José Valente acordeão

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Valente

Acordeão

José Valente nasceu em Lisboa, em 1989. Iniciou os estudos musicais aos 10 anos, sob a orientação de Paulo Jorge Ferreira, no Conservatório Municipal D. Dinis em Odivelas.

Aos 18 anos, foi admitido na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), onde concluiu o Mestrado em Música (Área de Especialização Acordeão) em 2013, sob a orientação de Paulo Jorge Ferreira e Maria Luísa Correia Castilho. Em 2010/11, a ESART atribuiu-lhe uma Bolsa de Estudo por Mérito.

Obteve vários prémios a nível nacional: 1º prémio no Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest (2008, categoria júnior); 1º prémio igualmente no concurso Folefest (2009, categoria sénior e música de câmara e 2012, categoria música de câmara); 1º prémio no 6º Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha (2009) e o 1º prémio no Prémio Jovens Músicos 2014 (categoria acordeão de concerto, nível superior), tendo obtido ainda neste último concurso o Prémio União Europeia das Competições Musicais para Jovens (EMCY) e uma Bolsa da Fundação Gulbenkian. Foi o primeiro acordeonista solista a receber o prémio EMCY. Obteve também o 3º prémio na categoria de música de câmara no concurso internacional de acordeão Coupe Mondiale, na Escócia (2008).

Tocou com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Metropolitana e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob a direcção de Cesário Costa, Pedro Carneiro e Olari Elts.

Frequentou classes de aperfeiçoamento dirigidas por conceituados acordeonistas, nomeadamente Frédéric Deschamps, Friedrich Lips, Geir Draugsvoll, Mika Väyrynen, Paulo Jorge Ferreira, Vojin Vasovic e Yuri Shishkin. Tem realizado concertos em todo o país, designadamente na Casa da Música, Centro Cultural

2015

Partilhe
Share on Facebook
Facebook