Bio+
Luís Tinoco
Compositor
Luís Tinoco [n. 1969, Lisboa] formou-se em composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Mais tarde, no Reino Unido, fez um Mestrado em Composição na Royal Academy of Music, em Londres, e doutorou-se pela Universidade de York. Combina a sua actividade de compositor com o ensino, exercendo funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa.
Enquanto programador e divulgador musical, destaca-se a sua colaboração com a Antena 2 da RTP como autor e produtor de programas radiofónicos e como director artístico do Prémio e Festival Jovens Músicos.
Como compositor, desempenha o cargo de Compositor Residente no Teatro Nacional de S. Carlos e, na temporada de 2017, foi Artista Associado da Casa da Música.
O seu catálogo inclui obras vocais e música de cena como “Search Songs” (2007) – para soprano e orquestra, com textos de Alexander Search; “From the Depth of Distance” (2008) – para soprano e orquestra, com textos de Walt Whitman e Álvaro de Campos; “Evil Machines” (2008) – uma fantasia musical com libreto e encenação do Monty Python Terry Jones; “Paint Me” (2010) – uma ópera de câmara com libreto de Stephen Plaice e encenação de Rui Horta; “Passeios do Sonhador Solitário” (2011) – uma cantata com libreto de Almeida Faria; e “Lídia” (2014) – um bailado com coreografia de Paulo Ribeiro, encomendado pela Companhia Nacional de Bailado (CNB).
Trabalhos orquestrais recentes incluem “Cercle Intérieur” (2012) – estreada pela Orquestra Filarmónica da Radio France na Cité de La Musique em Paris; “Concerto para Trompa” (2013) – estreado no 45th International Horn Symposium (Memphis, EUA); “FrisLand” (2014) – estreada pela Orquestra Sinfónica de Seattle no Benaroya Hall da cidade de Seattle; “Incipit” (2015), para orquestra sinfónica – composta para celebrar os 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro e estreada pela Orquestra Sinfónica Brasileira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; “O Sotaque Azul das Águas” (2015), co-encomendada pela Orquestra Gulbenkian e pela Orquestra Sinfónica Estadual de São Paulo (OSESP); e “Concerto de Violoncelo” (2017), escrito para o violoncelista Filipe Quaresma e para a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
A música de Tinoco é publicada no Reino Unido pela University of York Music Press e está disponível em CDs comerciais gravados pela Orquestra Gulbenkian (Naxos 8.572981, 2013) e pelo Ensemble Lontano (Lorelt 121, 2005). O seu mais recente trabalho discográfico será lançado em Junho de 2018 pela Odradek records com o título “The Blue Voice of the Water”, reunindo quatro composições interpretadas pela Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Orquestra Sinfónica de Seattle.
Outras peças de câmara estão disponíveis em gravações comerciais pelos agrupamentos Arditti String Quartet, Apollo Saxophone Quartet, QuadQuartet, Quarteto Vintage, Galliard Ensemble, Le Nouvel Ensemble Moderne, Sond’Ar-te Electric Ensemble; Royal Scottish Academy Brass, e por Pedro Carneiro.
DiISCOGRAFIA COMPLETA
[Obra – intérprete(s) – editora – país]
Quarteto de Cordas – Arditti String Quartet – ed. Et’Cetera – Holanda
Short Cuts – Apollo Saxophone Quartet – ed. Quartz – Reino Unido
Mind the Gap – Pedro Carneiro – Deux-Elles – Reino Unido
Autumn Wind; Light – Distance; O Curso das Águas – Galliard Ensemble – Deux-Elles – Reino Unido
…A Terra Fértil – Royal Scottish Academy Brass – ed. Deux-Elles – Reino Unido
Antípoda; Três Poemas do Oriente; Lugares Esquecidos; Short Cuts [C]; Sundance Sequence; Invenção Sobre Paisagem – Lontano Ensemble, dir. Odaline de La Martinez – ed. Lorelt Records – Reino Unido
Autumn Wind – Galliard Ensemble – ed.Meridian – Reino Unido
Antípoda – Le Nouvel Ensemble Moderne, dir. Lorraine Vaillancourt – ed.Atma Classique – Canadá
Ends Meet – Arditti String Quartet e Pedro Carneiro – ed. Et’Cetera – Holanda
Short Cuts [D] – Quanteto Vintage e Pedro Carneiro – ed.Vintage – Portugal
Search Songs – Piia Komsi e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dir. Martin André – ed.CdM – Portugal
Short Cuts – QuadQuartet – ed.QuadQuartet – Portugal
Tríptico – Luís Cunha e Eurico Rosado – ed.Numérica – Portugal
Contos Fantásticos – José Vicente Moirón, Orquesta de Extremadura, dir. Jesus Amigo – ed.Orqesta de Extremadura – Espanha
O Silêncio e as Pedras – Sond’Ar-te Electric Ensemble, dir. Jean-Sébastien Béreau – ed. Miso – Portugal
Round Time; From the Depth of Distance; Search Songs; Canções do Sonhador Solitário – Ana Quintans, Yeree Suh, Raquel Camarinha, Orquestra Gulbenkian, dir. David Alan Miller – ed.Naxos – Alemanha
O Sotaque Azul das Águas – Orquestra Gulbenkian, dir. Susanna Mälkki – ed. Odradek records – EUA
Concerto de Violoncelo – Filipe Quaresma (solista), Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Pedro Neves – ed. Odradek records – EUA
Frisland – Orquestra Sinfónica de Seattle, dir. Ludovic Morlot – ed. Odradek records – EUA
Before String – a tribute to The Rite – Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dir. Martin André – ed. Odradek records – EUA
Costa Muda [DVD] – Orquestra de Jazz de Matosinhos, dir. Pedro Guedes – ed. C.M.Matosinhos
Obras editadas em partitura pela University of York Music Press, Reino Unido
…from the depth of distance – soprano e orquestra
…the Fertile Land – quinteto de metais
Abertura Festiva – orquestra sinfónica
Antípoda – orquestra de câmara
Antípoda – orquestra sinfónica
Ascent – orquestra sinfónica
Autumn Wind – quinteto de sopros
Before Spring – orquestra sinfónica
Before Spring – orquestra de câmara
Canções do Sonhador Solitário – soprano e orquestra
Centauro – Quíron – bailado – orquestra de câmara
Cercle Intérieur – orquestra sinfónica espacializada
Canto para Timor Leste – orquestra de cordas
Concerto de Trompa – trompa e orquestra
Concerto de Violoncelo – violoncelo e orquestra
Contos Fantásticos – narrador e orquestra
Costa Muda – orquestra de jazz
Descubro a Voz – coro misto
Díptico – piano e orquestra
Diversion – instrumentos variáveis
Ends Meet – marimba e quartet de cordas
Ends Meet – marimba e orquestra de cordas
Evil Machines – ópera
Fogo – voz e piano
Frisland – orquestra sinfónica
Hovering Over – orquestra de câmara
Incipit – orquestra sinfónica
Ink Dance – coro misto
Invenção sobre Paisagem – orquestra de câmara
Labirinto – 8 instrumentos
LÍDIA – bailado – orquestra de câmara
Light – Distance – quinteto de sopros
Lugares Esquecidos – quarteto com piano
Mind the Gap – marimba
Mind the Gap – piano
O Curso das Águas – quarteto de sopros
O Silêncio e as Pedras – quinteto e electronica
Os Passeios do Sonhador Solitário – soprano, narrador, coro, electronica e orquestra
O Relógio – voz e piano
O Sotaque Azul das Águas – orquestra sinfónica
Paint Me – ópera
Qalbi ‘arabi – os viajantes da noite – quinteto vocal e orquestra de cordas
Round Time – orquestra sinfónica
Search Songs – soprano e orquestra
Shadow Play – erhu e orquestra
Short Cuts – quarteto de percussão
Short Cuts – quarteto de clarinetes e percussão
Short Cuts – quarteto de clarinetes
Short Cuts – quarteto de saxofones
Short Cuts – ensemble misto
Spam! – voz masculina e orquestra de câmara
Sundance Sequence – 11 músicos
The Delirium of My Desire – flauta
Três Poemas do Oriente – soprano e ensemble de câmara
Tracing the Memory – orquestra sinfónica
Verde Secreto – saxofone e piano
Zapping – orquestra sinfónica
Zoom In – Zoom Out – trio de percussão
Outras edições em partitura, Portugal
Quarteto de Cordas – ed. Câmara Municipal de Cascais
Verde Secreto – ed. Musicoteca
Tríptico – ed. DGArtes
Lista de obras e estreias [ordenadas por data]
2017 – Concerto de Violoncelo – violoncelo e orquestra – estreia por Filipe Quaresma e Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Pedro Neves – encomenda Opart / TNSC
2016 – Centauro – Quíron (bailado) – orquestra de câmara – estreia por solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Cesário Costa – coreografia de Victor Hugo Pontes – encomenda de Companhia Nacional de Bailado / Opart
2016 – Fogo (texto de Almeida Faria) – voz e piano – estreia por Joana Seara e Jan Wierzba – encomenda de MPMP
2015 – Incipit – orquestra sinfónica – estreia pela Orquestra Sinfónica Brasileira, dir. Tito Muñoz; e Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Joana Carneiro – encomenda da Orquestra Sinfónica Portuguesa / Opart
2015 – O Sotaque Azul das Águas – orquestra sinfónica – estreia pela Orquestra Gulbenkian, dir. Susanna Mälkki; e pela Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, dir. James Gaffigan – co-encomenda da OSESP e da Fundação Gulbenkian
2014 – Ends Meet – versão para marimba e orquestra de cordas – estreia por Pedro Carneiro e Orquestra Clássica da Madeira
2014 – Frisland – para orquestra sinfónica – estreia por Orquestra Sinfónica de Seattle, dir. Ludovic Morlot – encomenda de Seattle Symphony
2014 – O Relógio (texto de Salette Tavares) – para voz masculina e piano – estreia por Luís Madureira e Jeff Cohen
2014 – Lídia (bailado) – orquestra de câmara – estreia por solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dir. Pedro Neves – coreografia de Paulo Ribeiro – encomenda de Companhia Nacional de Bailado / Opart
2013 – Costa Muda – para orquestra de jazz e vídeo – estreia por Orquestra de Jazz de Matosinhos, dir. Pedro Guedes – encomenda de Casa da Música
2013 – Concerto de Trompa, in memoriam Adácio Pestana – para trompa e orquestra – estreia por Abel Pereira e Eroica Ensemble, dir. Michael Gilbert – encomenda de Elsa Magalhães Pestana
2013 – Before Spring – a tribute to the Rite – versão para orquestra sinfónica – estreia por Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Joana Carneiro – encomenda de TNSC / Opart
2012 – 2013 – Abertura Festiva – orquestra sinfónica – estreia por Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Rui Pinheiro – encomenda de TNSC / Opart
2012 – Cercle Intérieur – para orquestra sinfónica espacializada – estreia por Orquestra Filarmónica da Radio France, dir. Pascal Rophé – encomenda da Radio France
2011 / 2012 – Canções do Sonhador Solitário (texto de Almeida Faria) – para soprano e orquestra – estreia por Raquel Camarinha e Orquestra Gulbenkian, dir. David Alan Miller
2011 / 2012 – Ink Dance (poema de Yvette K. Centeno) – para coro misto – estreia por coro Janua Vox, dir. Roberta Paraninfo – encomenda do 18º Festival Europa Cantat – Turim
2011 – Shadow Play – para Erhu e orquestra – estreia por Betti Xiang e Orquestra Sinfónica de Albany, dir. David Alan Miller – encomenda da Albany Symphony
2011 – Os Passeios do Sonhador Solitário (libreto de Almeida Faria) – para soprano, narrador, coro infantil, electrónica e orquestra sinfónica – estreia por Ana Quintans, João Pedro Vaz, Coro de S.Tomé, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dir. Pedro Neves – encomenda CdM
2010 – Zoom in – Zoom out – três percussionistas – estreia por Grupo de Percussão Drumming – encomenda de Drumming
2010 – Before Spring – a tribute to the Rite – orquestra de câmara – estreia por OrchestrUtopica, dir. Cesário Costa – encomenda de OrchestrUtopica
2010 – Paint Me (libreto de Stephen Plaice) – estreia por Raquel Camarinha, Hugo Oliveira, Eduarda Melo, Job Tomé, entre outros, e solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Joana Carneiro – encenação de Rui Horta – encomenda de Culturgest
2009 – Sea of Tranquillity (textos de Italo Calvino, John Wilkins, Francis Godwin, Jules Verne, H.G. Wells, Hugh Lofting e diálogos registados na missão Apollo XI) – para dois narradores e orquestra de câmara – estreia por Dogs of Desire, dir. David Alan Miller – encomenda da Orquestra Sinfónica de Albany NY
2009 – Shadow Antiphonies – duas flautas de bisel e marimba – estreia por Tozé Carrilho, Sofia Norton e Elizabeth Davis – encomenda de A Coisa em Si
2009 – Spam! (textos de spam electrónico e notícias de imprensa) – para narrador / cantor e orquestra de câmara – estreia por Mário Redondo e OrchestrUtopica, dir. René Bosc – encomenda de OrchestrUtopica
2008 – …From the Depth of Distance (poemas de Walt Whitman e Álvaro de Campos) – estreia por Ana Quintans e Orquestra do Algarve, dir. Cesário Costa – co-encomenda de Orquestra do Algarve e Orquestra Sinfónica de Albany NY
2008 – King George I, as seen in Schiaparelli’s Telescope, sailing his barge upon Martian Canals – para flauta, percussão e electrónica – estreia por Katharine Rawdon e Elizabeth Davis – encomenda da Antena 2
2008 – O Silêncio e as Pedras – para ensemble de câmara e electrónica – estreia por Sond’Ar-te Electric Ensemble, dir. Pedro Amaral – encomenda Miso Music
2007 / 2008 – Evil Machines (libreto de Terry Jones) – estreia por Ana Quintans, Ana Paula Russo, Mário Redondo, João Merino, Fernando Guimarães, entre outros, e Orquestra Metropolitana de Lisboa, dir. Cesário Costa – encenação de Terry Jones – encomenda de São Luiz Teatro Municipal
2007 – Descubro a Voz (texto de José Luís Tinoco) – coro misto – estreia pelo Coro de Câmara Filarmónico da Estónia, dir. Daniel Reuss
2007 – Search Songs (poemas de Alexander Search) – soprano e orquestra – estreia por Yeree Suh e Royal Philharmonic Orchestra, dir. Cesário Costa – encomenda do Festival do Estoril
2006 / 2007 – Ascent – orquestra sinfónica – estreia pela Orquestra Sinfónica de El Paso, dir. Sarah Ioannides – encomenda El Paso Symphony
2006 – Steel Factory – para ensemble de steel drums e percussões múltiplas – estreia pelos Drumming, dir. Miquel Bernat – encomenda de Drumming Grupo de Percussão
2005 / 2006 – Contos Fantásticos (textos de Terry Jones) – narrador e orquestra – estreia por João Reis e Orquestra Metropolitana de Lisboa, dir. Cesário Costa – encomenda OML
2005 / 2006 – The Delirium of My Desire – a Consequenza for solo flute in memoriam Luciano Berio – estreia por Stéphanie Wagner – encomenda da Casa da Música
2005 – Labirinto – clarinete e ensemble – estreia por Nuno Pinto e Camerata Senza Misura – encomenda da Camerata Senza Misura
2004 / 2005 – Tracing the Memory – orquestra sinfónica – estreia pela Orquestra Sinfónica de Albany, dir. David Alan Miller – encomenda da ASO
2004 / 2005 – Díptico para Piano e Orquestra – estreia por António Rosado e Orquestra Nacional do Porto, dir. Martin André – encomenda da C.M.Matosinhos
2004 – Zapping – orquestra sinfónica – estreia pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. Donato Renzetti – encomenda do TNSC
2004 – Hovering Over – orquestra de câmara – estreia pelo Birmingham Contemporary Music Group, dir. Susanna Malkki – encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian
2003 / 2004 – Short Cuts – quarteto de saxofones – estreia pelo Apollo Saxophone Quartet – encomenda do Apollo Quartet
2003 – Imaginary Dancescape – a melodrumming after Cocteau (texto de Jean Cocteau) – para barítono e quinteto de percussão – estreia por Luís Rodrigues e Drumming Grupo de Percussão – encomenda da Culturgest
2002 – Solonely – contrabaixo e electrónica – estreia por António Augusto Aguiar – encomenda do CCB Fundação das Descobertas
2002 – Qalbî ‘arabî, os viajantes da noite (poesia luso-árabe, adap. Adalberto Alves) – quinteto vocal e orquestra de cordas – estreia por Olissipo e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, dir. Nikolai Lalov
2002 – Round Time – orquestra sinfónica – estreia por Orquestra Nacional do Porto, dir. Cesário Costa – encomenda da ONP
2001 / 2002 – Ends Meet – para marimba e quarteto de cordas – estreia por Pedro Carneiro e Stroma Ensemble (Nova Zelândia) – encomenda da C.M.Matosinhos
2001 – O Curso das Águas – quarteto de sopros – estreia pelos solistas da Orquestra Gulbenkian
2001 – Invenção Sobre Paisagem – orquestra de câmara – estreia pelo Remix Ensemble, dir. Sarah Ioannides – encomenda da Porto 2001
2001 – Três Poemas do Oriente (poemas de Camilo Pessanha) – soprano e ensemble de câmara – estreia por Ana Ester Neves e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dir. Carlos Franco – encomenda do GMCL
2000 – Light – Distance – quinteto de sopros – estreia pelo Galliard Ensemble – encomenda do Festival de Música de Mafra
1999 / 2000 – Antípoda – orquestra de câmara – estreia pelo Nouvel Ensemble Moderne, dir. Lorraine Vaillancourt
1999/2000 – Mind the Gap – marimba – estreia por Pedro Carneiro
1999 – Round Time Poems – coro masculino – leitura pelos BBC Singers
1999 – Sundance Sequence – 11 músicos – estreia por solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dir. Jean-Marc Burffin – encomenda do CCB Fundação das Descobertas
1999 – …a Terra Fértil – quinteto de metais – estreia pelos Royal Scottish Academy Brass – encomenda do Quinteto de Metais do Seixal
1998 – Autumn Wind – para quinteto – encomenda da Royal Academy of Music – estreia por alunos da Junior Academy
1998 – Lugares Esquecidos – quarteto com piano – estreia pelo Quarteto de Moscovo – encomenda do Serviço Acarte / Fundação Calouste Gulbenkian
1998 – Canto para Timor Leste – orquestra de cordas – estreia pelos Academy Soloists, dir. Clio Gould
1997 – Verde Secreto – saxofone e piano – estreia por Rui Gabriel e Francisco Sassetti – encomenda do Serviço Acarte / Fundação Calouste Gulbenkian
1997 – Tríptico para violino e piano – estreia por Philippa Parry e Simon Lepper
1997 – A Way to Silence – para octeto – estreia por alunos da Royal Academy of Music
1996 – Perpetuum para orquestra – estreia pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dir. David Alan Miller
1995 – Quarteto de Cordas – estreia pelo Quarteto de Moscovo
Distinções e Bolsas:
2016 – ARAM – Associate of the Royal Academy of Music – Londres
2008 – Prémio Nacional Cidade de Gaia (“Artur Napoleão” – Música) – V.N.Gaia
2003 – Seleccionado para o World Music Days / International Society for Contemporary Music – Eslovénia
2000 – Prémio de Composição Cláudio Carneyro – C.M.Porto
2000 – Seleccionado entre os quatro finalistas do International Young Composers’ Forum – promovido pelo Nouvel Ensemble Moderne (Montreal) e com o apoio do Conselho Internacional para a Música
1999 – Charles Lucas Composition Prize, atribuído por júri de Mestrado – Royal
Academy of Music
1999 – Prémio de Composição Galliard Ensemble – Galliard Ensemble, Londres
1999 – Finalista do Prémio Internacional de Composição Journées Internationales de la Jeune Musique – Marselha
1999 – Seleccionado pela “Society for the Promotion of New Music”, (SPNM) em Londres, para a temporada 1999/2000, sob a direcção artística de Joanna MacGregor
1999 – Prémio Revelação Ribeiro da Fonte (Música) – IPAE – Ministério da Cultura
1998 – Bolsa para estudos de Mestrado – Fundação Calouste Gulbenkian
1998 – Battison Haynes Prize – Royal Academy of Music
1998 – Prémio de Mérito Mosco Carner – Royal Academy of Music
1998 – Prémio de Mérito Howard Carr Memorial Prize – Royal Academy of Music
1997 – Prémio Edward Echt de Composição – Royal Academy of Music
1997 e 1998 – Bolsa de Criação – Centro Nacional de Cultura
1995 – Prémio Lopes Graça de Composição – C.M.Cascais