Bio+
Octávio Sérgio
Guitarra de Coimbra
Octávio Sérgio nasceu em Viseu, a 15 de agosto de 1937. Em Coimbra, para onde fora em 1957 cursar Físico-Químicas na Faculdade de Ciências, fez parte de vários grupos do fado coimbrão.
Acompanhou cantores como Adriano Correia de Oliveira (1942-1982), António Bernardino (1941-1996), António Sousa Pereira, João Barros Madeira, José Maria Lacerda e Megre (Filho) e José Afonso.
Fez a sua estreia discográfica no LP “O Melro” de Janita Salomé em 1980.
Acompanhou José Afonso na gravação do disco Fados de Coimbra e Outras Canções, LP que saiu em 1981. Viria a gravar deste LP para a RTP juntamente com Durval Moreirinhas, o videoclip Saudades de Coimbra.
- A 19 de março de 1982, atuou em Almada, na Academia Almadense, com José Afonso, Armando Marta, Durval Moreirinhas e António Sérgio.
A 17 de junho Octávio Sérgio atua com o filho, António Sérgio, na Sessão de Canto na Escola Comercial das Caldas da Rainha “Pela libertação dos presos políticos” com Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Júlio Pereira, o escritor Nuno Bragança e o poeta Manuel Alegre de apoio aos grevistas da fome do PRP. - A 21 de Agosto no Barreiro, Octávio acompanhou José Afonso, com Durval Moreirinhas e António Sérgio.
- No Inverno de 1982, José Afonso, Octávio Sérgio e Durval Moreirinhas participaram no programa que Júlio Isidro então conduzia na RTP/1 nas tardes de domingo.
- A 29 de janeiro de 1983, Octávio acompanhou Zeca Afonso no Coliseu de Lisboa.
- A 5 de fevereiro esteve na “Festa da Amizade” realizada nas Caldas da Rainha em apoio a Zeca já muito afetado pela doença que o iria vitimar.
- A 25 de maio no Coliseu do Porto, esteve novamente com José Afonso, para uma repetição do espectáculo do Coliseu em Lisboa.
- No dia 26 de maio, Octávio Sérgio foi com Zeca Afonso a Coimbra onde este viria a receber a medalha de ouro da cidade.
“Fizeram-no estar duas horas ao relento, na Sereia, o que lhe não fez nada bem, dado o adiantado da doença de que padece. Cantou apenas “Saudades de Coimbra” mas não conseguiu chegar ao fim sem lhe falhar a voz.”
… e com este evento, acabou a participação do Octávio Sérgio, que se conheça, com José Afonso.
Fonte: AJA / Guitarras de Coimbra