Bio+
Miguel Ivo Cruz
Violoncelo
Miguel Ivo Cruz estudou no Conservatório Nacional com Isaura Pavia de Magalhães. Posteriormente, ingressou no Koninkljk Conservatorium Den Haag, na Holanda, concluindo a licenciatura em violoncelo em 1990.
No seguimento do trabalho efectuado com S. Kastner e com Pilar Torres estudou a interpretação de música em instrumentos históricos, tendo concluído em 2004 o mestrado em Viola da Gamba na classe de Wieland Kuijken e Philipe Pierlot em Den Haag.
A sua actividade artística reparte-se entre a viola da gamba, o violoncelo barroco e o violoncelo moderno. Apresenta obras de Dvorak e Elgar para violoncelo e orquestra com a Orquestra Gulbenkian. Colaborou em gravações em CD, das quais se destacam Marais e Ortiz para o Museu dos Instrumentos, Saudade Amor e Morte nos Cancioneiros Ibéricos dos séculos XVI e XXVII com Jenifer Smith, cancioneiro de Belém ou La Portingaloise com os Segréis de Lisboa e para a RDP com obras de Brahms, Debussy, Webern ou Rachmaninov.
Apresentou-se na ZDB numa performance de música improvisada. Foi seleccionado para a próxima produção da “Paixão segundo S. Mateus” sob a direcção de Bart Kuijken.
É solista da orquestra Capela Real e membro dos grupos Segréis de Lisboa e Foral. Colabora com o Quarteto Lacerda.
Lecciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.
12 abril 2005