Bio+
Nelson Coutinho
Piano
Nelson Simões do Amaral Coutinho nasceu a 7 de Janeiro de 1986, em Vila Nova de Gaia, onde reside. Iniciou os estudos de piano, formação musical e coro, aos 8 anos com Norma Silvestre e Felipe Silvestre.
Participou em cursos de interpretação pianística com Adriano Jordão e Helena Sá e Costa, Constatin Sandu e Constantin Nitu (Roménia), Laura Richaud (Itália), e em classes de aperfeiçoamento de piano com Artur Pizarro e Luíz Moura e Castro. Participa regularmente em audições na Casa Museu Teixeira Lopes e no Auditório Municipal de Gaia.
Obteve já alguns prémios, quer internacionais, quer nacionais, dos quais se destacam o 1º Prémio do XII Concorso Nationale Pianístico “Mascia Masin” , em San Gemini, Itália, em 1998; 2º Prémio do VI Concurso de Piano “Ciudad de San Sebastien”, em San Sebastian, Espanha, em 1999; 2º Prémio da IX Edição do Prémio Maria Campina, em Faro, Portugal, em 2000; 2º Prémio do II Prémio Nacional da Fundação Rotária Portuguesa para Jovens Pianistas – Adriano Jordão, em 2001.
Em 2002, terminou, com 16 anos, os estudos de piano no Conservatório de Música do Porto (como aluno externo), com altas classificações. No mesmo ano participou na II Internationalen Klavierakademie de Murrhardt, na Alemanha, com Félix Gottlieb, Stanislav Pochekin e Mikhail Voskresensky tendo a sua actuação num dos recitais (onde tocou o terceiro Scherzo de Chopin), merecido da crítica local excelentes apreciações. Em Outubro do mesmo ano, participou no 3º Corso-Concorso Internazionale “F. Zadra”, em Palazzolo sull’Oglio, em Brescia – Itália, com Aquilles Delle Vigne, tendo sido seleccionado por este para interpretar, com a Orquestra Filarmónica P. Constantinescu, da Roménia, o Concerto nº2 de Rachmaninoff, sob a direcção do maestro Roberto Misto.
Foi com o mesmo concerto, nº 2 de Rachmaninoff, que se estreou com Orquestra em Portugal, em 2003, tendo realizado dois concertos com a Orquestra do Norte sob a direcção de José Ferreira Lobo: um no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e o outro no Teatro Rivoli, ambos na cidade do Porto.
No Verão de 2003, foi bolseiro da Internationale Sommerakademie da Universidade Mozarteum de Salzburgo, Áustria, mais uma vez na classe de Aquilles Delle Vigne, tendo participado num recital onde interpretou a sonata, op. 35 de Frédéric Chopin. Em 2004, participou em diversos recitais e deu concertos a solo nomeadamente na Junta de Freguesia de Novelas, em Gaia (Auditório Municipal) e Lisboa (Palácio Foz).
Em 2005, após recomendado pela pianista e pedagoga Fernanda Wandschneider, entrou na classe de Peter Eicher na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha. Em Abril, realizou uma “tournée” de recitais (juntamente com 2 alunos da classe do seu professor) na região da Lapónia (Finlândia). Aí, realizou 11 concertos em 14 dias em diversas cidades da região. O último dos concertos, na capital Rovaniemi, foi fortemente elogiado pela critica local.
Ainda em 2005, venceu o concurso “Jugend Musiziert-Bundeswettbewerb” onde mais de 100 jovens vindos de todo o território alemão participaram. O concerto final deste concurso, foi transmitido pela rádio alemã. Ao longo do ano de 2005, tem vindo a realizar numerosos recitais, quer a solo quer em formação de música de câmara, em cidades como Mannheim, Karlsruhe, Erlangen, Nürnberg, Bad Herrenalb, Schwäbisch Hall, Seckenheim, Detmold, Saarlouis, Saarbrücken. Para 2006 estão programados diversos concertos com orquestra onde interpretará concertos de Mozart com as orquestras Jugendsymphonieorcester Mannheim e Stamitzorchester.