Nuno Marques piano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Nuno Marques

Piano

O pianista português Nuno Marques está actualmente radicado em Nova Iorque onde desenvolve a sua carreira e dirige o Porto Pianofest – Festival Internacional de Música do Porto. É um dos pianistas mais activos da sua geração e um músico versátil, sentindo-se igualmente em casa a tocar a solo, música de câmara ou em colaborações com outras formas de expressão artística.

Ao longo da sua formação, trabalhou com reputados pianistas tais como Lazar Berman, Irina Zaritzkaya, Vitaly Margoulis, Alexander Kobrin, or Dominique Weber; e música de câmara com Bernard Greenhouse (Beaux Arts Piano Trio), Takacs Quartet, Florestan Piano Trio, Gary Hoffman e Ilia Grubert.

Foi laureado em concursos de piano e música de câmara em Portugal e Inglaterra.

Após terminar a sua formação inicial no Conservatório em Portugal, mudou-se para Londres graduando-se na Guildhall School of Music and Drama, onde estudou com Artur Pizarro e Caroline Palmer.

Após terminar a licenciatura concluiu o mestrado em Performance no Royal College of Music, com Niel Immelman e ainda um segundo mestrado em Pedagogia da Música na Universidade de Aveiro.

Mais tarde, a sua carreira levou-o a Nova York, onde frequentou a NYU, estudando com José Ramón Méndez. Na NYU foi recipiente da prestigiada Reinhold Scholarship, que suportou os seus estudos, lhe ofereceu a oportunidade de fazer a sua estreia em concerto nessa cidade e lhe permitiu lecionar no departamento de piano da universidade.

Actualmente completa o seu doutoramento na Rutgers University. Os seus estudos foram também patrocinados pela União Europeia (DfES), NYU, Fundação Gulbenkian e a AAMSL.

Como solista, Nuno Marques actuou com a Orchestra for Myanmar, num projecto humanitário de desenvolvimento cultural deste país com jovens da minoria Rohingya; com a Orquestra Artave e a Orquestra do Norte em Portugal. Gravou também para a editora Centro Atlântico e Antena2.

Com um amplo interesse na música de câmara fundou diversos grupos com quem actuou por toda a Europa. A sua paixão pela música contemporânea levou-o a colaborar com destacados ensembles, tendo também encomendado e estreado diversas obras a compositores contemporâneos.

A sua actividade concertística mais recente levou-o a tocar em importantes salas e festivais na Europa, EUA e Ásia, com destaque para duas performances no Carnegie Hall. Nuno Marques completou também duas digressões pela China e foi convidado a leccionar cursos de alto aperfeiçoamento em Portugal, Espanha, World Piano Congress na Sérvia, Myanmar, China e América do Norte.

Interessado também em diferentes formas de expressão artística, colabora frequentemente com Daniel Ulbricht, bailarino principal do NYC Ballet e director da companhia Stars of American Ballet, em espectáculos de ballet e piano.

Em 2016 fundou o Porto Pianofest, um novo festival internacional de piano sediado na cidade do Porto que junta, em masterclasses e concertos abertos ao público, pianistas de renome a jovens talentos da música. Nuno Marques é o fundador e director artístico do festival, que expandiu recentemente a sua actividade para Nova York, Chicago e Montreal.

24 de novembro de 2018

Partilhe
Share on Facebook
Facebook