Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria de Lourdes Alves

Cravo

Maria de Lourdes Alves, cravista, obteve o Diploma de Piano no Conservatório de Música do Porto, tendo sido discípula de Victor Macedo Pinto.

Após frequentar o Curso de Cravo do Conservatório Nacional (Lisboa) na classe de Maria Malafaia, estudou, durante três anos, na Schola Cantorum Basiliensis (Suiça), uma das mais importantes Escolas de Música Antiga do Mundo, nas classes de Eduard Müeller e Jean-Claude Zenhder, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Frequentou, ainda, várias classes de aperfeiçoamento em Antuérpia e Holanda, com Kenneth Gilbert e Ton Koopman, como bolseira dos Governos Belga e Português.

De regresso a Portugal, tocou nos mais diversos pontos do país, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e com inúmeras autarquias. Apresentou-se nos Festivais de Música de Viana do Castelo, Algarve, Guarda e Tomar. Foi convidada pela Secretaria de Estado da Cultura para as Comemorações do Ano Europeu da Música e para várias comemorações do Dia Mundial dos Museus: Museu dos Biscainhos, Museu de Aveiro, Museu Nacional Soares dos Reis, entre outros.

Destacam-se, ainda, os recitais dados em Paris, no Centre de Culture Portugaise , a convite da Fundação Gulbenkian, recitais dados em Madrid na Universidad Complutense e também em Viena. Tem tido como um dos seus objectivos máximos, ao longo da sua carreira, a divulgação da Música Portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

Integra vários grupos de Música de Câmara (Colegium Musicum, Symphoniae Portucalensis Musici, Affectus, entre outros) e participou em vários Concertos corais e orquestrais. Gravou, também, para a RDP, RTP e para a Rádio Nacional de Espanha. Criou, ainda, um projecto próprio para o “Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura”, na Casa do Infante, em colaboração com o fotógrafo João Meneres e que obteve um remarcável sucesso.

É Professora de Cravo no Conservatório de Música do Porto.

15 março 2007