flautista Liliana Moreira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Liliana Moreira

Flauta transversal

Liliana Carina Pinho Moreira nasceu a 7 de abril de 1990 na Suíça.

Iniciou os estudos de flauta transversal na Academia de Música de São João da Madeira na classe de Rui Paulo de Sousa e posteriormente ingressou na classe de Sandra Camarinha onde completou o 8º Grau de Flauta Transversal.

Foi membro da Orquestra da Academia de Música de São João da Madeira, tendo feitos vários concertos em locais consagrados tais como: Casa da Música, Conservatório de Música de Aveiro, Conservatório de Música do Porto, Conservatório Regional de Gaia, Academia de Música de São João da Madeira, Academia de Música de Vilar do Paraíso, Academia de Música de Santa Maria da Feira, Europarque entre outras.

Seguidamente ingressou na Universidade Católica do Porto na classe de Paulo de Barros e na classe de formação musical com Teresa Macedo e Pedro Monteiro.

Ingressou na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espétaculo) na classe de Raquel Lima onde concluiu a Licenciatura. Nesta instituição trabalhou com vários professores desde de Paula Soares, Stephanie Wagner, António Saiote, Hugues Kesteman entre outros.

Em 2013, foi tocar ao Coliseu do Porto com a Orquestra da ESMAE onde teve a função de 1º piccolo.

Em 2011, foi convidada a participar no estágio de Orquestra de sopros de Vermoim, Maia.

Em 2013 e 2015, participou no projeto das 100 flautas, 100 saxofones e 100 Clarinetes (2015) organizado pela Casa da Música, no dia mundial da música.

Em 2014, fundou o trio de flautas, Fluvivace onde atuaram em vários locais prestigiados pelo distrito de Portalegre.

Em 2015, participou no “I Encontro de Flautas do Porto”, mais concretamente, Carnaval em Flauta, organizado pela Associação AFLAUP.

Em 2015 participou na 4ª Convención de la Asociación de Flautistas de Espanha, Bilbao, onde conviveu, com grandes nomes do mundo da Flauta.

Em 2016 ingressou na Universidade de Aveiro em Mestrado em Ensino da Música, na classe de Paulo de Barros, onde contatou com grandes artistas a nível nacional.

Foi convidada a colaborar com a Orquestra Sinfónica de jovens da Feira, sob a direção do maestro Paulo Martins, executando o papel de piccolo.

No ano letivo 2016/2017, foi membro da Orquestra sinfónica e Orquestra de sopros da Universidade de Aveiro, onde trabalhou com diversos professores entre eles, Luís Carvalho, André Granjo.

Em 2016, foi convidada a tocar a solo, no 3ºFestival Internacional de Música de Marvão.

Em 2017 e 2018 participou no Encontro de Flautas “FLUTE: Hands on Research” na Universidade de Aveiro.

Em 2017, foi convidada a dinamizar uma “Orquestra Júnior” que engloba crianças dos 7 aos 12 anos, com diferentes instrumentos.

Em abril do presente ano, organizou uma classe de aperfeiçoamento na Escola de Artes do Norte Alentejano, dinamizado por Mariana Moreira em flauta transversal.

Participou no “ II Encontro de Flautas do Porto”, AFLAUP, no Conservatório de Música do Porto.

Tem sido convidada para tocar em musicais, tais como, “Feiticeiro de Oz”(2012), “Annie”(2013), “Música no Coração”(2014), “Bela e o Monstro” (2015, 2016, 2017).

Tem o cargo de subdiretora numa Associação Recreativa onde também é professora. É membro da Banda Filarmónica de São João da Madeira onde faz o papel de piccolo.

Leciona Flauta Transversal na (EANA) Escola de Artes do Norte Alentejano, Portalegre, na Academia de Música de Paços de Brandão, e na Associação Villa Cesari, Oliveira de Azeméis

Em 2018 finalizou o Mestrado em Ensino da Música, na Universidade de Aveiro, na classe de Paulo de Barros com 17 valores.

Participou em classes de aperfeiçoamento com grandes nomes do mundo da Flauta Transversal como Paulo Barros, Emilio Lede, Cláudia Walker, Fernando Ranã Barreiro, Angelina Rodrigues, Alena Lugovkina, Stephanie Wagner, Paula Gomes, Ana Raquel Lima, Gil Magalhães, Robert Winn, Viçens Prats, Michel Bellavance, Christine Erlander Beard(piccolo), Peter-Lukas Graf, Michel Bellavance, Ana Maria Ribeiro, Julien Beaudiment, Marc Grauwels, entre outros.

Partilhe
Share on facebook
Facebook