Júlio Resende
Piano
Júlio Resende nasceu em Faro e começou a tocar piano aos quatro anos de idade. Mais tarde, iniciou os estudos no Conservatório Maria Campina com Oxanna Anikeeva (Piano) e Paulo Cunha (Formação Musical). Iniciou os estudos de jazz em 2000 com o contrabaixista e pedagogo Zé Eduardo. Nesse ano mudou-se para Lisboa e desde então estuda com Rodrigo Gonçalves, Pedro Moreira e Mário Laginha.
Em 2003 foi seleccionado para a 1.ª Big Band Nacional da Juventude. Posteriormente, fez o curso da Escola do Hot Clube de Portugal e foi chamado a integrar o Ensemble do Hot Clube. Pelo Hot Clube ganhou o prémio para “Melhor Combo” no âmbito do concurso inter-escolas realizado na Festa do Jazz do Teatro S. Luiz em 2005.
Participou em vários workshops internacionais, nos quais trabalhou com professores de prestigiadas Universidades de Jazz dos EUA, como a New School for Jazz and Contemporary Music e o Berklee College of Music: Aaron Goldberg, Gary Versage, Greg Tardy, Matt Penman, Frank Tiberi, Mark Ferber, Jonathan Kreisberg, Omer Avital, entre outros.
Em 2004 desloca-se a Paris por uma temporada na Universidade de S. Denis, estudando com Yves Torchinsky, Phillipe Michel, Fréderic Saffar e Lillian Dericq (professor da Bill Evans Academy). Em Paris toca em várias formações. Em 2006, licencia-se em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Ainda neste ano forma o Júlio Resende 4teto, o qual mantém com o intuito de trabalhar composições originais, e com o qual tem vindo a actuar por todo o país. Em 2007 gravou o seu primeiro disco, Da Alma, para a Clean Feed, recebendo excelentes críticas da imprensa nacional e estrangeira. Em paralelo com o seu quarteto tem outros projectos como os Happennig – com Carlos Bica, João Paulo Esteves da Silva, João Lobo e Luís Cunha – e Vânia Fernandes e Júlio Resende 4teto.
Em 2006/2007, leccionou o curso de piano/jazz na Escola JBJazz, em Lisboa. Deu também vários workshops de jazz.
Actualmente é Mestrando da Universidade de Aveiro em Música – Performance, com uma tese sobre improvisação.