• Morada

    Alemanha: Regensburg | Portugal: Matosinhos

  • Telefone

    [00351] 960 238 264 Portugal
    [0049] 017681802449 Alemanha

Nuno Mimoso

Órgão . Ensino . Investigação

Nuno Mimoso (*1985, Matosinhos): músico sacro, organista, barítono lírico, musicólogo, consultor, formador, director artístico.

Diplomado em Órgão – Pedagogia Instrumental pela Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia Musical de Regensburg (Baviera, Alemanha) com a tese A Batalha na Música Ibérica para Órgão no século XVII. Foi bolseiro da Diocese de Regensburg entre 2011-2016. Enquanto discípulo Franz Josef Stoiber, complementou a formação prática como organista auxiliar na Catedral de S. Pedro de Ratisbona e como assistente na Escola de Música Catedralícia Domspatzen. Cursou interpretação organística especializada em diferentes estilos e tipologias organísticas, junto dos mestres Ludger Lohmann, Jörg-Andreas Bötticher, Bernhard Buttmann, Edgar Krapp.

Mestre em Património Cultural e Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com a tese Património Organístico Português: Problemas e Soluções de Conservação e Reabilitação. Foi premiado no Quadro de Mérito da Universidade de Coimbra (média 19 valores) no ano lectivo 2021-2022. Membro da Gesellschaft der Orgelfreunde, associação alemã para promoção da cultura organística internacional. Foi colaborador da Meloteca: Sítio da Música e das Artes, de que resultou o mais completo Inventário dos Órgãos de Portugal, objecto de actual tratamento doutoral.

Musicólogo responsável por Projectos de Restauro, Estudos Prévios, Cadernos de Encargos, Fiscalização Técnica, Dinamização Cultural, dos seguintes órgãos históricos: Mosteiro de Santa Clara do Porto (órgão da nave e órgão do coro-alto), Igreja de São João Novo (Porto), Capela da Confraria de Nossa Senhora da Conceição (Guimarães), Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira (Guimarães), Matriz de Santa Marinha do Zêzere (Baião), Mosteiro de Ancede (Baião), Mosteiro de São Bento da Vitória (Porto). Colaborou regularmente como Musicólogo Consultor da Direcção de Serviços dos Bens Culturais da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) entre 2018-2023.

Coordenador Científico e Co-Autor da obra Património Musical de Santa Clara do Porto, que incluiu o estudo do acervo musicográfico do cenóbio clariano portuense, catalogação musicológica e disponibilização pública na Biblioteca Nacional Digital, transcrição musicográfica e edição crítica de obras de Francisco de São Boaventura, António da Silva Leite e Marcos Portugal. Director Científico do catálogo e estudo do Fundo Musical da Colegiada de Guimarães custodiado pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (Câmara Municipal de Guimarães) e pela Sociedade Martins Sarmento, no prelo.

Preparador pedagógico de candidatos ao ensino superior musical na Alemanha. Formador convidado em cursos de técnica vocal. Foi membro do Círculo Portuense de Ópera. Foi docente de canto e técnica vocal em Heilige Dreifaltigkeit (Steinweg) e Instituto Paroquial St. Cäcilia (Regensburg). No âmbito da Música Sacra colaborou com diversas instituições: Colegiada de Cedofeita, Paróquia da Boavista, Carmelitas de Gondarém (Porto), Heilige Dreifaltigkeit (Steinweg), Basílica de Sankt Emmeram (Regensburg), Colegiada de Guimarães. Como organista tocou em concertos e liturgias na Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, além de Portugal.

Como Director Artístico e Organista tem promovido os Órgãos Históricos de Portugal em ciclos de divulgação, nos formatos de concerto didáctico e visita musical. Colabora regularmente com instituições da tutela cultural nas Jornadas Europeias do Património. Autor das Jornadas do Grande Órgão Histórico da Colegiada de Guimarães e do modelo de dinamização cultural do seu Monumento Nacional, a partir do maior órgão histórico do Norte de Portugal (Carvalho 1831-1841). Autor e Director Artístico do Projecto de Inauguração e Dinamização Cultural do Órgão Histórico de Santa Marinha do Zêzere (2023-2024), apoiado pela Direcção-Geral das Artes.

Bio actualizada na Meloteca a 03 de Fevereiro de 2024

Músicos de Matosinhos

Clique AQUI para saber mais sobre músicos do Concelho.