Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mário Apolinário

Clarinete

Nascido em Sandiães, Ponte de Lima, Mário Apolinário iniciou os estudos de clarinete na Academia de Música de Barcelos sob a orientação de Alberto Bastos. Em 2006 integra a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo onde trabalhou com Ricardo Alves tendo terminado o curso profissional com classificação máxima a clarinete.

No seu percurso universitário estudou sob a orientação de João Moreira na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e é licenciado pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco onde terminou com 20 valores a clarinete sendo o seu orientador Carlos Piçarra Alves.

Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento com alguns dos mais prestigiados clarinetistas a nivel mundial como Karl Leister, Michel Arrignon, Eddy Vanosthuyse, François Benda, Sauro Berti, Justo Sanz, Marie Barriére, Juan Ferrer, Matthias Müller, Enriq Pérez Piquer, António Saiote entre muitos outros.

Trabalha regularmente em Orquestra de Sopros com a Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca, sob a direção do Maestro Paulo Martins, e é convidado regular da Banda Sinfónica Portuguesa, trabalhando sob a direção do Maestro Francisco Ferreira. Enquadrado nesta formação teve a oportunidade com maestros de renome tais como: Pascual Vilaplana, Douglas Bostock, Eugene Corporon, Teo Aparicio Barberán, Alberto Roque e Kevin Wauldron.

Em Orquestra Sinfónica já teve a oportunidade de colaborar com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Estágio Gulbenkian, Orquestra de Jóvens da aproarte, Orquestra Momentum Perpetuum e Foco Musical. Nesta formação foi orientado por maestros reconhecidos no panorama nacional e internacional tais como: Ernst Schelle, Paul McCresh, Joana Carneiro, Martin André, Vasco Pearce de Azevedo, Julián Lombana entre outros.

É detentor de vários prémios nacionais e internacionais dos quais se destacam: 1º Prémio no Concurso Internacional “Eixo Atlântico” (2010); 2º Prémio no Concurso Primavera na categoria solista e 1º Prémio na categoria música de câmara (2010); 3º Prémio – Concurso Internacional “Terras de la Sallete” (2012); 3º Prémio no Young Artist Competition – International Clarinet Association realizado em Assisi, Itália (2013).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook