maestro Luís Clemente

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Luis Clemente

Direção de Orquestra

Luis Miguel Clemente é um proeminente maestro português, reconhecido como um dos mais carismáticos, talentosos e estimulantes da sua geração, que desenvolve uma intensa atividade musical em Portugal e no estrangeiro. Maestro enérgico e criativo, motivado por uma profunda crença no poder positivo da música para unir e inspirar pessoas, é considerado “um líder carismático e inspirador, dotado de uma técnica diretorial impecável aliada a um meticuloso conhecimento musical e musicológico” (Colin Metters, Royal Academy of Music).

Atualmente, Luis Miguel Clemente é Maestro Titular e Diretor Artístico e Musical da Orquestra da Costa Atlântica, da Jovem Orquestra da Costa Atlântica e da Orquestra Nacional de Sopros. É também Codiretor Artístico e Maestro do Coro Sénior de Esposende. É Cofundador e Diretor Artístico e Musical do Festival Internacional de Música de Portel. É Diretor de Estudos e Professor Superior de Direção na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica.

Como maestro, apresenta-se regularmente em países como Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Suíça, Moldávia, Croácia, Hungria, Itália, Roménia, Grécia, Canadá, EUA México, Eslováquia, Myanmar e Taiwan.

Dirigiu prestigiados ensembles e orquestras, entre as quais se destacam a European Union Youth Wind Orchestra, a Pacific Region Festival Orchestra, a Orquestra do Algarve, a Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Zagreb, Orquestra de Câmara da Moldávia, Constantza Symphony Orchestra, Duna Symphony Orchestra de Budapeste, Orquestra de Cuerdas de la Universidad de Murcia, Rundfunk Blasorchester Leipzig, Shenn-Yun Symphony Orchestra de Nova Iorque, Ensemble Equilibrium de Roma, St. Anne’s Camerata da Universidade de Oxford, West Texas A&M Symphony Orchestra, Filarmonía Xalapa ou a Evergreen Symphony Orchestra de Taiwan.

Em 2019, o maestro Luis Miguel Clemente irá orientar várias classes de aperfeiçoamento de Direção de Orquestra e apresentar-se em concertos em Portugal, Espanha, Alemanha, Irlanda, Itália, Inglaterra, Líbano e Taiwan.

O maestro Luis Miguel Clemente foi reconhecido diversas vezes pela qualidade do seu trabalho artístico e musical. Em 2008 recebeu o prémio Cátedra Leonard Bernstein, atribuído pela fundação Caja Rural de España. Em 2012 foi vencedor do International Conducting Competition em Budapeste. Em 2014 alcançou o 1º prémio no Pacific Region Young Soloist Competition, dirigindo a Pacific Region Festival Orchestra no Canadá. Foi agraciado com o prémio de excelência artística do Rotary Club de Powell River (Canadá) e também com o prémio do Rotary Club da Covilhã, reconhecendo o mérito e impacto artístico do seu trabalho na cena cultural da cidade.

Entre 2007 e 2018 foi agraciado por diversas vezes, pelos excelentíssimos presidentes da Câmara Municipal de Portel, em reconhecimento do impacto cultural e excelência artística do projeto Orquestra Nacional de Sopros na vida cultural local.

Nos últimos anos, Luis Miguel Clemente estabeleceu também um forte perfil como professor superior de Direção de Orquestra, sendo regularmente convidado para lecionar masterclasses e a colaborar com instituições de grande prestígio em vários países. Desde 2016, é Professor de direção de orquestra na masterclass The Art of Expressive Conducting em Roma (Itália). Em 2017 foi convidado como Professor e Maestro na West Texas A&M University (EUA).

É também Professor e Maestro Convidado, desde 2017, no Oxford Conducting Institute (St. Anne’s College, Universidade de Oxford, Inglaterra). Em 2019 foi professor do masterclass internacional de direção de orquestra, intitulado Mastering the European Masters em Taipei (Taiwan).

Atualmente, Luis Miguel Clemente está na fase final da sua investigação com vista à obtenção do Doutoramento em Direção de Orquestra na Universidade de Aveiro, com tese focada no maestro Carlos Kleiber. Em 2014 foi distinguido com o Diploma de Especialização em Performance: Direção de Orquestra na Universidade de Aveiro. É Pós-Graduado e Mestre em Performing Arts: Music pela Maryland University (EUA). Entre 2007 e 2011 aperfeiçoou os seus estudos em Direção de Orquestra no instituto superior italiano ISEB, na estrita classe do maestro holandês Jan Cober, diplomando-se com mérito.

É licenciado em Direção de Orquestra pela Associated Board of the Royal Schools of Music de Londres (Inglaterra) e licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.

Ao longo dos anos, aperfeiçoou-se ainda com maestros da craveira de Alexander Polischuk, Jean Sebastien Béreau, Arturo Tamayo, Michael Dittrich, Josep Pons e Colin Metters.

[ Bio facultada por Luis Clemente e inserida a 11 de fevereiro de 2019 ]