está registada como sendo a 18 de Maio do ano seguinte, no Avenida Teatro, apresentando-se então o orfeão com 120 figuras masculinas, sob a regência do saudoso cónego Barreiros.

Adoptou como lema “Pela Arte e pela Beira” e foi por Viseu e pela Beira que o orfeão de Viseu continuou, ao longo de anos, a divulgar a sua arte pelas mais diversas regiões deste país e por terras do estrangeiro. Actuou em Espanha, Itália e Suiça e declinou convites para participar em concertos organizados por comunidades de emigrantes do Luxemburgo e França, por falta de apoios.

Acarinhado pelas gentes de Viseu, o orfeão dedicou-se, ao longo de décadas, ao teatro, à Poesia, à Dança e à Música. Promoveu concursos de poesia e literatura, cafés-concertos, conferências e tertúlias. Divulgou, em exposições temporárias, o artesanato e o traje de Viseu, homenageou as grandes figuras da região e soube ser solidário com os outros, através da angariação de fundos para minorar a desgraça alheia. Teve ainda tempo para participar em diversos programas da RTP e da rádio, divulgando a região das Beiras e a sua arte. É, como alguém disse, o mais ilustre embaixador da cultura de Viseu.

O orfeão de Viseu ostenta no seu currículo a atribuição de diversos galardões, como sejam a Medalha de Reconhecimento dos Padrões da Grande Guerra, o título de Comendador da Ordem de Benemerência e o reconhecimento de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública. Em 2004 foi agraciado pela Câmara de Viseu com a Medalha de Mérito Municipal, pela actividade desenvolvida ao longo de 75 anos, ao serviço da região da Beiras, pela Arte e pela Cultura e recebeu ainda o prémio ANIMARTE, destinado à melhor instituição cultural do Distrito. É sócio honorário de diversas colectividades e instituições culturais do País.

Partilhe
Share on facebook
Facebook