Bio+
Liliana Aparício
Acordeão
Natural de Viseu, Liliana Aparício iniciou os estudos musicais aos 7 anos com Bruno Cabral. Em 2000 participou no VI Concurso de Alcobaça dinamizado por Aníbal Freire, tendo ganho o 4º lugar na Categoria Infantil; e em 2001 participou no VII Concurso de Alcobaça dinamizado, também, por Aníbal Freire, tendo ganho o 3º lugar na Categoria Infantil.
Entre 2001 e 2009 frequentou o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão de Viseu, tendo terminado o Curso Complementar Supletivo de Instrumento (Acordeão), na classe de Abel Moura, estudando e trabalhando com outros acordeonistas como Nuno Silva, Nancy Brito e Bruno Cabral.
Durante estes anos participou em inúmeras audições dinamizadas pelo Conservatório de Música de Viseu, tanto no auditório do mesmo, como na Biblioteca Municipal de Viseu, Museu Grão Vasco, Teatro Viriato, Centro Paroquial de Viseu, Palácio do Gelo, entre outros. Participou, também, em Concertos com a Orquestra de Acordeões da Área Metropolitana de Viseu dirigida por Abel Moura, em Viseu, Mangualde, Cascais, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Aveiro, entre outros.
Participou nos diversos Festivais de Música da Primavera de Viseu dinamizados pelo Conservatório de Música de Viseu, em concertos e Workshops. Ainda no âmbito destes festivais participou, em 2009, no Concurso de Instrumentistas do Conservatório de Música de Viseu, onde obteve o 1º Lugar na Categoria D – Instrumento (Acordeão).
Em 2009 ingressou na Universidade de Aveiro na Licenciatura em Música, variante de Acordeão, tendo concluído a mesma em 2012, participando em inúmeros Concertos no âmbito do Coro, Música de Câmara e Recitais a Solo de Instrumento.
Em 2010 frequentou uma classe magistral de Acordeão com Vladimir Zubitsky na Universidade de Aveiro. Em 2011 participou no Concerto de Vladimir Zubitsky e Nataliia Zubytska, como solista numa das peças “Ommagio ad Astor Piazzolla” (V. Zubitsky), em conjunto com a Orquestra de Acordeões de Viseu, no Auditório do Centro Paroquial de Viseu.
Em 2012 participou como solista na Cerimónia da Comemoração do 39º Aniversário da Universidade de Aveiro, na Reitoria da mesma. Ainda em 2012, ingressou no Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, participando em inúmeros Concertos de Música de Câmara e em Recitais de Acordeão.
Em 2013 participou com o Quarteto de Acordeões no Concerto de Encerramento da masterclasse de Acordeão orientada por Aníbal Freire e organizado por Vítor Monteiro, no Porto. Ainda durante este ano, frequentou uma classe de aperfeiçoamento sobre “O Acordeão e o Jazz” orientada pelo acordeonista João Frade, no Conservatório de Música de Viseu.
Em 2014, terminou o seu Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, variante em Acordeão, estando a participar desde o início deste ano em diversos Concertos a Solo, em Música de Câmara e com Orquestra de Acordeões.
Ainda durante este ano participou em classes magistrais, nomeadamente com o acordeonista Richard Galliano, na Associação D’Orpheu, em Águeda, e com Gonçalo Pescada no Conservatório de Música do Porto, tendo sido convidada para tocar uma peça a solo no Concerto de Encerramento (2014). Organizou e orientou Workshops sobre: “Funcionamento e Constituição do Acordeão” e “Programas de Notação Musical” (2014).
Participou no Festival de Música da Primavera de Viseu com o Quinteto de Acordeões do Conservatório de Música de Viseu, tendo sido, também, solista no Concerto deste Quinteto, emitido em direto pela Antena 2 (2014).
Organizou e apresentou a 1ª Masterclasse de Acordeão na Academia de Música de Paços de Brandão, convidando Vítor Monteiro para a sua orientação e tendo sido solista no Concerto de Encerramento deste evento (2014). Ainda durante este ano participou como conferencista na Conferência: ENIM 2014 Encontro Nacional de Investigação em Música 2014 (Lisboa – Portugal).
Em 2015, ingressou no Doutoramento em Estudos Contemporâneos do Ceis20 Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra. Participou com o seu trabalho na Conferência: 9th Congress of the European Federation of IASP® – Pain in Europe IX, em Viena – Áustria (2015). Participou, ainda, em diversos concertos e numa classe de aperfeiçoamento com Abel Moura no Conservatório de Música do Porto (2015).
Em 2016, no âmbito do seu Doutoramento participou, como Conferencista, na Conferência “Esperar o Inesperado” I Mostra de Investigação de Doutorandos da Universidade de Coimbra, bem como, participou também como Conferencista no Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Ao longo do ano de 2016 participou em inúmeros concertos e cerimónias, como instrumentista convidada, de salientar a Cerimónia de homenagem à Professora Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro, na Universidade de Coimbra, bem como, na cerimónia Comemorativa de Fernando Namora, ambas organizadas por professores da Universidade de Coimbra.
Durante o ano de 2016 tem feito investigação e escrito artigos científicos nas áreas da Música e Medicina, Música e Educação e Música e Filosofia, tendo já publicado em algumas revistas científicas internacionais.
Desde 2016 organiza, em parceria com o seu colega Vítor Monteiro, o Festival de Acordeão Porto, tendo sido diretora artística do mesmo e tendo participado como instrumentista em concerto e como conferencista, abordando o tema “Postura, Dor e Perceção de Esforço na aprendizagem do Acordeão”. No âmbito do Festival ainda trabalhou com Owen Murray e Inger Murray, docentes da Royal Academy of Music de Londres (Inglaterra), com Gorka Hermosa, professor no Conservatório de Música de Santander (Espanha) e com Diana Freire.
Em 2017 fez formação em Música e Comunidade em Inglaterra, no âmbito do Projeto Erasmus+, tendo trabalhado com diferentes formadores e músicos da Bournemouth Symphony Orchestra. Ainda durante este ano foi júri do 22º Troféu Nacional e 3º Concurso Internacional de Acordeão de Alcobaça.
Neste momento, está a prosseguir os estudos de Doutoramento na Universidade de Coimbra e é docente na Academia de Música de Vilar do Paraíso, na Escola de Música de Perosinho e na Academia de Música de Paços de Brandão.