Miguel Ivo Cruz

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Miguel Ivo Cruz

Violoncelo

Miguel Ivo Cruz estudou no Conservatório Nacional com Isaura Pavia de Magalhães. Posteriormente, ingressou no Koninkljk Conservatorium Den Haag, na Holanda, concluindo a licenciatura em violoncelo em 1990.

No seguimento do trabalho efectuado com S. Kastner e com Pilar Torres estudou a interpretação de música em instrumentos históricos, tendo concluído em 2004 o mestrado em Viola da Gamba na classe de Wieland Kuijken e Philipe Pierlot em Den Haag.

A sua actividade artística reparte-se entre a viola da gamba, o violoncelo barroco e o violoncelo moderno. Apresenta obras de Dvorak e Elgar para violoncelo e orquestra com a Orquestra Gulbenkian. Colaborou em gravações em CD, das quais se destacam Marais e Ortiz para o Museu dos Instrumentos, Saudade Amor e Morte nos Cancioneiros Ibéricos dos séculos XVI e XXVII com Jenifer Smith, Cancioneiro de Belém ou La Portingaloise com os Segréis de Lisboa e para a RDP com obras de Brahms, Debussy, Webern ou Rachmaninov.

Apresentou-se na ZDB numa performance de música improvisada. Foi seleccionado para a próxima produção da “Paixão segundo S. Mateus” sob a direcção de Bart Kuijken.

É solista da orquestra Capela Real e membro dos grupos Segréis de Lisboa e Foral. Colabora com o Quarteto Lacerda.

Lecciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo.

12 abril 2005

Partilhe
Share on Facebook
Facebook