Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Monika Streitová

Flauta

Monika Duarte Streitová estudou Flauta no Conservatório de Janácek em Ostrava, República Checa, com o Professor Jirí Bystron, depois de ter iniciado os estudos musicais com a sua mãe.

Tem colaborado com vários músicos de jazz, música clássica e projectos multimédia.

Graduou-se com a classificação máxima na Academia de Música e Artes Dramáticas da Universidade de Bratislava, Eslováquia, onde se especializou em Flauta Transversal. Nesta universidade realizou os estudos de doutoramento em Interpretação de Música Contemporânea e concluiu o curso com a tese Ad libidum sobre a sublimação na música, sob a orientação de M. Jurkovic.

Em 2000 foi-lhe atribuída uma bolsa de estudo para integrar os Cursos de Darmstadt, Alemanha, onde teve a oportunidade de estudar com C. Levine. Participou igualmente nos Cursos de Música Contemporânea, em Debrezen, Hungria, orientados por Istvan Matuz. Presentemente realiza investigação científica de pós -doutoramento na Universidade de Aveiro, como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Mantém, desde o início dos seus estudos universitários, contacto permanente com compositores contemporâneos. Tem trabalhado com P. Oliveira Bachratá, R. Berger, J. Y. Bosseur, D. MacMouline, B. Schaffer, J. Guillou, P. Leroux, V. Melo, J. P. Oliveira, I. Soveral e Á. Salazar, entre outros. Apresentou obras destes compositores nos mais importantes festivais de música moderna, tais como: Ostrava New Music Days, MELOS-ETHOS, Forfest Kromeríz, Música Viva (Lisboa, Porto), Festival International de Música Contemporânea Krakowia, Festival de ICA em Londres, Electronische Fruhling Wiena, Festivais de Outono de Warsawia, entre outros.

O seu repertório inclui cerca de oitenta estreias mundiais. Destas, dez foram realizadas em Portugal. Foi solista com a Slovak Philharmonic Orchestra no festival The New Slovak Music, tendo interpretado a obra Silêncio de M. Hanák, composta especialmente para ela.

Faz parte do grupo Sond’ Ar-te Electric Ensemble (Lisboa), constituído por Miso Music Portugal. Colabora regularmente com os órgãos de comunicação social (televisão e rádio) da República Checa, Eslováquia e também Portugal. Em 1999 e 2000 a televisão da República Checa realizou dois documentários, Salon e O Silêncio da flauta, sobre Monika Streitová. Trabalhou também com as estações BBC, ORF2 Viena e BRB Berlim.

Gravou 4 CD a solo e 9 CD com vários grupos musicais. O seu disco Luminescência, a solo, recebeu a mais elevada menção por parte da crítica da Rádio 2 da República Checa. Com a pianista Sofia Lourenço gravou o disco Dual, com cinco obras em estreia absoluta, editado em Março 2008 e apresentado na Casa da Música no Porto.

Tem-se apresentado quer em projectos a solo, quer em diversas formações, em vários países, destacando-se a Alemanha, Áustria, França, Hungria, Holanda, Inglaterra, Polónia, República Checa, Eslováquia, Suíça, Espanha e Portugal.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook