Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Martha Oliveira

Trompa

Martha Oliveira iniciou os estudos musicais na Banda Musical de Souto. Mais tarde frequentou a Academia de Música de Santa Maria da Feira, na classe de José Borges e Abel Pereira.

Em 1996 foi admitida na Escola Profissional de Música de Espinho, onde continuou o seu estudo de trompa, no primeiro ano com Ivan Kucera, e nos anos seguintes com Abel Pereira. Enquanto aluna da Escola Profissional de Música de Espinho, participou em todos os estágios da Orquestra de Sopros e a Orquestra Sinfónica, sob a direcção dos maestros Kevin Wauldron e Cesário Costa, participou no Festival Internacional de Orquestras de Jovens em Múrcia e no Festival em Aberdeen na Escócia.

Licenciou-se em trompa na Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa na classe de Eric Murphy. Enquanto aluna da escola tocou na Orquestra Académica Metropolitana sob a direcção do maestro Jean-Marc Burfin.

Tendo sido regularmente convidada para tocar na Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direcção do maestro Miguel Graça Moura entre outros maestros convidados.

Participou em várias master classes com Bohdan Sebestik, Adam Friedrich, Abel Pereira, Philip Myers, Radovan Vladtovic, Stefan Dohr, Fergus Mcwilliam, Bernardo Silva, Vicente Zarzo, Nigel Black. Em 1995 integrou a Orquestra Clássica de Fornos sob a direcção do maestro Paulo Martins. Aos 15 anos apresentou a solo com esta mesma orquestra.

Desde de 1996 que está integrada na Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira e o maestro Paulo Martins (maestro titular) e os maestros Ivo Cruz, Sokhiev Tougan, Teodoro Aparício, Joana Carneiro e Ernest Schelle (maestros convidados). Foi bolseira da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Em 1999 foi membro da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música sob a direcção do maestro Leonardo de Barros. Participou, ainda nesse mesmo ano, no primeiro estágio nacional de orquestra APROARTE, sob a direcção do maestro Dominique Sourisse. Em Julho de 2004 participou no 36º Congresso Internacional de trompas em Valência. Em 2007 participou no encontro nacional de trompas na Casa da Música.

Trabalhou na Orquestra Sinfonieta sob a direcção do maestro Omri Hadari, na Orquestra Nacional de Sopros dos Templários sob a direcção do Maestro António Saiote. Em Setembro de 2001 foi convidada a participar na orquestra internacional formada no âmbito do evento “Porto 2001 Capital Europeia da cultura”. Esta orquestra foi dirigida por Omri Hadari e interpretou o unicamente a obra “War Requiem” de Benjamin Britten. Participou no V Festival Internacional Music USA/Viana do Castelo e no Festival de Ópera e Música Clássica de Ponte de Lima, Orquestra Clássica de Coimbra e Orquestra Sinfónica da Povoa do Varzim.

Nas várias formações em que participou actuou por todo o país, Espanha, Escócia, Itália, EUA, França. Fez parte do júri do I Concurso De Música “Terras De La – Salette”.

Leccionou na Escola Metropolitana de Música de Lisboa, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e OUREARTE. Lecciona nos conservatórios de Música de Fornos e da Jobra, Academias de Música do orfeão de Ovar, Arouca, São João da Madeira, José Atalaya e Paços de Brandão.