José Mesquita Lopes guitarrista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

José Mesquita Lopes

Guitarra clássica

Depois de ter frequentado o Curso de Arquitectura no início dos anos oitenta, José Mesquita Lopes optou por seguir uma carreira musical.

Estudou guitarra na Academia de Amadores de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Superior (10º grau) (com programa elaborado por Piñero Nagy) em 1987, com dezoito valores (a melhor nota obtida na Escola), na classe de Paulo Valente Pereira (antes da inclusão de uma classe de guitarra na ESML).

Posteriormente estudou particularmente com Christopher Lyall (1991). Frequentou vários cursos internacionais, entre eles o da Costa do Estoril com Alberto Ponce (1980 a 90) e Hopkinson Smith, o de Alcoy (Espanha) com José Luís Gonzalez (1986) e o de Santo Tirso com Leo Brouwer (1994), Abel Carlevaro, David Russel, Roland Dyens e o de Almendralejo (Espanha) com Erik Stenstadvold (2010). Estudou ainda com Alírio Diaz (Estoril) e P. Nagy (Estoril).

Em 2000 concluiu a Profissionalização em Guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Dirk de Hertogh, obtendo a melhor nota do seu concurso. Neste mesmo ano começou a colaborar como professor cooperante de alunos estagiários, futuros professores deste instrumento (da Universidade de Évora, da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro e do Instituto J. Piaget – Almada).

Frequentou, ainda, dois cursos de formação para professores de guitarra com Stefan Löfvenius (2012 e 2015).

Estudou Composição com C. Bochmann, Constança Capdeville, Emanuel Nunes, Cândido Lima, Leo Brouwer, Juan Carlos Buonacorso, Roberto Pérez, J. P. Oliveira, Amílcar Vasques-Dias, Sérgio Azevedo e Nuno Bettencourt entre outros, concluindo o Bacharelato do Curso Superior de Composição da E.S.M.L. em 1994.

Em 2003 concluiu a Licenciatura em Composição nesta mesma Escola, onde obteve a classificação de vinte valores no Projecto Final de Curso (a melhor nota de sempre na Escola). Este projecto foi encaminhado para a Biblioteca da Escola e aconselhado a editar por todo o júri.

Em Fevereiro de 2009 concluiu a disciplina de Doutoramento – Teoria e Método das Ciências Musicais – com os professores Carlos Brito e Salwa Castelo-Branco, na Universidade Nova de Lisboa.

É Doutorado pela Universidade de Aveiro desde 2015, tendo sido aprovado por unanimidade, distinção e louvor do júri. O tema da tese é “A Música Portuguesa Contemporânea para Guitarra de 1983 a 2008”. Foi orientado por Paulo Vaz de Carvalho e Christopher Bochmann, com bolsa da FCT.

Assistiu e participou em cursos/conferências de L. Brouwer (1994,98 e 2001), Karlheinz Stockhausen e Elliot Carter (1992), Reginald Smith-Brindle (1983) e Claude Henry Joubert (1995).

Em agosto de 2017 teve uma grande entrevista (17 p.) na revista brasileira Violão +, nº 24 e edição de um arranjo da obra Dança Húngara nº1 – J. Brahms, para Orquestra de Guitarras, Contrabaixo e Percussão.

Tem obras para instrumentos solistas, música de câmara vocal e instrumental, orquestral, concertante e electroacústica, tendo algumas delas sido já tocadas, sobretudo na Europa e nas Américas, e gravadas por artistas de renome.

Em 2017, 18 e 20 participou em Cursos de Direção de Orquestra e de Banda orientados pelo Maestro Francisco Navarro Lara. Com este Maestro e autor, foi co-autor et al de ‘El Gran Libro de la Interpretación Musical’ e ‘La Forja de un Maestro’ – Escuela de Direción ‘Maestro Navarro Lara’ – 2018. AMAZON. Poland.

Neste momento encontra-se a editar a maior parte da sua obra na editora Ava Musical Editions. Também tem obras editadas na J.M.P., Ayuntamiento de Badajoz/Pro-Musica (Espanha), CIMP e Violão + (Brasil).

O seu nome consta do “Dicionário” “Aproximação à História da Música Portuguesa” de Jesus Ignacio Pérez Perazzo (1997). Caracas: R.J.Libros. Efectuou diversas gravações para a RDP2 e RFM tanto a solo como em diversas formações de câmara (duo de guitarras Mesquita-Amorim, Trio de Guitarras de Lisboa, Trio Música Viva, Musicus Ensemble. Gravou para a RTP1 e 2, SIC e TVI. Tem tocado a solo, com orquestra (Concertos em Do maior e Re Maior de A. Vivaldi, Concierto de Aranjuez e Andaluz de Joaquin Rodrigo, Quarteto com guitarra de Manuel M. Ponce, etc.) e em diversas formações camerísticas nos mais importantes festivais nacionais (Gulbenkian, Costa do Estoril, CCB, Casa da Música do Porto, Lisboa (vários), Leiria (vários), Festival de Almada, Festival Internacional “Cidade de Almada”, Beja, Faro, Santo Tirso, Aveiro, S. Roque, Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leiria/Fátima, Festival Internacional de Guitarra de Leiria, Festival Elogio da Guitarra, Guarda, Braga, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, etc.) sendo de destacar os concertos integrando o Trio de Guitarras de Lisboa. Com este mesmo grupo, gravou em 1997 um CD com obras originais para três guitarras, do século XX (Numérica-1049), com excelentes indicações da crítica especializada como a Guitar Player, Les Cahiers de la Guitare, Royal Classics, A Capital, Arte Musical,etc. Gravou também algumas obras suas a solo (Balada e Duas Visões Breves) numa colectânea intitulada “Cesário Verde na Música Portuguesa Contemporânea” (Duplisom C 241-1990).

Gravou obras de F.M.Torroba e Celso Machado, dirigindo o Ensemble Concertante de Guitarras, para o CD “Orfeão no seu Melhor “2003-2004; ainda com o mesmo grupo gravou a obra “O Professor”, da sua autoria, para Ensemble de Guitarras, para o CD “Orfeão no seu Melhor” 2006-2007. Ambos os discos foram editados pelo Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes. Este Ensemble obteve em 2004 o 1º prémio em Música de Câmara (escalão B) e em 2007 e 2009 obteve o 1º prémio (escalão A) no Concurso Jovens Talentos da EMOL. Gravou obras de Quantz, Bizet e Torroba com o Ensemble de Guitarras do CMDD (Odivelas), para o CD “Conservatório de Música D. Dinis” 2010-2011. Gravou para os CDs “Conservatório de Música 2011-2012”, com o mesmo grupo, obras de Bach, Torroba e Celso Machado (arranjo de José Mesquita Lopes) e “Conservatório de Música D. Dinis 2012-2013 obras de T. Monk, H. Hancock e Duke Ellington.

Em 2008 estreou três obras suas que integraram o Bailado Infantil “Eu Quero Ser” (baseado no livro com o mesmo nome de José Jorge Letria), tendo participado como compositor e director/intérprete. Foi editado um DVD com o espectáculo da estreia pela Média Movie, Edições Audio – Visuais. Em 15 de Junho de 2013 estreou a obra “A Natureza, o Povo e o Espaço” para Coro, Ensemble de Metais, Percussao e Eletroacústica, uma encomenda do Festival de Música de Leiria e FCG.

Desde 2009 tem-se apresentado em concertos/conferência na Universidade de Évora, Universidade do Minho e OLCA de Leiria. Em 2010 e 2011 realizou novos concertos/conferência nas Universidades de Aveiro (PERFORMA ’11) e Évora, na Escola Superior de Música de Lisboa, no Festival “Elogio da Guitarra” (Guarda), onde ministrou, também, um Curso de Interpretação, Técnica e Leitura à 1ª Vista e Estágio de Orquestra, e no Ciclo Musicália na AAM de Lisboa. Neste momento tem convites para Conservatórios em Itália, Brasil, Espanha e novamente para a Escola Superor de Música de Lisboa.

Tem estreado obras de compositores portugueses e estrangeiros (entre os portugueses incluem-se Carlos Gomes, Pedro Figueiredo, Hugo Ribeiro, Isabel Soveral, C. Bochmann, Gonçalo Lourenço, Ricardo Barceló e José Mesquita Lopes. Entre os estrangeiros podemos incluir Hugo Pfister, Léo Brouwer, Lennox Berkeley, Stepan Rak, Bela Bartok, Barna Kovats, Pierre Petit, António Ruiz-Pipó, entre outros).

Foi membro do Trio Música Viva (Flauta,Viola e Guitarra) com o qual actuou em Portugal e Espanha. Em Outubro de 2004 participou como Concertino na 1ª Orquestra de Guitarras constituída a nível nacional, dirigida por C. Bochmann, cujo programa incluiu uma das suas obras para Ensemble de Guitarras (Ecos da Eternidade).

Desde 2004 até 2015, tem realizado em conjunto com Tomás Camacho, Margarita Escarpa, Ignacio Rodes, (todos professores de Conservatórios Superiores de Música em Espanha), Alvaro Pierri (Uruguay/Austria – Academia de Viena” Universitat fur Muzik und darstellende Kunst Wien) e Claudio Marcotulli (Conservatório de Fermo), Paulo Vaz de Carvalho (Universidade de Aveiro), Carlo Marchione (Conservatoire de Maastricht), Guilherme Vincens (Universidade de S. João del Rey, Belo Horizonte), Stefan Lofvenius (Instituto de Pedagogia de Uppsala), Ricardo Barceló, Carlos Gutkin, Thierry Bégin-Lamontagne, Thibaut Garcia, Bogdan Mihailescu, Andrea Roberto, Ilda Coelho, entre outros; classes magistrais de Guitarra, Música de Câmara e Orquestra, Conferências, Concertos, para além de participar em vários Concursos Nacionais e Internacionais no Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leiria/Fátima.

Em 1999 foi professor convidado para o I Curso de Guitarra do Conservatório Regional de Loures. Em 2011 foi o professor e concertista convidado para o III Curso do III Festival “Elogio da Guitarra” na Guarda. Em 2014 foi convidado para dar masterclasses no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes; em 2015, no Conservatório de Música de Sintra; em 2016, na Academia de Música de Óbidos e no Curso de Música Silva Monteiro no Porto; em 2017 e 2019, Técnica Instrumental na Escola de Música ‘Luís António Maldonado Rodrigues’ – Física de Torres Vedras; em 2018, no Conservatório D’Artes de Loures, na Escola de Música do Orfeão de Leiria e Orquestra de Guitarras na EPABI (Covilhã) e Conservatório D. Dinis; em 2019 e 2020, no Conservatório de Artes de Loures e em 2020 no Conservatório de Alhandra.

Tem feito parte de júris em alguns concursos nacionais (JMP-Lisboa, Festival de Guitarra de Leiria, Concurso Nacional de Guitarra de Leiria e do Concurso Internacional do Festival Internacional de Guitarra de Leiria (desde 2004 até 2017), e no Concurso Hispano-Luso de Fafe 2012).

Em 2006 foi convidado para orientar o I Estágio de Orquestras de Guitarra em Tomar (Escola Canto-Firme).

Em 2010 foi professor convidado para o 2º Curso “Aranda” de escrita idiomática instrumental (guitarra), na Universidade de Évora (juntamente com Dejan Ivanovic, Paulo Vaz de Carvalho e Christopher Bochmann).

Tem elaborado programas de Guitarra, Música de Câmara e Leitura à 1ª Vista para vários conservatórios nacionais em (Odivelas, Lisboa, Leiria e Coimbra) e para o ensino superior no ISEIT – Instituto Universitário de Almada (J. Piaget). Nesta escola leccionou no Curso de Licenciatura e de Mestrado entre 2011 e 2017.

Muitos alunos seus já finalizaram os seus cursos superiores em Portugal (alguns deles na ESML. Instituto Piaget, UA e UE), Espanha, França e Inglaterra. Muitos deles já obtiveram prémios em vários concursos nacionais e internacionais como Pedro Rodrigues, Sérgio Pereira, Eduardo Reis, Nuno Sá, Sónia Leitão, Roberto Batista, André Tempera, Rui Grenha, Rafael Pessoa, Ricardo Martins, Tiago Morin, João Pires, Pedro Brogueira, Ana Beatriz, João Guilherme, Vladimir Frutuoso, entre muitos outros, sendo que alguns já se encontram a elaborar Mestrados e Doutoramentos.

Tem actuado por todo o país dirigindo os Ensembles de Guitarra do Orfeão de Leiria (Ensemble Concertante de Guitarras) e do CMDD de Odivelas.

De 2015 a 2016 (2 anos) foi coordenador da Licenciatura em Música e do Mestrado em Ensino da Música no ISEIT, J. Piaget de Almada. Em 2020 é membro do comité artístico da 2ª edição da 21st Century Guitar Conference, U. Nova/CESEM. Desde 2013 foi membro colaborador da Unidade de Investigação de Música e Musicologia (UniMeM) e é membro desde 2015 do CESEM. É, actualmente investigaor do Inet-Med.

Prémios e Distinções

Ano . Prémio ou distinção . Entidade promotora

2009

1º Prémio de Classe de Conjunto, Escalão A “Jovens Talentos da EMOL” com o Ensemble Concertante de Guitarras do OLCA
Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria

2007

1º Prémio de Classe de Conjunto, Escalão A “Jovens Talentos da EMOL” com o Ensemble Concertante de Guitarras do OLCA
Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria

2004

1º Prémio de Classe de Conjunto, Escalão B “Jovens Talentos da EMOL” com o Ensemble Concertante de Guitarras do OLCA
Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria

1987

1º Prémio – Curso Superior (melhor nota 18valores) no Exame de Guitarra da AAM Lisboa, Academia de Amadores de Música de Lisboa

1984

1º Prémio – Curso Complementar (melhor nota – 18 valores) no Exame de Guitarra da AAM Lisboa. Academia de Amadores de Música de Lisboa

1982

1º Prémio – Curso Geral (melhor nota – 17 valores) no Exame de Guitarra da AAM Lisboa. Academia de Amadores de Música

1988

1º Lugar no Concurso de Entrada para o Curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa. Escola Superior de Música de Lisboa

1988
Menção Honrosa no Concurso de Guitarra – Nível Superior
Juventude Musical Portuguesa

2006

1º prémio no I Concurso de Composição Hispano/Luso para guitarra “Ciudad de Badajoz”. Aguicex

1986

1º Premio e Menção Honrosa – Concurso Ibérico. Juventude Musical Portuguesa

1987

Menção Honrosa (melhor prémio) – Concurso ACAV – Aveiro
ACAV

1991

Menção Honrosa (único premiado) – Concurso Luís de Freitas Branco. Conselho Português da Música

1995

Menção Honrosa- Composição Sinfónica-Concurso Joly Braga Santos. Câmara Municipal de Lisboa

Professor em:

27-9-2011 a 2017

Professor de Guitarra, Música de Câmara, Didáctica do Instrumento e Regente de Estágio. Orientador. Coordenador do Mestrado em Ensino ISEIT – Instituto Universitário de Almada (Jean Piaget)

01-9-2003 a

Professor de Guitarra e Classe de Conjunto Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria

01-9-2009 a 31-8-2012

Professor de Guitarra. Escola Profissional de Música do Orfeão de Leiria/Escola Secundária Domingos Sequeira

01-9-1993 a

Professor de Guitarra e Música de Câmara. Conservatório de Música D.Dinis-Odivelas

01-9-1990 a 31-8-1995

Professor de Guitarra e Música de Câmara Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria

01-9-1985 a 30-9-2011

Professor de Guitarra e Análise para Guitarristas Academia de Amadores de Música – Lisboa

01-9-1994 a 01-10-1995

Professor de Guitarra Escola de Música Nª Srª do Cabo-Linda-a-Velha

01-9-1987 a 31-8-1989

Professor de Guitarra e Música de Câmara Conservatório Regional de Coimbra

01-9-1982 a 31-8-1985

Professor de Guitarra Escola de Música Leal da Câmara-Rinchoa/ Conservatório de Sintra

Experiência na orientação

Orientador (Professor Cooperante) do Estágio da Profissionalização em Serviço (Guitarra/Música de Câmara) de alunos da Licenciatura e Mestrado da Universidade de Évora, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Instituto Jean Piaget de Almada (ISEIT), a partir do ano 2000.

Professor orientador cooperante de Estágio, Orientador Institucional e Orientador da PES (Relatório Final – Tese) de inúmeros alunos de Mestrado em Ensino do ISEIT, J. Piaget Almada a partir de 2015. Co-Orientador de Mestrando do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Desde 2015 tem feito parte de vários júris de defesas de Mestrado em Ensino, Performance e Doutoramento na Universidade de Aveiro e no ISEIT, Piaget de Almada.

Capítulos de livros

Mesquita Lopes, José (1989). Três Poemas de Mário Dionísio para Canto e Guitarra (pág. 22 a 31). Exposisom. Exposição Visual e Sonora de Composição de Jovens Músicos Ibéricos. Porto: SEC-Direcção Regional do Norte

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Mesquita Lopes, José (1998). Crítica do concerto do Trio de Guitarras de Zagreb (pág.24); Análise Musical de Cavatina de S. Vachez (pág.34). S.Tirso: Guitarreando, revista de guitarra. Ano 1, nº2.

Mesquita Lopes, José (1990). Breve História da Guitarra (pág. 4 a 15). Queluz: Sapiens Magazine nº1.

Mesquita Lopes, José (1999). Divulgação e Análise de “O Album de Colien e a Actual Música Portuguesa para Guitarra” (pág. 114 a 116). Lisboa: Arte Musical, IV série, vol.4, nº14.

Mesquita Lopes, José (1998). Crítica sobre o “Festival Internacional de Guitarra de S. Tirso” (pág.110 a 112). Lisboa: Arte Musical, IV série, vol.4, nº12.

Mesquita Lopes, José (2011). “A Transcrição na Música Contemporânea Portuguesa Original para Guitarra”. Performa ’11. Encontros de Investigação em Performance. DECA. Universidade de Aveiro.

Publicações em actas de encontros científicos

Mesquita Lopes, José (2011). Nos Limites da Transcrição. A Transcrição na Música Contemporânea Portuguesa Original para Guitarra. PERFORMA ’11. Editado por Rosário Pestana e Sara Carvalho. Publicação da Universidade de Aveiro.

Lista de Obras

Balada Guitarra 1983
Apontamentos I Duas Guitarras 1983
Duas Peças a 4 mãos (Dois Estudos Seriais-Homenagem a O. Messiaen)1 ou 2 Pianos 1985
Breve Evocação Piano 1985
Três Poemas de Mário Dionísio* Soprano e Guitarra 1986
Dois Solos** Clarinete 1987
Duas Visões Breves Guitarra 1987
A Deusa Visível Coro misto e Soprano 1989
Estudo Numerus Nove Guitarra 1989
Quarteto para Cinco Clarinetes*** Quarteto de Clarinetes 1990/91
Visão Natureza Electroacústica Fita Magnética) 1991
Momentos de Cor Electroacústica 1992
(Fita Magnética)
Dois Portfolios EstilísticosI Piano 1992
(Homenagem a Schoenberg e Hindemith)
Dois Portfolios EstilísticosII Trio e Quarteto de Cordas 1992
(Homenagem a Bartok e Ligeti)
Passeios da Cidade**** Orquestra,Percussão e Coro 1994/95
Glosa sobre um tema de Teresa Guitarra 1997
Prelúdio Abreviado Guitarra 1998
Sol y Aire 3 Guitarras 1998
Ecos da Eternidade 8/16 ou mais Guitarras 1999
Ligeti at Home Quinteto (Fl,Clsib,Vln,Vla (ou Guit.) e Vc) 2001
Concerto p/ Guitarra e Orquestra (Homenagem a Leo Brouwer) 2003
Glosa Desconcertante Guitarra 2004
Três Peças para um Bailado: ( O Que Eu Quero Ser ) 2005
O Professor Quarteto ou Ensemble de Guitarras
O Futebolista Quarteto ou Ensemble de Guitarras
O Bombeiro Duo p/ Sax. Alto e Cl sib
Estudo Con Sequenza***** Guitarra 2006
Concerto de Câmara com guitarra/Ligeti at Home 2008
Variações sobre um tema de Natal 4/6 ou mais guitarras 2010
“A Natureza, o Povo e o Espaço” Coro, Ensemble de Metais, Percussão e eletroacústica 2013
Dois Solos versão para Saxofone Alto 2014
Hymn to Jesus Christ – Coro Misto 2017
Sonatina I para oboé – 2019/2020

Prémios

1º Prémio Exposisom e Menção Honrosa – Concurso da Juventude Musical Portuguesa – Luso/Espanhol – 1986

Menção Honrosa (melhor classificação) – Concurso ACAV-Aveiro – 1987

Menção Honrosa (único classificado) – Concurso “Luís de Freitas Branco” – Conselho Português da Música – 1991

Menção Honrosa – Música Sinfónica “Concurso Joly Braga Santos” – Câmara Municipal de Lisboa – 1995

1º Prémio no I Concurso de Composição Hispano Luso p/ Guitarra Clássica “ Cidade de Badajoz” – 2006

Arranjos/Transcrições

Dmitri Schostakovitch – Valsa nº2 (2 pianos) – Fl, Clsib, Vln, Vla, Cb e Gtra
Dmitri Schostakovitch – Polka op.22 (2 pianos) do ballet A Idade do Ouro, para
Fl, Clsib, Vln, Vla, Cb e Gtra
Dmitri Schostakovitch –Valsa em SolM(2 pianos)–Fl, Clsib, Vln, Vla, Cb eGtra
Thea Musgrave – Excursions (2 pianos) – Gtra, Vln, Vla, Clsib e Cb
William Walton – Music for Children (2 pianos) – Acordeão, Vln e Cb
Fernando Lopes-Graça – 6 Canções Reg. Portuguesas (Coro)– Gtra, Fl e Vla
Fernando Lopes-Graça – 3 Canções de Natal – Gtra, Fl e Vla (Coro)
Bela Bartok (Piano/Orquestra) – Danças Populares Romenas – 2 Guitarras
G. Fauré – Pavana op. 50 – Gtra, Fl e Vla
J. Brahms – Canção de Embalar op.49 nº4 – Septeto ou Ensemble de Guitarras
J. Brahms – Dança Húngara nº1 (2 pianos/Orquestra) – Guit. Solo e Ensemble
de Guitarras ( + perc. e Cb)
Francisco António de Almeida – O Quam Suavis (Coro) – Quarteto/ Ens. De Guitarras
J.S. Bach – Concerto Italiano (cravo) – Trio de Guitarras
J. S. Bach – Ária da Suite p/ Orq. Em ReM – Ensemble de Guitarras e solista
– Guitarra solo
Pedro de Araújo – Fantasia do 4º tom ( c/A. Ferreirinho) – 3 Guitarras
P. Manoel Rodrigues Coelho – 1º Tento do 1º tom (c/A. Ferreirinho) –3 Guit.
Astor Piazzola – História do Tango (Fl e Guit.) – Fl e Ensemble/Orquestra de Guitarras
Ferenc Farkas – Csangó Sonatina – Ensemble/Orquestra de Guitarras + Perc+Cb
Celso Machado – 5 Peças Populares Brasileiras – Ensemble/Orquestra de Guitarras
Celso Machado – Choro- Maxixe – Flauta, Cb e Ensemble /Orquestra de Guitarras
Celso Machado – Pé de Moleque (Samba-Choro) – Oboé, Cb e Ensemble/Orq. de Guitarras
Celso Machado – Sambossa – Flauta, Contrabaixo, Percussão e Ensemble/Orquestra de Guitarras
John Rutter – Christmas Lulaby (Coro) – 4/6 ou mais guitarras
Carlos Paredes – Verdes Anos – 2 guitarras
José Afonso – Canção de Embalar – 2 guitarras
Fernando Lopes-Graça – Quatro Canções Regionais Portuguesas para Orquestra de Guitarras, Cb e Perc.

Outras publicações

Mesquita Lopes, José (1992-15 de Dezembro). Notas sobre o programa do concerto com obras para guitarra e orquestra de A. Vivaldi, Carlos Seixas, E. Bozza e Leo Brouwer. I Encontro de Guitarra de Lisboa.

Mesquita Lopes, José (1988-Julho). Notas sobre o programa do concertista Alírio Diaz. Estoril. Festival Internacional da Costa do Estoril.

Mesquita Lopes, José (1992-16 de Dezembro). Notas sobre o programa de concerto do Duo de Guitarra e Cravo e do Trio de Guitarras de Lisboa. Obras de Bocherini, Ponce e Manoel Rodrigues Coelho, S. Rak, Smith-Brindle e Klaus Wusthoff. I Encontro de Guitarra de Lisboa.

Mesquita Lopes, José (1992-18 de Dezembro). Notas sobre o programa de concerto do Duo de Flauta de Bisel e Vihuela, Christiane Jacobi e Nuno Torka Miranda e do Duo Cantabile. Obras de Luys Milan, A. Mudarra, Estevão de Brito e Jacques Ibert, F. L. Graça e Astor Piazzola. I Encontro de Guitarra de Lisboa.

Mesquita Lopes, José (1992-19 de Dezembro). Notas sobre o programa de concerto de Rui Martins. Obras de H. Sauguet, C. Ballif e Roland Dyens. I Encontro de Guitarra de Lisboa.

Mesquita Lopes, José (2003). Reflexões Sobre a Importância da Análise na Interpretação Musical. Projecto de Composição. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (2002). O Uso de Material Pré-Existente na Música de Olivier Messiaen. Análise IV. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (1990). A Forma Musical. Estética. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (2000). Análise Sobre a Produção, Escrita e Interpretação de Sons Harmónicos na Guitarra. Intervenções Didácticas. Profissionalização. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (2000). Projecto Curricular Interdisciplinar Centralizado no Curso de Guitarra do Ensino Vocacional. Desenvolvimento Curricular. Profissionalização. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (2000). As Necessidades das Crianças e Como se Satisfazem – Síntese Analítica. Psicologia da Educação. Profissionalização. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José. (1998- ? ) A Técnica Diária para guitarristas. (em elaboração e teste – para futura edição)

Mesquita Lopes, José (1992). Breves Análises às Obras de Igor Stravinsky. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (1990). Análise da Suite BWV 996 de J. S. Bach. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (2000). Interdisciplinaridade e sua Viabilidade nas Escolas de Música em Portugal. Organização e Gestão Escolar. Profissionalização. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (1991). A Obra de Bryan Ferneyhough. História da Música do séc. XX. Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa. ESML.

Mesquita Lopes, José (2009). On Teaching Performance – Apresentação Crítica. Teoria e Métodos das Ciências Musicais (Doutoramento). Lisboa. Universidade Nova de Lisboa – Departamento de Ciências Musicais.

Mesquita Lopes, José (2009). Prolegómenos à Fundamentação de uma Hermenêutica Musical – Apresentação Crítica. Teoria e Métodos das Ciências Musicais (Doutoramento). Lisboa. Universidade Nova de Lisboa – Departamento de Ciências Musicais.

Gimeno, Julio & (Mesquita Lopes, José – colaboração) (2011). “Harmónicos” in Enciclopédia de La Guitarra de Francisco Herrera. Editora Piles, Editorial de Música, S.A. Valencia
10. Comunicações

Comunicações orais por convite

Mesquita Lopes, José (2005). “A Escrita e a Produção de Sons Harmónicos na Guitarra”. 2º Estágio de Orquestra da Região de Leiria/Fátima.Master Class de Guitarra.Leiria.

Mesquita Lopes, José (1997). “Problemas da Moderna Escrita para Guitarra”. IV Festival Internacional de Guitarra de Aveiro. Conservatório de Aveiro.

Mesquita Lopes, José (1995). “Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra, obras de José Mesquita Lopes, Pedro Figueiredo e Carlos Gomes”. V Curso de Guitarra do Orfeão de Leiria. Leiria.

Mesquita Lopes, José (1998-Janeiro). “Abreviaturas Rítmicas e Análise de Quiálteras nas Obras Contemporâneas para Guitarra”- Execução Escrita e Prática. Academia de Amadores de Música. Lisboa.

Mesquita Lopes, José (1999). “Músicos e Musica Brasileira”. Conservatório D. Dinis. Odivelas.

Mesquita Lopes, José (1993). A Técnica da mão direita na Guitarra. História, Posição e a Problemática das Unhas. III Curso de Guitarra do Orfeão de Leiria. Leiria.

Mesquita Lopes, José (2009). A Guitarra na Música Contemporânea Portuguesa (Parte 1). Ciclo de Conferências na Universidade de Évora.

Mesquita Lopes, José (2009). A Música Portuguesa para Guitarra no séc. XX e XXI (Parte 1). “A Guitarra no Outono”- Ciclo de Concertos. Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. Leiria

Mesquita Lopes (2010) – A Guitarra na Música Contemporânea. Autores Estrangeiros e Portugueses nos séc. XX e XXI. Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas. Departamento de Música

Mesquita Lopes, José. (2011) “A Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra”. Festival Elogio da Guitarra. Guarda.

Mesquita Lopes, José (2011). “A Música Portuguesa Contemporânea para Guitarra (Parte 1)”. Escola Superior de Música de Lisboa.

Mesquita Lopes, José (2011). A Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra (Parte 1). “Musicália 2011”.
Academia de Amadores de Música.

Mesquita Lopes, José (2011). A Transcrição na Música Portuguesa Contemporânea Original para Guitarra.
Universidade de Évora.

Comunicações em painel (“poster”)

Mesquita Lopes, José (2011). “A Transcrição na Música Contemporânea Portuguesa Original para Guitarra”. Performa ’11. Universidade de Aveiro.

[ Bio facultada por José Mesquita Lopes, publicada na Meloteca a 09 de junho de 2020 ]