Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Lúcio Monteiro

Saxofone

Lúcio Monteiro nasceu em 1984 no Porto. Iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva onde concluiu o curso complementar com a classificação de 19 valores, na classe de Hugo Lopes.

Em 2007 concluiu a Licenciatura em Ensino, variante Educação Musical, na Escola Superior de Educação do Porto. Prosseguiu os seus estudos em saxofone na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), na classe dos professores Henk van Twillert, Gilberto Bernardes e Fernando Ramos.

Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento onde trabalhou como Mario Marzi, Antonio Felipe Belijar, Henk van Twillert, Gilberto Bernardes, Fernando Ramos, Francisco Ferreira, Roberto Benitez, Fernando Ferreira, Joe Murphy e Quarteto de Saxofones InvictaSax.

Teve oportunidade de participar em diversas orquestras de sopros, nomeadamente a Orquestra de Sopros da Academia de Música de Castelo de Paiva, Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários e Banda Sinfónica Portuguesa, onde trabalhou com maestros como Paulo Martins, Jan Cober, Alex Schillings, Pedro Neves, Douglas Bostock, Rafael Pascual Vilaplana, Octavio Arocas, José Brito e Alberto Roque.

Em 2005 ganhou o 1º prémio nas Olimpíadas Musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva.

Com o Ensemble de saxofones “Ventos Novos” ganhou o primeiro prémio na categoria de música de câmara no 9º Concurso Internacional para Jovens Intérpretes “Cittá di Chieri” (Itália).

Com o Ensemble de Saxofones “Vento do Norte” participou em 2010, no Festival Internacional de Clarinete e Saxofone realizado em Caracas (Venezuela), e em 2011 numa digressão pelas Antilhas Holandesas onde realizou vários concertos.

Leciona no Conservatório de Música de Paredes, Centro Cultural de Amarante e no Curso Profissional de Música da Escola Secundária de Cinfães.