Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Miguel Cardoso

Tenor

Nuno Miguel Cardoso nasceu no Torrão do Alentejo em 1969. Estudou na Academia de Música Eborense. Foi elemento do Coral de Évora entre 1979 e 1986.

Foi fundador da Asssociação Musical Eborense Música. Fez parte da formação inicial do Coro da Nova Filarmonia Portuguesa. Entrou para o Coro do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), em 1991.

Participou, como cantor solista, em várias óperas e concertos do TNSC, donde se destacam “Le Rossignol” de Stravinsky, “Gianni Schicci” de Puccini, “Les Troyens” de Berlioz, “Orphée aux Enfers” de Offenbach, “Os Dias Levantados” de António Pinho Vargas, “Le Grand Macabre” de Liggetti, “Madama Butterfly” de Puccini, “Manfred” de Schumann, “Four Saints in Three Acts” de Thomson, em três dos cinco concertos com Coro e Orquestra do TNSC do “Oratório de Natal” de Saint-Säens (1989), em concertos de Música Sacra, interpretando peças de Haendel, Delibes e Schubert (1999 e 2000), em vários espectáculos da opereta Ba-ta-Clan (Chinesice Musical em I Acto) de Offenbach, na co-produção do TNSC e da Culturgest “Édipo ou a Tragédia do Saber” de Pinho Vargas (estreia absoluta) e no musical “Sweeney Todd” de Sondheim.

Em 1998, no programa de Diogo Infante “Canções da Nossa Vida” da RTP, interpretou a canção “Amor, Amor” para a actriz Carmen Dolores. Integrou o Coro Syntagma Musicum de Lisboa e colaborou com o coro Riccercare de Lisboa e com a OP- Companhia Portuguesa de Ópera. Desenvolveu actividade regular em récitas por todo o país, interpretando música sacra e árias de ópera, a solo ou em dueto, acompanhado por piano.

Fez parte do elenco de “I Due Foscari” de Verdi, interpretando Il Fante, na abertura da Temporada Lírica de Padova, no Teatro G. Verdi, dirigido pelo maestro Francesco Rosa. Trabalhou sob a direcção dos maestros João Paulo Santos, Jonathan Webb, Mark Letonja e Giulliano Carella, e estudou canto com as professoras Marta Jaroscewitz, Maria Repas Gonçalves, Maria Cristina de Castro, Joana Levy e Elisabete Matos. Actualmente, estuda com a maestra Enza Ferrari.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook