Maria Joana Pereira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria Joana Pereira

Produção . Composição . Arranjos

Maria Joana Pereira, de nome artístico Joana Gil, tem uma carreira reconhecida de mais de 20 anos a trabalhar em produção e organização de eventos de grande escala nacional e internacional.

Foi convidada para ser uma das oradoras no Talkfest 2024, o evento de referência ibérico, dedicado ao mundo do espetáculo.

É formada em Turismo e organização de eventos e detém o curso de estudos avançados em Hermenêuticas Culturais.

Termina a sua tese de doutoramento em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, focando-se no fenómeno das indústrias culturais e no impacto destas nos momentos de ócio/lazer do indivíduo, no caso, das plateias.

A sua carreira é fortemente determinada pela sua experiência no terreno mas também pela sua experiência científica de mais de uma década, com dezenas de artigos e capítulos de livros publicados, e pela sua experiência de docência das cadeiras de Cultura Portuguesa e Edição na Atualidade.

O seu envolvimento direto no “terreno” com projetos de alta responsabilidade, incluindo a criação de todos os projetos da renomada cantora de jazz Jacinta entre os anos de 2007 a 2023, destaca a sua capacidade de transformar sonhos artísticos em realidades tangíveis e de sucesso.

“Concebeu todos os meus projetos musicais e artísticos desde 2007, tendo sido também arranjadora em alguns deles e produtora de todos os meus discos desde aí” (Jacinta, cantora de Jazz, in Diário de Aveiro, 2023)

Como produtora executiva e musical, tem um histórico comprovado de sucesso, evidenciado pela produção de sete álbuns aclamados no mercado internacional.

Uma das suas conquistas, que a distingue, é o facto de ser a primeira e única mulher portuguesa a produzir um disco para a prestigiada editora – Blue Note Records.

A sua experiência em organizar eventos de grande escala é também evidenciada pela produção da maior digressão de jazz de sempre realizada em Portugal, com realização de 30 concertos em apenas três meses.

No início da sua carreira, trabalhou sob a liderança do Doutor Carlos Martins na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, onde executou de forma ativa, a sua função de produtora cultural, nomeadamente na organização das primeiras edições da renomada “Viagem Medieval”.

Foi responsável pela gestão diária do Castelo de Santa Maria da Feira e da organização de todos os eventos ali realizados, durante dois anos.

Como produtora musical, continuou a alcançar o sucesso, ganhando, em 2022 um International Portuguese Music Award, com o álbum ‘Luna Bar’.

Tem formação em musica clássica e de Jazz e a sua versatilidade espelha-se ainda enquanto cantora, compositora, arranjadora e letrista.

Enquanto Joana Gil (seu nome artístico), foi finalista do já extinto concurso “Rock Rendez Worten”, na categoria de Jazz, no ano 2009.

Em 2021, lançou “See The Moon”, em participação especial no CD ” Luna Bar”, tendo este tema feito parte das playlists de várias rádios, nomeadamente Antena1 e Smooth fm.

Participou no Festival da Canção 2023, fazendo o arranjo, a instrumentação e a letra, da canção “Sonhos de Liberdade”.

Em 2023, editou o EP “Samba a Dois” um trabalho discográfico editado pela Farol Music, todo ele feito em dueto com Jacinta. O tema “Samba a Dois” que dá o nome ao EP, também tem letra de Joana Gil.

O vasto leque de experiências e realizações não é apenas a prova da sua dedicação e habilidade nas artes e na gestão cultural, mas também uma base sólida para contribuir significativamente para a Cultura.

“É uma pessoa altamente criativa e multifacetada, com dons múltiplos para coisas bem distintas, com uma capacidade acima da média de delineamento e organização de projeto, com uma persistência e resiliência que até hoje não conheci em mais ninguém.” (Jacinta, cantora de Jazz, in Diário de Aveiro, 2023)

8 de março de 2024

Partilhe
Share on facebook
Facebook