Bio+
Miguel Canada
Tuba
Natural de Machico (Madeira), Miguel Canada nasceu a 9 de maio de 1997.
Em 2008 começou a estudar Tuba na Banda Municipal de Machico. Ingressou no Curso Profissional Básico de Instrumentista na classe de Tuba e Eufónio de Fabien Filipe, no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, em 2010.
Colaborou com a Orquestra Clássica da Madeira, em 2011.
Participou durante cinco anos consecutivos (2012-2016) no Estágio de Orquestra OJ.COM (Orquestra de Jovens dos conservatórios Oficiais de Música), que decorreu nas cidades de Aveiro, Braga, Lisboa, Açores e Porto.
No Concurso Fórum Internacional de Interpretação Musical e de Pedagogia obteve 1.ºs prémios nas categorias de instrumentista de sopro a solo (2013, 2015) e música de câmara (Quarteto de Tubas e Quinteto de Metais, 2013).
Obteve o 1º lugar na X edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” (2015).
Em 2016 participou no programa ERASMUS+ “Music Without Frontiers” em Lahti (Finlândia) e concluiu a gravação de um CD com músicas infantis da sua autoria. Finalizou o Curso Profissional de Instrumentista com nota máxima no recital final. Ingressou na Licenciatura em Tuba na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Adélio Carneiro. Integrou a Lisbon Film Orchestra no final desse mesmo ano.
Em 2017 participou na XII edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, onde obteve o 2° lugar.
Alcançou o 1° lugar no Prémio Jovens Músicos, promovido pela Antena 2, na categoria de Tuba em instrumentista solista, tendo tido a oportunidade de tocar a solo com a Orquestra Gulbenkian, em Lisboa.
Durante o seu percurso teve aulas e classes de aperfeiçoamento com vários professores de renome, tais como Sérgio Carolino, Anne Jelle Visser, Roland Szentpáli, François Thuillier, Bob Stewart, Hugo Assunção, Daniel Perantoni, Demondrae Thurman, Jorge Almeida, Juha Salmela, Charles Schlueter, Andreas Hofmeir, Gleen van Looy, Gene Pokorny, Ricardo Carvalhoso, Shimpei Tsugita, entre outros.
Foi dirigido por vários maestros como Rodolfo Saglimbeni, Jean-Sébastien Béreau, Francisco Sequeira, Cesário Costa, Martin André, Ernst Schelle, Francisco Loreto, Pedro Andrade, Craig Kirchhoff, Alberto Roque, Luís Carvalho, entre outros.
2018