Manuel Rocha

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuel Rocha

Docência

Manuel Rocha nasceu em Coimbra, em 1962. Entre 1982 e 1988 estudou em Moscovo, no Instituto Gnessin, onde se licenciou como professor de violino e músico de orquestra sendo, desde 1988, professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra (tendo ali exercido funções de director entre 2005 e 2017).

Realizou trabalhos como músico, sobretudo em música popular, com nomes como Brigada Victor Jara (que integra desde 1977), Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Fausto, Vitorino, José Medeiros, Mísia, Filipa Pais, Carlos do Carmo, entre muitos outros.

Paralelamente, realizou trabalhos diversos, em diferentes áreas, de que destaca a série de documentários para a RTP sobre a música e (alguns) músicos populares portugueses, realizados a partir da série de Michel Giacometti e Alfredo Tropa “Povo que Canta”, tendo colaborado, como músico, presencialmente ou em fonogramas, com grupos de teatro e participando em bandas sonoras para cinema e televisão.

Integrou dois grupos de trabalho do Ministério da Educação para a reforma do Ensino Artístico Especializado, o último dos quais viria a fundamentar a reforma curricular em vigor.

Foi nomeado pelo Ministério da Cultura (2011) perito nacional no grupo de trabalho junto da Comissão Europeia responsável por definir “O papel das instituições artísticas e culturais na promoção de um melhor acesso e de uma participação mais ampla na cultura. Sinergias entre a cultura e a educação, especialmente educação artística”.

Integra atualmente, por indicação do Ministério da Educação, a Comissão Executiva do Projeto Meridiano, responsável pela criação de uma plataforma digital de divulgação da Música Portuguesa e a Comissão Administrativa Provisória (instaladora) do Conservatório de Música de Loulé.

É dirigente sindical e membro da Assembleia Municipal de Coimbra.

[ Bio publicada na Meloteca a 06 de junho de 2019 a partir do ENCAPE 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook