Foto Luís Braga Simões

Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Miguel Braga

Piano

Miguel Braga nasceu no Porto. Desde cedo teve aulas de piano, tendo trocado o seu curso de engenharia pela música. A Lanterna, A Grelha e Kama Sutra foram alguns dos grupos que integrou nos anos 70. Entretanto, começa a actuar com Fernando Girão, criando uma sonoridade própria com in?uências de jazz e música brasileira. Em 1984, participou no Festival da Canção com Paulo de Carvalho.

Em 1986 editou Greenwish com André Sarbib, integrado no projecto “Via Nort”. Depois de um longo percurso constituído por espectáculos no Hot Clube de Portugal, Clubes de Jazz de Madrid e Paris, programas de televisão, Jam Sessions com Chick Corea, Ivan Lins, Miles Davis Band, entre outros, Miguel Braga lança em 1990 o seu primeiro CD – Ritual.

Nos anos 90 destacou-se como músico, produtor e arranjador, colaborando com personalidades como Carles Benavent, Ruben Dantas, Ivan Lins, Paulo de Carvalho, Lara Li, Simone de Oliveira, Carlos do Carmo, Fernando Girão e muitos outros. Em 1999 criou e foi director musical dos espectáculos “Tributo a ELIS” e “Tributo a ELLA”. Em 2000 foi co -produtor e arranjador do CD Presente das brasileiras Lúdica Música. Nos anos seguintes participou no 3º FunchalJazz, com os convidados Márcio Montarroyos e Portinho (Projecto “Transa Atlântica”), e no 7º Matosinhos em Jazz, com os convidados Flora Purim e Airto Moreira. O CD Secreta Passagem (2005), com os amigos Ivan Lins, Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Lara Li, Fernando Girão, Diana Basto, Paula Oliveira, André Sarbib, entre outros, deu origem a várias apresentações.

Nos anos mais recentes, com o projecto “Transa Atlântica”, apresentou espectáculos no Brasil (Espírito Santo e Rio de Janeiro), Maputo, 11º Matosinhos em Jazz, 1º Festival de Jazz de Santarém (no qual assumiu a direcção artística e programação), 2º Jazz ’n Gaia, 6º Festival de Jazz de Albufeira e 7º Douro Jazz. Tocou ainda no Dubai e no XXV Festival de Jazz de Madrid, com Ivan Lins e Antonio Serrano.

Depois da edição do disco ao vivo Live, em 2010 surgiu o título Levemente, em duo com Lara Li, e em 2011 Ivan Lins convida Miguel Braga.

Partilhe
Share on facebook
Facebook