Lúcia Duarte maestrina e saxofonista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Lúcia Duarte

Saxofone . Direção

Lúcia Duarte iniciou os estudos musicais aos 10 anos na S.F.U.M. “Os Amarelos” em Moura. Posteriormente frequentou o Curso Básico de saxofone no CRBA na Classe de José Ferreira Brito (Comissário da Banda Sinfónica da PSP). Desde então nunca mais parou participando em vários cursos de aperfeiçoamento musical para Jovens Instrumentistas do INATEL e master lasses com as mais emblemáticas figuras ao nível internacional.

Aos 18 anos de idade concorreu à Banda Militar do Exército Português onde ingressou como Músico Militar Saxofonista (2005), tendo progredido na carreira militar e alcançado o posto de 1º Cabo. Mais tarde foi destacada para assumir funções na Banda da Região Militar Sul, antiga Banda Militar de Évora e convidada a auxiliar temporariamente a Banda da Zona Militar dos Açores.

Em 2006 ingressou na Universidade de Évora onde frequentou a Licenciatura em Música, Ramo específico de Interpretação – Saxofone, na Classe dos Professores José Massarrão, Mário Marques e colaborou também com os Professores Christopher Bochmann, Benoit Gibson, Eduardo Lopes, José Bettencourt da Câmara, entre outros, obtendo uma Boa Classificação Final.

Em 2009 começou a exercer funções enquanto docente de saxofone nas mais diversas escolas do Ensino Artístico e Especializado da Música nomeadamente, na Escola das Artes de Sines, no Conservatório de Música Choralphydellius em Torres Novas; Escola de Música Canto Firme de Tomar e Mação; Academia de Música de Alcochete, Academia de Música de Alcobaça, Academia de Música de Lagos e Conservatório de Música de Loulé. Exerceu ainda funções de caráter Pedagógico na Escola das Artes de Sines e no Conservatório de Música de Loulé.

Foi convidada a lecionar como professora de Saxofone no I Estágio de Orquestra de Sopros do Litoral Alentejano para os Jovens Instrumentistas do Alentejo e Algarve na Escola de Artes de Sines; no Estágio Nacional de Orquestra para Jovens Músicos -ENOS-SIR em Gouveia com o Prestigiado Maestro/Compositor Espanhol José Alberto Pina; no VI Estágio para Jovens Instrumentistas Torrejanos sob a Direção do Maestro Espanhol convidado David Fiuza (Galiza) em Torres Novas; no I Masterclasse de Madeiras (Saxofone; Flauta e Clarinete), juntamente com os colegas Monika Streitová e António Saiote respetivamente, Organizado pela SFUM “Os Amarelos”.

Em 2010 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) onde frequentou o Curso de Mestrado em Música e Ensino da Música na Área de instrumento, Saxofone, na classe de José Massarrão e colaborou no desenvolvimento da sua tese com artistas conceituados como C. Lauba, C. Bochmann, R. Ducros, Daniel Kientzy, Israel Mira.

Nesse mesmo ano (2010) iniciou a sua atividade como maestrina tendo sido distinguida com o prémio de Menção Honrosa na Classe de Direção de Orquestra integrado no II Estágio de Direção Musical Vila de Portel sob a orientação do Maestro Luís Clemente, alcançando a maior votação do público presente no concerto final e respetivos músicos da Orquestra.

Posteriormente foi convidada a exercer funções como maestrina na Banda Filarmónica de Brinches e professora da escola de Música onde desenvolveu um projeto de reativação da Banda Filarmónica em parceria com a Junta de Freguesia de Brinches e a Câmara Municipal de Serpa.

Participou no III Estágio de Direção Musical com o prestigiado compositor Holandês Jacob de Hann e participou no Curso de Direção da Orquestra Nacional de Sopros com o maestro Mark Bartley (USA).

Desde então, tem sido convidada como Maestrina a colaborar nas diversas investigações desenvolvidas sobre “As Mulheres na Bandas de Música e Orquestras”. Tendo colaborado na tese de doutoramento de Marcos Moreira sobre “Mulheres em Bandas de Música no Nordeste do Brasil e no Nordeste de Portugal” realizada na Universidade Federal da Baiha sob a orientação de Joel Barbosa (U.F.B.) e a Coorientação de Alexandre Andrade do ISEIT de Viseu (2013). Deste projeto resultou o Livro “Histórias das Mulheres nas Bandas de Música- Uma Visão do Nordeste do Brasil e Norte de Portugal”, Ed. Cardoso & Conceição, Lda (2014), no qual colaborou como maestrina convidada.

Colaborou também com o CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) – Polo no Politécnico do INET (Instituto de Etnomusicologia- Estudos de Música e Dança) e Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto sobre “As Mulheres nas Bandas Filarmónica”.

Tem participado em diversas ações de formação sobre “Educação; Cultura e Ensino Artístico”: participou no 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado- Teoria e Prática, organizado pela AEEP em parceria com a Escola Superior de Dança, a Escola de Música e Artes do Espetáculo, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian; participou na ação de formação designada Ciclo de Conferência de Educação Estética e Artística “O Papel da Escola na Fruição dos Universos Culturais” promovida pela Direção-Geral da Educação; participou no Workshop “Neurociências e Neuro plasticidade na Educação” promovido pela High Performance Skills.

Ultimamente tem sido convidada a participar como oradora em colóquios e palestras, integrou o quadro de oradores no “VII Colóquio Lonergan- O Regresso das Humanidades” com a comunicação intitulada “Relação Interpessoal na Música” promovida pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa; integrou a mesa de oradores na Palestra “De Músico Filarmónico a Músico Profissional – Percursos e Histórias de Vida” juntamente com outros convidados representantes de vários departamentos universitários.

Atualmente é doutoranda em Música e Musicologia – Ramo de Interpretação – Saxofone, na Universidade de Évora.

[ Bio facultada por Lúcia Duarte e inserida a 08 de abril de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook