Liliana de Sousa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Liliana de Sousa

Meio-soprano

Natural de Caldas de São Jorge, Liliana de Sousa, mezzo-soprano, licenciou-se em 2013 em Canto na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto).

Em Portugal, trabalhou com maestros como António Saiote, Artur Pinho Maria, Bruno Martins, João Paulo Fernandes, Pedro Teixeira, Toby Hoffman e José Ferreira Lobo em Ópera e Oratória, e os encenadores António Durães, Peter Konwitschny e Marcos Barbosa em diversas produções desde Mozart a Ópera contemporânea.

No âmbito da Ópera interpretou em Portugal Rosina em “Il Barbiere di Siviglia” de Rossini com a Orquestra do Norte, e fez parte de outras produções como “Die Zauberflöte” de Mozart, “L’Enfant et les Sortilèges” de Ravel e “Mahagonny Songspiel” de Kurt Weill. Em Oratória, cantou como solista nas obras Weihnachtsoratorium de Bach, Stabat Mater de Rossini, Glória de Vivaldi, Missa Brevis em Ré Menor de Mozart, Magnificat de João Rodrigues Esteves, Oratória de Natal de Camille Saint-Saëns, Requiem de Mozart, Stabat Mater de Pergolesi e Stabat Mater de Vivaldi.

Em 2015 foi solista na Segunda Sinfonia de Mahler realizado na Casa da Música no Porto.

Como estudante da International Opera Academy 2013/15 em Ghent na Bélgica (anteriormente denominada Flanders Operastudio), participou em várias produções no Aalto Musiktheater em Essen, na Alemanha. Dessas produções fazem parte “Nabucco” de Verdi, “Die Schweigsame Frau” de Richard Strauss, “Walküre” de Wagner e “Rusalka” de Antonín Dvórak.

Desde a temporada 2016/2017, Liliana de Sousa é solista no Aalto-Musiktheater em Essen na Alemanha, onde interpretou papéis como Hänsel (“Hänsel und Gretel”), Page (“Salome”), Annio (“La Clemenza di Tito”), Rosina (“Il Barbiere di Siviglia”) e Cherubino (“Le Nozze di Figaro”). Em concerto com a Essener Philharmoniker cantou o Magnificat de J.S. Bach. Além disso, cantou como convidada na Ópera em Wuppertal e em Dortmund.

Em concerto, cantou com a Dortmunder Philharmoniker o “Messias” de Händel, Magnificat de Bach, “Lobgesang” e “Die erste Walpurgisnacht” de Mendelssohn.

Na última temporada cantou em Essen papéis como Küchenjunge/2.Elfe (“Rusalka”), Despina (“Così fan tutte”), Kreusa (“Medea”), Flosshilde (“Der Ring an einem Abend”), Mercédès (“Carmen”), Barbara (” Eine Nacht in Venedig”), Page (“Salome”) assim como Hänsel.

Esta temporada 2019/2020 Liliana de Sousa irá apresentar-se no Aalto-Musiktheater como Polina (“Pique Dame”), Despina (“Così fan Tutte”), Mercédès (“Carmen”), Tebaldo (“Don Carlo”), Flosshilde (“Der Ring an einem Abend”), Anna (“Nabucco”), Hänsel (“Hänsel und Gretel”) e Cherubino (“Le Nozze di Figaro”).

[ Bio facultada por Liliana de Sousa e publicada na Meloteca a 04 de novembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook