Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Pacheco

Violino

Luís Pacheco actua como recitalista, músico de câmara e solista na maioria das cidades portuguesas, em Espanha, França, Suíça, Alemanha.

Realizou digressões de concertos na Bélgica, Holanda, Inglaterra, Escócia, Irlanda, URSS/CEI e em Angola, e gravou para a RDP, RTP, TVI e GOSSTELERADIO (Rússia).

Cursou o Conservatório Tchaikovski de Moscovo, a International Menhuin Music Academy, em Gstaad, Suíça, estagiou em Londres, França, Finlândia, com formadores como Zorya Chikhmourzaeva, Yossi Zivoni, Vasco Barbosa, Mikhail Kopelman, Sandor Végh, Yehudi Menhuin e Maria João Pires. Promove e actua em projectos pluridisciplinares de teatro musical, como Música para Pais e Filhos, Danças ou O Navio dos Rebeldes.

Músico versátil, apresentou, recentemente, A Truta de Schubert (transmissão ao vivo na RDP2), o concerto de Chausson (CCB), sonatas de Beethoven, Strauss e Freitas Branco (Festas de Lisboa), o Concerto em Ré maior de Paganini (S. Luiz), a Fantasia Il Trovatore de Sá Noronha (EXPO 98 e gravação de um CD para a BMG/RCA Classics), e as Quatro Estações de Vivaldi (Europarque, Festas de Lisboa, CD para BAJJA Records), com a orquestra Sinfonia B.

Em 2003 e 2004 destacam-se os concertos realizados em Lisboa, Évora, Belgais, Sintra; a participação no Festival MusicAtlântico; a gravação em CD (para o Instituto das Artes) do Quarteto de Santos Pinto; e a sua estreia moderna em concerto realizado no Palácio Foz, em Lisboa; um concerto de homenagem a Luciano Berio. Em 2005, apresentou, no CCB, o Quarteto para o Fim dos Tempos de Messiaen; e o programa Violino em Portugal, que incluiu quatro estreias absolutas e foi gravado em CD, a editar em breve. Participou, em Janeiro de 2007, na abertura oficial do ano Grieg, em recital com a pianista Anne Kaasa no Palácio Foz em Lisboa.

Colaborou com Mísia no seu projecto de homenagem a Carlos Paredes – Canto – em recitais por toda a Europa. Gravou ainda com a fadista o álbum Drama Box .

É professor de Violino e Música de Câmara na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook