tubista Luís Ferreira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luís Estudante

Tuba

Nascido a 18 de setembro de 1991, Luís Carlos Estudante Ferreira, é natural de Fajarda, concelho de Coruche. Iniciou os estudos musicais em 2004, com 13 anos de idade, na Escola de Música da Banda Filarmónica Sociedade Instrução Coruchense, tendo como primeiro professor Carlos Silva. Dois anos mais tarde, começou a ter aulas com o professor Ilídio Massacote.

Em 2010, ingressou no Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM), em regime de Curso Livre, passando, assim, a ter aulas de Tuba de forma regular.

Em 2011, deu início aos seus estudos académicos, a nível superior, tendo ingressado na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Licenciatura de Música, variante Instrumento. Em 2014, terminou a Licenciatura e ingressou no Mestrado em Ensino de Música. No recital final do 1º ano de Mestrado, obteve a classificação final de 18 valores. No ano letivo 2017/2018, concluiu o ciclo de estudos do curso, tendo obtido a classificação final de 19 valores no Projeto de Ensino Artístico. Obteve, como média final de curso, a classificação final de 16 valores.

Tem colaborado com orquestras como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Câmara de Almada, Estágio Orquestra Gulbenkian, entre outras.

Trabalhou com os maestros Dietrich Paredes, Maxime Tortelier, Quentin Hindley, Joana Carneiro, Jean Sebastien Béreau, Graeme Jenkins, Giovanni Andreoli, entre outros.

A nível internacional, concorreu, em 2015, à Gustav Mahler Jugendorchester, tendo obtido a classificação de “Tuba Suplente”.

Tem orientado as classes de Tuba em diversos estágios e masterclasses: Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão “Music’Art”, promovido pelo Município da Calheta (São Jorge – Açores) (2019); III Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, promovido pela Filarmónica da Casa do Povo de São Pedro de Alva (2018); III Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, promovido pela Filarmónica Fraternidade Poiarense (2018); Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, promovido pela Orquestra Municipal Académica Juvenil das Lajes do Pico (2018); Orientador das Classes de Eufónio e Tuba no II Masterclasse de Sopros e Percussão, e Classe de Tubas no III Masterclasse de Sopros e Percussão, promovidos pela Sociedade Filarmónica Liberdade Lajense (Açores) (2017 e 2018);

Atualmente, integra a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa e é professor das Classes de Tuba do Conservatório d’Artes de Loures e do Conservatório Regional de Artes do Montijo, bem como nas Escolas de Música da Sociedade Instrução Coruchense e Associação Filarmónica Cultural da Ericeira.

[ Bio facultada por Luís Ferreira e publicada na Meloteca a 10 de dezembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook