Bio+
Luísa Correia Castilho
Musicologia
Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Castilho é uma investigadora portuguesa nascida a 27 de setembro de 1963.
Experiência como docente do Ensino Superior:
Docente na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) como Assistente de 1º triénio a partir de 1 de Novembro de 1987, como Assistente de 2º triénio a partir de 1 de Novembro de 1990, como Professora Adjunta de nomeação provisória a partir de 16 de Agosto de 1993 e como Professora Adjunta de nomeação definitiva a partir de 16 de Agosto de 1996. A partir de 1 de Setembro de 2001 é transferida para a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) do mesmo Instituto.
Unidades Curriculares lecionadas: Educação Musical I e II, Educação Musical / Didática, Metodologia da Música, Metodologia dos Instrumentos Musicais, Didática da Música, História e Estética da Musica I, II, III e IV, História da Música em Portugal I e II, Cultura Musical do Séc. XX, Música e Multiculturalidade, Acústica e Organologia I e II, Organologia I e II, Transcrição Musical I, II, III e IV, Prática de conjunto Instrumental, Oficina da Música, Seminário, Metodologias de Investigação, Projeto do Ensino Artístico e Prática de Ensino Supervisionada,
Habilitações Académicas:
- Doutoramento em Música/Musicologia na Universidade de Évora com a tese intitulada: As obras de Manuel de Tavares e o desenvolvimento da policoralidade na polifonia portuguesa do século XVII (setembro de 2009).
- Mestrado em Ciências Musicais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com uma dissertação intitulada: A música na Sé de Castelo Branco: Apontamento Histórico e catálogo dos Fundos Musicais (dezembro de 1992)
- Licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
- Curso Geral de Canto e Piano no Conservatório Regional de Castelo Branco.
Participou em congressos, cursos, seminários e jornadas, nacionais e internacionais, no âmbito da musicologia e da educação. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais das quais se destaca:
- «Aprender Música em Portugal», Semanário O Tempo, 6 de Agosto de 1987.
- «O Ensino da Música nas Escolas Secundárias», Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), nº 54, Setembro de 1987.
- Actividade Musical em Castelo Branco no século XIX (um contributo para o seu estudo) – artigo publicado na revista Educare/Educere, Ano I – Nº1, Junho de 1995.
- «A vida e a obra de Manuel de Tavares», in Revista de Musicologia, Vol. XXXII, nº 1, Madrid, Sociedade Espanhola de Musicologia, 2009.
- «A pontuação métrica e semântica na música polifónica: cláusula e plano cadencial», in Convergências, nº 5, 2010.
- «Arquivos e Acervos – Música Erudita Profana», in Salwa El-Shawan Castelo-Branco, dir., Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, Lisboa, Círculo de Leitores, 2010.
- «Manuel de Tavares e as suas funções pedagógicas como Mestre de Capela», in Revista de Educação Musical, nº 136, APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical, Janeiro a Junho de 2011.
- «O Percurso estilístico de Manuel de Tavares (c. 1585-1638)» in Convergências, nº13, Maio de 2014.
- A obra Policoral de Manuel de Tavares no Contexto da Península Ibérica e Internacional, in Atas do II Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, Tagus-Atlanticus Associação Cultural, Agosto de 2014.
- «A música e a sua organização curricular no ensino em Portugal após o 25 de Abril» in Convergências, nº15, março de 2015.
- «O percurso estilístico de um compositor português do século XVII em Espanha e a sua ação pedagógica» Serie: Patrimonio Musical Iberoamericano Y Educación , Grupo de investigación en Patrimonio musical y educación. MUSAEXI. Cáceres: Universidad de Extremadura, novembro de 2015.
- Música y Letras para Louis XIV – Ensayo de Obertura. Em D. Raposo, J.Neves, J.Pinho & J.Silva, Investigação e Ensino em Design e Música (379-387). Castelo Branco: Edições IPCB. ISBN 978 – 989 – 8196 – 63 – 7 2017.
- A Motivação na Aprendizagem do Violino, do 1º ao 5º Grau. Em D. Raposo, J.Neves, J.Pinho & J.Silva, Investigação e Ensino em Design e Música (313-322). Castelo Branco: Edições IPCB. ISBN 978 – 989 – 8196 – 63 – 7 2017.
Desde 1996 elabora regularmente notas de programa de concertos no âmbito dos Ciclos de Música da Cultura Politécnica do IPCB, da Escola Superior de Artes Aplicadas, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Cultura Vibra da Câmara Municipal de Castelo Branco
Grupos e Projetos de investigação:
- Colaborou no Projeto “Ensino Precoce de Língua Estrangeira (Inglês e Português) “, no âmbito do programa LINGUA IB, contrato nº93-01/0870/p-IB, através da recolha, seleção e coordenação de gravação de canções e lengalengas tradicionais infantis, onde se pretende dar a conhecer aspetos da música e literatura infantil a alunos ingleses dos primeiros anos de escolaridade, durante o ano letivo 1993-94.
- Colaborou Projeto Ciência Viva PII-108 A água nas suas múltiplas funções. Inovação / relação com a comunidade – 2 anos (1997 e 1998).
- Coordenou o projeto À Descoberta da Música com a ESART, nos anos letivos 2007-2008 e 2008-2009.
- Membro da equipa que elaborou o catálogo de música instrumental no âmbito do projeto de investigação PTDC/EAT-MMU/104206/2008 Estudos de Música Instrumental em Portugal: 1755-1834, abrangendo obras referentes ao período cronológico entre 1755 e 1834, compostas por compositores portugueses, bem como estrangeiros que desenvolveram a sua atividade em Portugal, em sequência do levantamento das fontes primárias existentes em bibliotecas e arquivos portugueses, abril de 2014. Catálogo disponível na Internet < http://biblionet.sytes.net/unimem.htm >
- Membro da equipa do projeto, Ordo Christi – Património Artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo (séc. XV e XVI) (SAICT-POL/23684/2016) liderado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Membro de Comissão Científica:
- EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, organizado e realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2017 e nos dias 22, 23 24 de fevereiro de 2018
- CiEA – Congresso de investigação de Educação Artística, com a temática A Educação Artística no Sistema de Ensino Português – Conquistas e Desafios, realizado no Instituto Politécnico de Viseu nos dias 3 e 4 de novembro de 2017
Membro de comissão de organização:
- Encontro de Professores de Música das ESE’S e CIFOP’S, em Castelo Branco, na Escola Superior de Educação, nos dias 3 e 4 de Abril de 1989.
- III Encontro das Áreas Artísticas na Educação, Património Cultural e Globalização – o papel da Educação e das Artes, realizado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, nos dias 25 a 27 de Outubro de 2006.
- IV Encontro das Áreas Artísticas na Educação – Didáctica das Áreas Artísticas, Transversalidade e Especialidade, realizado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, nos dias12 a 14 de Outubro de 2008.
- V Encontro das Áreas Artísticas na Educação/1º Colóquio Luso Espanhol das Áreas Artísticas na Educação – As Áreas Artísticas na Formação de Educadores e Professores, realizado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no dia 12 de Novembro de 2010.
- Congresso Internacional de Arte e Educação: La Educación Artística como Proyecto Común Europeo, realizado na Facultad de Extremadura, Badajoz, Espanha, nos dias 20 a 22 de Janeiro de 2011.
- Colóquio «Praxis Instrumental em Lisboa no séc. XVIII», organizado e realizado pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco no dia 16 de junho de 2014.
- Encontro Dança de Cantares e Romarias, inserido no 2º Festival Patrimónios & Artes Danças e Cantares de Romaria, Organizado pela Fabre Actum, Associação para a Dinamização & Defesa e Animação do Património e Artes realizado no Conservatório Regional de Castelo Branco, nos dias 13 e 14 de outubro de 2017.
- Congreso Internacional “De Nueva España A México: El Universo Musical Mexicano Entre Centenarios (1517-1917)” – I Congreso MUSAM, Sociedad Española de Musicología, realizado na Universidad Internacional de Andalucía, no Campus “Antonio Machado” de Baeza, Jaén (España) nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017.
Luísa Correia Castilho orientou 40 trabalhos de mestrados já defendidos: Trabalhos de projeto do Mestrado em Música, Relatórios de Estágio Profissional do Mestrado de Educação Musical e Relatório de Estágio profissional do Mestrado em Música (Instrumento e Musica de conjunto; Formação Musical e Música de conjunto)
Integrou cerca de oitenta júris de Mestrados, Títulos de Especialista e Doutoramentos
[ Adicionado a 11 de janeiro de 2019 ]