Bio+
Mário Nascimento
Direção coral
Mário Nascimento nasceu em S. Mamede de Ribatua (Alto Douro) em 1972. Desde os 11 anos tocou fliscorne na banda filarmónica da sua aldeia e dedicou-se autodidacticamente à direcção coral. Tendo-se licenciado em Engenharia Agrícola e concluído o Mestrado em Recursos Genéticos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, leccionou Genética nesta universidade.
Em 1997 iniciou o seu percurso musical de forma orientada, tendo estudado Técnicas de Composição com António Cartageno e Eugénio Amorim, Formação Musical com Luís Lopes, direcção coral com Edgar Saramago, Vasco Negreiros, António Lourenço e Martin Schmith, direcção de orquestra com Vasco Pearce Azevedo, e pedagogia musical com Helena Caspurro e Vasco Negreiros.
Em 2003 concluíu a Licenciatura em Ensino de Música (área específica de Teoria e Formação Musical), na Universidade de Aveiro. Dirigiu diversos coros, e cantou no Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigido por José Luís Borges Coelho, bem como no Vocal Ensemble, dirigido por Vasco Negreiros. Em 2005 dirigiu a Cantata “S. Agostinho”, e em 2007, a Oratória “Fátima, sinal de Esperança para a Humanidade” (obras de António Cartageno).
É professor de Formação Musical e de Classe de conjunto na Escola de Música do orfeão de Leiria.
É maestro do Coro Ninfas do Lis, para o qual tem realizado diversas composições e arranjos.
22 Abril 2008