Octávio Sérgio, guitarrista natural de Viseu

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Octávio Sérgio

Guitarra de Coimbra

Octávio Sérgio nasceu em Viseu, a 15 de agosto de 1937. Em Coimbra, para onde fora em 1957 cursar Físico-Químicas na Faculdade de Ciências, fez parte de vários grupos do fado coimbrão.

Acompanhou cantores como Adriano Correia de Oliveira (1942-1982), António Bernardino (1941-1996), António Sousa Pereira, João Barros Madeira, José Maria Lacerda e Megre (Filho) e José Afonso.

Fez a sua estreia discográfica no LP “O Melro” de Janita Salomé em 1980.

Acompanhou José Afonso na gravação do disco Fados de Coimbra e Outras Canções, LP que saiu em 1981. Viria a gravar deste LP para a RTP juntamente com Durval Moreirinhas, o videoclip Saudades de Coimbra.

  • A 19 de março de 1982, atuou em Almada, na Academia Almadense, com José Afonso, Armando Marta, Durval Moreirinhas e António Sérgio.
    A 17 de junho Octávio Sérgio atua com o filho, António Sérgio, na Sessão de Canto na Escola Comercial das Caldas da Rainha “Pela libertação dos presos políticos” com Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Júlio Pereira, o escritor Nuno Bragança e o poeta Manuel Alegre de apoio aos grevistas da fome do PRP.
  • A 21 de Agosto no Barreiro, Octávio acompanhou José Afonso, com Durval Moreirinhas e António Sérgio.
  • No Inverno de 1982, José Afonso, Octávio Sérgio e Durval Moreirinhas participaram no programa que Júlio Isidro então conduzia na RTP/1 nas tardes de domingo.
  • A 29 de janeiro de 1983, Octávio acompanhou Zeca Afonso no Coliseu de Lisboa.
  • A 5 de fevereiro esteve na “Festa da Amizade” realizada nas Caldas da Rainha em apoio a Zeca já muito afetado pela doença que o iria vitimar.
  • A 25 de maio no Coliseu do Porto, esteve novamente com José Afonso, para uma repetição do espectáculo do Coliseu em Lisboa.
  • No dia 26 de maio, Octávio Sérgio foi com Zeca Afonso a Coimbra onde este viria a receber a medalha de ouro da cidade.

“Fizeram-no estar duas horas ao relento, na Sereia, o que lhe não fez nada bem, dado o adiantado da doença de que padece. Cantou apenas “Saudades de Coimbra” mas não conseguiu chegar ao fim sem lhe falhar a voz.”

… e com este evento, acabou a participação do Octávio Sérgio, que se conheça, com José Afonso.

Fonte: AJA / Guitarras de Coimbra

Partilhe
Share on Facebook
Facebook