Marcos Lázaro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Marcos Lázaro

Violino

Natural de Cascais, Márcos Lázaro iniciou os estudos de violino na Grundmu-sikschule Arlesheim, Suíça, onde obteve um 2º prémio de músicos juvenis. Em Basileia, frequentou a Jugendsinfonie Orchester der Régio com o maestro Albert E. Kaiser, realizando inúmeros concertos em toda a Suíça, Alemanha, Alsácia, Liechtenstein, Itália e Áustria.

Em 1997 regressou a Portugal e ingressou na Escola Profissional de Música de Almada. Participou no primeiro Estágio Nacional de Orquestra da aproarte no europarque sob direcção de Ernst Schelle.

Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Katchatour Amirkhanian e posteriormente com Aníbal Lima. Frequentou ainda as classes de música de câmara de Olga Prats e Irene Lima. Frequentou numerosos cursos de aperfeiçoamento e participou nos estágios de interpretação “Nova Música” orientados pelo maestro Wolfgang Niessner na Universidade de Aveiro. Frequentou cursos de música de câmara com Vaclav Bernasek (Kocian Quartet) e Avidis Kouyoumdjian (Musikhochschule Wien).

Colabora regularmente como músico convidado na Orquestra da Fundação Gulbenkian, Orquestra de Câmara da Sinfonieta de Lisboa, Orquestra “Pedro Álvares Cabral”, Orquestra de Câmara de Cascais-Oeiras e Orquestra de Câmara da cidade de Braga. Actuou como concertino na Orquestra de Câmara Portuguesa sob a direcção de Pedro Carneiro, e na Orquestra do Ginásio Ópera, sob direcção de Kodo Yamagishi e de Jean Sebastien Béreau. Colabora regularmente com a Camerata Vianna da Motta, com direcção artística de Irene Lima. Trbalhou com algumas orquestras semi-profissionais na Suíça, tendo-se apresentado a solo sob a direcção de vários maestros, entre os quais Mark Kolliger.

Leccionou violino, naipe e música de câmara na Escola Profissional de Artes de Mirandela onde, em 2005, teve a oportunidade de interpretar a solo o concerto em Ré maior de Tchaikovski com a Orquestra Sinfónica da epam, sob a batuta de Pedro Neves. Leccionou também no Conservatório de Cascais.

Actualmente, é o 2º violino do Quarteto Lacerda, com o qual desenvolveu o “Projecto Haydn” e fez duas gravações em 2009. Lecciona violino no Instituto Gregoriano de Lisboa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook