Luís Silva, percussionista portuense

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Silva

Percussão

Luís Bernardo de Figueiredo Tavares Carvalho da Silva (Porto, 2001) iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso na classe de Violino, tendo depois mudado para Percussão, com os professores Luís Fernandes e Luís Arrigo.

Após ter terminado os estudos na AMVP, prosseguiu com o Curso Profissional na Escola Profissional de Música de Espinho, com os professores André Dias, Nuno Simões, Joaquim Alves, Rui Rodrigues e Eduardo Cardinho.

Concluído o Curso Profissional, ingressou na Licenciatura em Performance no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, na classe de Nuno Aroso, João Dias e Eduardo Cardinho.

Ao longo da sua carreira, destaca-se a sua participação nos festivais: “Tomarimbando”, com o Grupo de Percussão “GP-AMVP”; Serralves em Festa; Festival Internacional de Música de Espinho; Festivais de Outono; Festival Internacional de Guitarras.

Frequentou as edições 46º, 47º e 48º da Deutsch-Skandinavische Jungend-Philarmonie, onde proporciona concertos na Filarmónica de Berlim e em Ernst-Reunstersaal; Orquestra Ópera na Academia e na Cidade e Orquestra Portuguesa de Guitarras de Bandolins. Colaborou em diversas gravações de CD’s com várias bandas filarmónicas como: Orquestra Filarmónica Gafanhense, Banda Filarmónica Moreira da Maia e Banda Filarmónica de Vilela.

Em contexto orquestral, já trabalhou com maestros como: Jan Wierzba, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Jan Cober, Rafa Agulló Albors, Luís Carvalho, André Granjo, Ernst Schelle, Luciano Pereira, Andreas Peer Kahler, José Ferreira Lobo, Artur Pinho Maria, Eugénio Graça, Cesário Costa, João Malha e Pedro Pinto Figueiredo.

Em 2023 formou o grupo de música de câmara “Duo Sync” com o percussionista Francisco Fernandes e, com a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, alcançou o 1º lugar no concurso Kerkrade World Music Contest – Concert Division.

Em 2024, foi premiado com o Prémio Câmara Municipal de Gondomar no Concurso Internacional de Percussão de Gondomar e o 2º Lugar da Categoria A do Concurso Internacional de Percussão Paços Premium.

Dando continuidade à sua carreira como solista, realizou concertos a solo na Casa Branca de Gramido e concertos de música de câmara na Casa da Música no Porto, Serralves e Conservatório de Música do Porto.

Frequenta o Mestrado em Ensino de música no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e trabalha com compositores contemporâneos no âmbito de novo reportório de percussão e música de câmara.

Músicos do Porto

Bio adicionada a 19 de agosto de 2025