trombonista e maestro Mário Teixeira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mário Teixeira

Direção . Trombone

Natural de Vilar Torpim, Mário Teixeira iniciou os estudos musicais na Banda Amizade. Mais tarde entrou no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro.

Em 1999 ingressou na Escola Profissional de Música de Almada, na classe de Trombone de Alexandre Vilela, terminando em 2002. Em 2002 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do professor Jarrett Butler, terminando em 2005 o curso de bacharelato. Concluiu a licenciatura em Trombone na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco na classe de Alexandre Vilela. Realizou o Curso de Profissionalização em serviço na Universidade Aberta.

Participou e assistiu a diversos cursos e classes de aperfeiçoamento orientadas por Joseph Alessi (principal trombone da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque), Hugo Assunção (principal trombone da Orquestra Sinfónica Portuguesa), Jörgen van Rijen (principal trombone da Royal Concertgebouw Orchestra), David Taylor, Alexandre Vilela e Emídio Coutinho.

Em 2001 participou na digressão a Berlim com a Orquestra APROARTE. Em 2002 participou no estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários. Participou em 2005 na Ópera dos Três Vinténs no Teatro Aberto.

Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, da Orquestra de Jazz de Leiria, do Bells Brass Ensemble. Já colaborou com várias orquestras destacando-se a Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira, tendo trabalhado com maestros como, Alberto Roque, Jean-Marc Burfin, Cesário Costa, Marko Letonja, Miguel Graça Moura, Brian Schembri, Álvaro Cassuto, Ernst Schelle, Rui Massena, Jean-Sebastien Béreau, entre outros.

Orientou diversos cursos: XII Curso Regional de Aperfeiçoamento para Jovens Músicos de Bandas Filarmónicas, Curso de Aperfeiçoamento Musical de Sopros e Percussão em Leiria 2011 e 2012, BrassFest 2012 e VIII Curso Técnico-Instrumental e Estágio de Orquestra da Guia, Estágios da Páscoa da Orquestra Lira dos Açores em 2017 e em 2018.

Desempenhou as seguintes funções de 2005 a 2010: Diretor Pedagógico da Escola de Música do Orfeão de Leiria, coordenador das Atividades de Enriquecimento Curricular – Música no Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes, assistente do Diretor Artístico Jean-Sebastien Béreau na Orquestra Sinfónica de Leiria e Diretor Executivo do Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leiria/Fátima. De 2009 a 2013 foi Maestro do Ensemble de Metais do Orfeão de Leiria.

É membro fundador do trio Liz Consort, do Quinteto de Metais de Leiria e do Quarteto de Trombones de Leiria. Dirige desde 2015 a Orquestra de Sopros da Escola de Música do Orfeão de Leiria, é desde setembro de 2018 maestro da Filarmónica Artística Pombalense. Desempenha a função de Diretor Pedagógico da Escola de Música do Orfeão de Leiria.

[ Bio facultada por Mário Teixeira e publicada na Meloteca a 12 de agosto de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook