Mariana Barradas

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Mariana Barradas

Violoncelo

Mariana Barradas iniciou os estudos musicais aos 9 anos. Aos 10 ingressou na Academia de Música de Santa Cecília, onde prosseguiu os estudos de piano com Daniela Ignazzito. Aos 11 anos iniciou o estudo de violoncelo, frequentando a Academia de Música de Santa Cecília e, posteriormente, a Escola de Música do Conservatório Nacional, com Ana Filomena Rodrigues, Ana Raquel Pinheiro e Catherine Strynckx.

No ano 2010 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde iria continuar a ser orientada por Catherine Strynckx. Em 2013 começou a estudar com Pavel Gomziakov na Universidade do Minho, onde concluiu a licenciatura em Violoncelo e Especialização em Ensino da Música.

Durante o seu percurso académico frequentou diversas masterclasses e workshops, alguns dos quais como aluna bolseira, tendo oportunidade de trabalhar com professores como Miguel Rocha, Matias de Oliveira Pinto, Paulo Gaio Lima, Márcio Carneiro, Pavel Gomziakov e Geir Draugsvoll (música de câmara).

Em orquestra foi dirigida por maestros como Pedro Amaral, Jean-Sébastian Béreau, Jacomo Bairos, Mauricio Dini Ciacci, Luís Carvalho, João Paulo Santos, Alberto Roque, Vasco Pearce de Azevedo, Pedro Neves, Ertug Korkmaz, Francesco Belli, Hans Casteleyen, Nick Ost, Artur Pinho Maria, Nicolaus Richter, entre outros.

Como solista apresentou a Fantasia para violoncelo e orquestra de F. Hidas – estreia em Portugal – com a Orquestra de Sopros da Canto Firme, dirigida pelo Maestro Simão Francisco.

No âmbito da música de câmara teve oportunidade de ser orientada por Paulo Jorge Ferreira, Pavel Gomziakov, Luís Pipa, entre outros. Actualmente integra o All Libitum Trio – flauta transversal, violoncelo e acordeão – com o qual se apresentou em diversas salas em Portugal e Angola, e com o qual recebeu prémios nacionais e internacionais.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook