Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mónica Lacerda

Soprano

Natural do Porto, Mónica Lacerda iniciou no Conservatório a sua formação concluindo os cursos de piano e canto.

Em seguida, realizou a licenciatura em canto na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.

Frequentou cursos com José Oliveira Lopes, Eliset Bayan, Jorge Vaz de Carvalho, Jill Feldman, Mathias Gerchen, Ileana Cotrubas, Liliane Bizinech, Gundula Ianowitz e Francisco Lázaro.

No domínio do oratório interpretou “Stabat Mater” de Pergolesi, “Glória” de Antonio Vivaldi, “Ode a Santa Cecília” e “Messias” de G. F. Haendel, “Mein Herz Swimmt im Blut” e “Magnificat”, de Johann Sebastian Bach, “Missa da Coroação” e “Requiem de W. A. Mozart, “Requiem” de Gabriel Fauré.

No campo da Ópera interpretou Dido em “Dido e Eneias”, Mónica em “The Medium” de Menotti, Clotilde em “Norma” de Bellini, Barbarina em “Bodas de Fígaro”, Gianetta em “O Elixir do Amor” de Donizetti, Fenena em “Nabucco” de Verdi e Tosca numa adaptação produzida pela Orquestra do Norte em “Tosca” de Puccini. Nestas participações foi dirigida pelos maestros José Ferreira Lobo, Gunther Arglebe, Cesário Costa, Gaetano Soliman, Julian Reynolds, Marc Tardue e Álvaro Cassuto.

Em Julho de 2005 interpretou na Casa da Música “Poéme de L’amour et de la mèr” de Ernest Chausson, com a Orquestra Nacional do Porto sob a direcção do maestro Marc Tardue. Com frequência realiza recitais acompanhada de piano e violoncelo, sendo frequentemente convidada pela Ordem dos Médicos, secção regional Norte, e pelo Palácio Foz, em Lisboa.

Em 2006, na Itália, fez a sua primeira internacionalização cantando árias como Casta Diva da “Norma” de Bellini, Avé Maria de “Otello”, Vissi d’arte da “Tosca” e D. Elvira de “D. Giovanni”, com a orquestra de Leopoli sob a direcção do maestro Alan Chircop. Os concertos tiveram lugar nos dias 7 de Junho, em Assisi, e 10 de Junho em Roma (dia de Portugal) na Igreja de Santo António dos Portugueses, estando prevista a edição de um CD com todo o concerto ao vivo.

Neste momento, vai regularmente a Itália complementar a formação com a mezzo-soprano Ambra Vespasiani. A 29 de Julho de 2006 interpretou o personagem D. Elvira da ópera de Mozart – D.Giovanni, numa produção da Orqustra do Norte sob a batuta de José Ferreira Lobo. O próximo trabalho é a participação num festival de música em Inglaterra sob a batuta do maestro Alan Chircop e no Festival de Outono em Ripatransone (Itália).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook