Marco Oliveira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Marco Oliveira

Viola de Fado

Marco Oliveira nasceu em 1988, em Lisboa. Desde sempre se ouviu e cantou o fado na casa paterna. Cedo nasceu o desejo de cantar em público, concretizado em 1997 num programa da Rádio Renascença, Lugar aos Novos, gravado ao vivo no Teatro Maria Matos, que lhe angariou vários convites para cantar em colectividades. No ano seguinte, com 10 anos, ganhou o primeiro prémio de Juvenis na Grande Noite de Fado no Coliseu dos Recreios, e em 2004 repetiu a proeza, conquistando o primeiro prémio na categoria de Seniores na Grande Noite de Fado no Teatro São Luiz.

Entretanto começou a estudar guitarra clássica aos 13 anos de idade, no Instituto Vitorino Matono, em Lisboa. Com 15 anos, entra no Conservatório Nacional, onde continua os estudos de guitarra clássica, de que extraiu e transpôs preciosos ensinamentos para o fado. A par da sua formação académica, não esquece contudo a relevância das casas de fado na sua aprendizagem, pelo contacto diário com artistas experientes, salientando carinhosamente a disponibilidade de Fernando Maurício para apoiar e ensinar os mais novos. É de todo este cadinho de ensinamentos que desponta a sua pluralidade artística, como autor, compositor, cantador e músico de fado.

Entre os convites para concertos no estrangeiro, destaca-se o primeiro: com apenas 15 anos, na Holanda, chegou a cantar um tema em dueto com a fadista Ana Moura. Desde então tem acompanhado artistas como Carlos do Carmo, Raquel Tavares, Ana Moura e Helder Moutinho. Compõe também regularmente para os projectos de Helder Moutinho, Ricardo Parreira e Yami.

No ano de 2008, participou no festival Cross-Culture em Varsóvia. Tem participado em projectos do guitarrista Ricardo Parreira e com outros músicos do fado em formações diversas. Recentemente cedeu o tema “Tu sabes lá” para uma compilação intitulada Going back home. Em 2008 saiu o seu disco de estreia, Retrato.

2010

Partilhe
Share on Facebook
Facebook