Bio+
Manuel de Almeida Ferrer
Violino
Manuel de Almeida Ferrer nasceu em Outubro de 1994, em Vila Nova de Gaia.
Iniciou o estudo de violino aos 6 anos com Marilyn Brito na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Em 2005 passou a frequentar a classe de violino de Gareguin Aroutiouian na Academia de Amadores de Música, onde terminou o curso de violino com a avaliação de louvor, tendo frequentado também as aulas de diversos professores, entre eles Eurico Carrapatoso, Fernando Flores, Vítor Paiva e Carlos Ferreiro.
Em 2012 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), na classe de Gareguin Aroutiounian, tendo frequentado também as classes de Paulo Pacheco, Irene Lima, e Sérgio Azevedo.
No decorrer destes anos teve oportunidade de participar em diversos cursos e classes de aperfeiçoamento de violino com Roberto Valdes, Ana Beatriz Manzanilla, Alexander Trotsiansky, Sergey Kravchenko, Elliot Lawson, Ilya Grubert, Barbara Doll, Phillippe Graffin e Baranabás Kelemen e de música de câmara com Artur Pizarro, Olga Prats, Alexandre Delgado, Alex Klein, Clive Brown e Pietro Serafin.
Apresentou-se já em numerosos palcos nacionais como o Teatro Nacional de São Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Centro Cultural de Belém e Casa da Música no Porto, em várias óperas, concertos e grupos de música de câmara, tendo colaborado com nomes como Michael Zilm, José Cura, David Levi, Cesário Costa, João Paulo Santos, Vasco Azevedo, Vasco Mendonça e Piotr Anderzewski.
Participou no seu 1º concurso de violino em 2006, “Concurso Tomás Borba” – 2ª edição, tendo recebido por isso uma Menção Honrosa (1ª categoria). Desde então tem concorrido a outros concursos, entre os quais “Prémio José Augusto Alegria” – edição de 2008 (2º classificado na categoria até aos 15 anos), “Concurso de Violino do Conservatório de Fátima e Ourém” – edição de 2009 (2º classificado na categoria de nível mais avançado), “Prémio José Augusto Alegria” – edição de 2011 (1º prémio na categoria até aos 18 anos), “Concurso Internacional Cidade do Fundão” – edição de 2015 (3º classificado na categoria mais elevada), “Paços’ Premium” – edição de 2015 (1º prémio na categoria mais elevada), “II Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa” – 2016 (3º prémio) e Prémio Elisa de Sousa Pedroso 2016 (1º prémio).
Participou também em iniciativas musicais como “Música de Fabrico Próprio” (Centro Cultural Malaposta – 2004) como intérprete e compositor, “As Lições de Bach – Dias da Música em Belém” (Centro Cultural de Belém – 2009) como intérprete em “Escolas em Palco nos Dias da Música – Da Europa ao Novo Mundo” (Centro Cultural de Belém – 2011) como intérprete e compositor de uma “Peça Para Violino e Piano (no estilo das Louanges do «Quarteto Para o Fim do Tempo» de O. Messiaen”.
Desde 2015 que é membro do projeto Orquestra XXI. Em 2014 apresentou-se também como solista no 1º Festival de Cordas da ESML e foi artista convidado no “XXXIX Festival Internacional de Música de Verão” (FIMUV – 2016).
Juntamente com Patrícia Silva (clarinete) e Bárbara Costa (piano), com quem forma o TRIO Púrpura, foi galardoado com 3º prémio no “Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça” (CIMCA). O TRIO Púrpura foi também um dos grupos presentes na edição de 2014 do festival HARMOS.
Atualmente estuda no Koninklijk Conservatorium van Antwerpen (Real Conservatório de Antuérpia) na classe de Alissa Margulis e Benjamin Braude, trabalhando também com Justus Grim e Ivo Venkov. Em simultâneo, está inscrito no Corso de Perfezionamento Musicale da Fondazione Musicale Santa Cecilia, sob a direção de Ilya Grubert.