Orfeão da UTAD

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Coro da UTAD

Coro

O orfeão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, fundado em 22 de Novembro de 1979, é a mais antiga secção da Associação Académica da UTAD, possuindo gestão autónoma.

Tem como objectivo desenvolver actividades exclusivamente culturais, sem fins lucrativos, sendo de realçar os seguintes aspectos: difusão da música coral de raiz popular, erudita ou sacra, promoção cultural da região, divulgação da Instituição a que pertence, estabelecimento de laços culturais e intercâmbio com outras regiões, aquém e além fronteiras.

O seu repertório contém temas do Séc. XVI (Galaico-portugueses e outros), temas Populares, Espirituais Negros e música Sacra. O grupo é constituído por estudantes, ex-estudantes, funcionários docentes e não docentes da UTAD. Tem conhecido êxitos em diversos lugares do País e do estrangeiro, sendo de destacar as seguintes actuações: Alemanha (Osnabrück); Espanha (Ourense, Benidorm, Cádiz e Cariño); França (Paris e Grasse); Dinamarca (Bjergby e Hjorring); III e VI Encontro Internacional de Coros Universitários em Coimbra; Festival de Orfeões (Universidade de Aveiro); Encontro de Coros Universitários na Universidade do Minho; Encontro de Coros Universitários do Porto; Encontro de Coros de Espinho; concerto comemorativo do V Centenário da Impressão do Primeiro Livro em Língua Portuguesa (Chaves); concerto comemorativo dos 700 anos do Foral de Vila Real e na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa do Primeiro Ministro da Holanda Dr. Rudolphus Lubbers, na Aula Magna da Reitoria da UTAD.

Em 1995, participou no Encontro de Coros Luso-Galaico realizado em Chaves. Em 1996, participou no concerto comemorativo do 10º aniversário da Universidade Portucalense, 10º aniversário da UTAD, actuou no Centro Cultural de Belém. Em 1997, e em 2000 actuou no programa Praça da Alegria da RTP, assim como em muitas outras actuações não menos importantes que não são realçadas de momento. Em 1991, iniciou nova etapa nas suas actividades ao organizar, com grande sucesso, o 1º Trienal Europeu de Coros Universitários (1º TECU), tendo decorrido o 2º TECU em 1994. Em 1992, organizou o I Encontro de Coros Transmontanos, iniciativa continuada em Janeiro de 1995 com o II Encontro de Coros Transmontanos. Em 1996, organizou o 1º Encontro de Coros Luso-Galaico. Em 1997, o orfeão gravou quatro faixas de um CD duplo “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte “, e por fim numa iniciativa do orfeão e da Câmara Municipal de Vila Real surge a gravação do CD ” Vozes da Bila”.

Partilhe
Share on facebook
Facebook