Manuel d'Oliveira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Manuel d’Oliveira

Guitarrista

Manuel d`Oliveira nasceu em Guimarães em 1978 e iniciou a aprendizagem musical com o seu pai, guitarrista amador. O seu desenvolvimento musical sempre foi baseado na busca interminável de influências e na troca de experiências artísticas. Em 1994 iniciou uma série de viagens pela Europa, na procura da sua identidade musical através da convivência com outras culturas. Em Março de 1995 foi convidado por alguns músicos para participar numa tournée na Alemanha.

Em 1997 iniciou um projecto ambicioso, a banda Mediterrâneo, e em Agosto do mesmo ano participou na gravação, em Itália, do disco Praça de Santiago, que conta com a participação do quarteto de Paolo Conte. Também em 1997, Manuel d’Oliveira participou no Festival de Jazz de Guimarães, e em 1998 representou Portugal nas celebrações dos 500 anos do Brasil, fechando ainda o Tourcoing Jazz Festival em França.

Em 2002 gravou o seu primeiro álbum, Ibéria, inteiramente composto por temas originais, e que contou com músicos convidados tais como Jorge Pardo e Carles Benavent, assim como o mestre da guitarra portuguesa António Chainho. Este trabalho foi recebido com entusiasmo pela crítica internacional e portuguesa. Também em 2000, foi músico convidado da cantora Dulce Pontes na sua digressão. Ao longo da sua carreira, passou por palcos de Festivais como Tourcoing Jazz Festival, Jazz In It, Jazz Madrid de Emociona, Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, Emociona Jazz!!, Ollin Kan World Music Festival, Festival Andar Per Musica, entre outros. Em 2005, Manuel d’Oliveira lançou Amarte, um disco exclusivamente de originais cujas raízes musicais podem ser encontradas na fusão de estilos ibéricos. O disco foi editado em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.

2010

Partilhe
Share on Facebook
Facebook