Manuela Teves contralto

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuela Teves

Contralto

Natural da ilha de S. Miguel (Açores), Manuela Teves iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Prosseguiu a sua formação em Lisboa na Escola Superior de Música, tendo concluído a Licenciatura em Canto. Nesta escola trabalhou com os professores Olga Prats, Nuno Vieira de Almeida, Nicholas McNair, Joana Silva e Elsa Saque.

Tem participado em cursos de aperfeiçoamento com Marimi del Pozo, Ileana Cotrubas e Pamela Hamblin e trabalha regularmente com o maestro João Paulo Santos.

Faz parte do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos desde 1991.

Na âmbito das temporadas de concertos do Teatro Nacional de São Carlos integrou o elenco de solistas do Concerto Coral Sinfónico Szenen aus Goethes Faust (Robert Schumann), sob a direcção de Semyom Vekshtein assim como em Chichester Psalms de Leonard Bernstein.

Na temporada de 1997 apresentou-se em recital no Salão Nobre deste Teatro na série Recitais Jovens Solistas.

Participou ainda como solista em Petite Messe Solennelle de Rossini, bem como na Oratória de Natal de Camille Saint-Saëns, em produções do Teatro Nacional de São Carlos sob a direcção do maestro João Paulo Santos.

Nas temporadas de Ópera do TNSC interpretou Second Nurse Maid em Street Scene de Kurt Weill, Tetka em Jenufa, Paskova em Raposinha Matreira de Janácek e ainda Primeiro Espírito em Manfred de Robert Schumann.

Participou ainda como solista nas óperas Little Sweep de Benjamin Britten, Cânticos para a Remissão da Fome de António Chagas Rosa (Encontros Acarte), Viúva Alegre, e Cavalaria Rusticana (Mama Lúcia).

Paralelamente tem realizado concertos pelo país, alguns dos quais acompanhada ao piano pelo maestro João Paulo Santos, e também pelas orquestras de Câmara de Aveiro, Clássica do Porto e Sinfónica Juvenil interpretando obras de Vivaldi, Pergolesi, João Domingos Bontempo, Rossini, Gustav Maller, Fernando Lopes Graça, Richard Strauss, Brahms e Manuel de Falla.

Participou como solista nos VII e VIII Festivais de Música de Macau acompanhada pela orquestra de Ópera Central de Pequim.
No ano de 2003 foi convidada pela Fundação Calouste Gulbenkian para integrar o elenco da ópera Palestrina de Pfizner, tendo interpretado o papel de Lukrezia.

Recentemente participou como solista na Missa pro defunctis de Domenico Cimarosa na Igreja Matriz em Ponta Delgada com a Orquestra Clássica dos Açores, a convite da Associação Musical Edmundo Machado de Oliveira. Tem participado com a orquestra do norte sob a direcção do maestro José Ferreira Lobo.

Faz parte do agrupamento musical ‘4/4’ com o qual tem realizado inúmeros concertos pelo país, incluindo a região autónoma dos Açores.

Interpretou o papel de Mamma Lucia, da ópera Cavalleria Rusticana, no Festival de Óbidos.

[ Bio publicada na Meloteca a 26 de outubro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook