Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Maria Ana Fleming

Soprano

Maria Ana Flemming é natural de Miramar (Vila Nova de Gaia). Em 1986 terminou com alta classificação o curso Superior de Canto no Conservatório Nacional em Lisboa, na classe de Oliveira Lopes. Frequentou também diversos cursos de aperfeiçoamento artístico no âmbito da música barroca com professores como Kurt Equilux, Max von Egmont e Paul Esswood, além de Margarita Schack, e Rudolf Knoll, estes ultimos abrangendo um repertório que incluía também o Lied romântico e a Ópera. Em 1981 fez parte do Teatro Nacional de S. Carlos.

Tem-se apresentado regularmente em recitais de Canto e Orgão, tanto no Continente como nos Açores, com os organistas Domingos Peixoto, João Pedro Oliveira, António Duarte, Cristiana Spadaro e Antoine Sibertin-Blanc. Com este ultimo organista, foi convidada para cantar em festivais de Órgão como: Encontros de Música Ibérica para Órgão em Matosinhos, Festival de Órgão de Lisboa de Lisboa com um programa todo ele dedicado a J.S. Bach, Festival de Òrgão de Mafra.

Faz parte do Quantz Consort (música barroca) e do Trio Euterpion (Soprano, Flauta e Guitarra este com características diferentes do primeiro: repertório contemporâneo), com quem se tem apresentado em diversas cidades portuguesas e estrangeiras, concretamente em Itália. É frequentemente convidada a colaborar com outras formações de música de câmara (Canto e piano, Guitarra e Canto, pequenas orquestras de Câmara). Actualmente é professora de técnica vocal e repertório no Conservatório de Música de Aveiro.

16 Maio 2007

Partilhe
Share on Facebook
Facebook