Maria João Gomes

Mezzo-soprano

Natural do Porto, Maria João Gomes iniciou os estudos musicais com Mário Azevedo, na Escola de Música Caius.

Concluiu o Curso Superior de Canto Teatral, no Conservatório Superior de Música de Gaia na classe de Fernanda Correia com elevadas classificações pelo que lhe foi atribuída uma Bolsa de Mérito por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Estudou Piano na classe de Licínia Guimarães. Actualmente trabalha o seu aperfeiçoamento vocal com o tenor Manuel Soares.

Frequentou cursos de alto aperfeiçoamento com professores de renome como Sequeira Costa, Yuri Serov, Luis Magalhães, Jennifer Larmore, Enza Ferrari e Viorica Cortez.

No ano de 2013 foi seleccionada para as Masterclasses Internacionais de Montserrat Caballé em Zaragoza, tendo recebido os melhores elogios.

No 8º Festival Lírico Pézenas Enchantée, em França, frequenta a masterclass com a soprano Chantal Bastide e com o barítono Alain Fondary. Desde então desloca-se regularmente a França para trabalhar com Chantal Bastide e Michèle Voisinet, pianista e chef de chant durante mais de 20 anos na Ópera da Bastilha, em Paris.

Participou em várias óperas, tais como L’Enfant et les Sortilèges de Ravel, A Flauta Mágica de Mozart, Viúva Alegre de Franz Lehar, Amor de Perdição de João Arroyo ou Irene de Alfredo Keil. Foi Zweiter Knabe na Flauta Mágica, sob encenação de Carlos Otero, Ahmal em Ahmal e os Viajantes da Noite de Menotti, Miss Baggott em The Little Sweep de Britten, Nicklausse, la Muse e la Voix de la Mére nos Contos de Hoffman de Offenbach, sob encenação de Jean Pierre Torrent.

Em Galas de Ópera interpretou árias e duetos de Carmen de Bizet, Werther de Massenet, Mignon de A. Thomas, Sansom et Dalila de Saint-Saens ou Semiramide de Rossini, juntamente com Vocissimo, Choeur Lyrique de Camargue.

Em oratório já apresentou obras como Requiem e Missa da Coroação de Mozart, O Messias de Händel, Cantata BWV 140 e Magnificat de Bach, 9ª Sinfonia de Beethoven, Gloria de Vivaldi, Stabat Mater de Pergolesi, Stabat Mater de Arvo Pärt, À Colone de Xenakis, Litania de Clotilde Rosa, Cântico do Sol de Sophia Gubaidulina, Agnus Dei de Samuel Barber e The Armed Man: A Mass for Peace de Karl Jenkins, entre outras.

Cantou sob a direcção dos maestros Lawrence Golan, Jose Miramontes Zapata, António Sérgio Ferreira, Lawrence Swinnerton, James Wood, Jesus Medina, Paul Hillier, Phillip Pickett, Christoph König, Peter Rundel, Gregory Rose entre outros, apresentando-se com regularidade em Portugal, Espanha e França.

Apresenta-se em duo com a pianista Teresa Raminhos, com recitais dedicados à Mélodie Française.

Com Filomena Santos, é membro fundador do projecto Mezzo EnCanto, um conjunto de recitais inteiramente dedicados à voz de Mezzosoprano.

É licenciada em Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto.

20 de novembro de 2018