Nuno Mimoso organista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Mimoso

Órgão . Pedagogia . Investigação

Músico pedagogo, organista, barítono lírico, investigador e colaborador da Meloteca Associação Cultural Educativa, Nuno Mimoso iniciou Estudos Musicais na Academia de Música Óscar da Silva em Matosinhos.

Foi admitido como aluno precoce no Curso de Música Sacra da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, Diocese do Porto; ingressou no Curso de Órgão do Conservatório de Música do Porto, na classe do Prof. Paulo Alvim, concluindo com a Admissão ao Curso Superior de Música / Órgão, na Escola Superior de Música de Lisboa; a par estudou Canto Lírico, Técnica Vocal e Reportório Operístico com o barítono Prof. Nuno Vilallonga na Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa.

Diplomado em Pedagogia Instrumental / Órgão B-Diplom na Hochschule für katholische Kirchenmusik und Musikpädagogik von Regensburg (Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia Musical de Ratisbona), como bolseiro da Diocese de Ratisbona. Sendo discípulo do organista da Catedral Prof. Franz Joseph Stoiber, sob a sua tutela concluiu o Estágio pedagógico no Musikgymnasium der Regensburger Domspatzen (Escola de Música dos Domspatzen, Coro da Catedral de Ratisbona), fez recitais de música antiga para órgão, no âmbito da sua Tese: “Die Battaglia in der portugiesischen Orgelmusik des 17. Jahrhunderts” (A Batalha na Música portuguesa de Órgão do séc. XVII) e tocou na Liturgia na Catedral de Ratisbona.

Frequentou regularmente, como participante activo, aulas de aperfeiçoamento interpretativo (Masterclasses) em Literatura e Interpretação ao Órgão, com diversos mestres em Portugal, Espanha, Alemanha e Áustria, com enfoque na interpretação historicamente informada da música antiga para tecla. A sua formação complementa-se pelo contacto com organeiros nacionais e internacionais, acompanhando processos de restauro, e pela investigação pessoal das fontes e praxis históricas.

A sua actividade pedagógica e artística é repartida entre Portugal e a Alemanha, como Tutor de universitários candidatos a Escolas Superiores de referência na área da Música. Trabalha como formador em Música Sacra e Liturgia em paróquias e ordens religiosas portuguesas e alemãs, confissões católica e evangélica, a par do exercício dos Ministérios Litúrgicos. Na sua actividade artística como organista em concerto, tem promovido o património musical e o reportório organístico português, do qual é investigador, e em Portugal fomentando o formato concerto-pedagógico comentado. Desde a parceria estabelecida em 2007 com a Meloteca, sítio da Música e das Artes, produz investigação continuada do património organístico português, trabalhos a publicar futuramente.

[ Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico. ]