• Morada

    Alemanha: Regensburg | Portugal: Matosinhos

  • Telefone

    [00351] 960 238 264 Portugal
    [0049] 017681802449 Alemanha

Nuno Mimoso

Órgão . Ensino . Investigação

Nuno Mimoso: diretor musical, organista, musicólogo, barítono lírico, docente, formador.

Diplomado em Órgão – Pedagogia Instrumental pela Escola Superior de Música Sacra de Regensburg (Alemanha) com a tese A Batalha na Música Ibérica para Órgão no séc. XVII.

Discípulo de Franz Josef Stoiber, completou a formação como organista auxiliar na Catedral de S. Pedro de Ratisbona e estágio pedagógico na Escola Catedralícia Domspatzen. Cursou interpretação organística especializada em diferentes estilos e tipologias organísticas, com Ludger Lohmann, Jörg-Andreas Bötticher, Bernhard Buttmann, Edgar Krapp, entre outros.

Musicólogo consultor na área do património musical sacro e organístico português, responsável por estudos prévios e cadernos de encargos, fiscalização de restauro e promoção cultural de órgãos históricos. Foi colaborador da Meloteca: Sítio da Música e das Artes, parceria da qual resultou o mais completo Inventário dos Órgãos de Portugal, objeto de atual tratamento doutoral. Membro da Gesellschaft der Orgelfreunde, associação alemã para promoção da cultura organística a nível internacional. Fiscal da Direção de Serviços dos Bens Culturais da DRCN (Direção Regional de Cultura Norte) no restauro dos órgãos históricos da Igreja de Santa Clara do Porto, Monumento Nacional.

Coordenador científico do Estudo do Património Musical e Organológico do Mosteiro de Santa Clara do Porto, no prelo (Coleção Património a Norte, DRCN), que incluiu o estudo musicológico do Fundo Musical, custodiado na Biblioteca Nacional de Portugal, catalogação temática, digitalização integral dos espécimes, sua disponibilização pública na Biblioteca Nacional Digital, transcrição musicográfica e edição crítica de obras de Francisco S. Boaventura, António da Silva Leite e Marcos Portugal (coautoria com Elisa Lessa, Magna Ferreira e António Jorge Marques).

Coordenador científico do estudo musicológico do Fundo Musical da Colegiada de Guimarães (Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Câmara Municipal de Guimarães).

Docente de canto e técnica vocal no Instituto Paroquial St. Cäcilia em Regensburg. Preparador pedagógico e formador convidado de classes de aperfeiçoamento em técnica vocal, direção coral, órgão e música sacra. Diretor artístico de eventos de divulgação do Património Organístico Português, nomeadamente nas Jornadas Europeias do Património e nas Jornadas do Órgão Histórico da Colegiada de Guimarães, em que promove formatos inovadores de ‘concerto didático’ e ‘visita musical’.

Foi organista da Igreja de Cedofeita, Nossa Senhora da Boavista (Porto), Hl. Dreifaltigkeit, Basílica St. Emmeram (Regensburg) entre outras. Como concertista, conta apresentações, recitais e concertos na Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Portugal.