José Maria Pedrosa Cardoso
Musicologia
Natural de Guimarães, depois de se formar em Filosofia e Teologia, José Maria Pedrosa Cardoso estudou Pedagogia, Didáctica Musical e Direcção Coral, diplomou-se em Piano no Conservatório de Música do Porto, fez a licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa e obteve o grau de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Universidade de Coimbra.
A partir de Janeiro de 1987 acumulou a docência na Universidade Nova de Lisboa e no Conservatório Nacional com o cargo de assessor de João de Freitas Branco na direcção artística e de produção do Teatro Nacional de S. Carlos.
Da sua actividade pedagógica, sobressai a direcção de coros e a produção e dinamização musical, aos mais diversos níveis.
Como comunicador, é chamado frequentemente a falar, em Portugal e no estrangeiro, sobre música histórica portuguesa. Participante assíduo em congressos das mais diversas áreas, escreveu numerosos artigos publicados em actas e revistas da especialidade. É autor de O Teatro Nacional de S. Carlos – Guia de Visita, 1991, de Fundo Musical da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 1995, Carlos Seixas, de Coimbra (coord), 2004, O Canto da Paixão nos Séculos XVI e XVII: A Singularidade Portuguesa, 2006.
Integrando o quadro de nomeação definitiva da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, é professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi director do Mestrado em Ciências Musicais e onde é responsável pela área de Música da licenciatura em Estudos Artísticos.
Com investigação musicológica nos principais arquivos musicais portugueses, é investigador do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Nos seus projectos a breve prazo, figuram a publicação de várias obras de obras de musicologia histórica portuguesa dos séculos XV e XVI bem a tradução de textos medievais relacionados com a música.
FORMAÇÃO ACADÉMICA
• Cursos de Filosofia e Teologia em Valladolid e Munique, 1962-1969.
• Cursos de Canto Gregoriano pela Escola Superior de Música Sacra de Madrid, Salamanca, 1965-1967.
• Conclusão do Curso Superior de Teologia no ISET de Lisboa, 1969.
• Cursos breves de Pedagogia e Didáctica Musical com Edgar Willems e Jos Wuytack, Porto 1969-1972.
• Cursos breves de Direcção Coral com Michel Corboz, Pierre Salzmann e Viktor Arnaudov, Lisboa 1969, 1971 e 1977.
• Conclusão do Curso Geral de Piano pelo Conservatório de Música do Porto, 1978.
• Licenciatura em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, 1986, com a média de 16.
• Provas de Doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Universidade de Coimbra com a tese, orientada pelo Prof. Doutor Rui Vieira Nery, O canto litúrgico da Paixão em Portugal nos séculos XVI e XVII: os Passionários polifónicos de Guimarães e Coimbra, com o resultado de «aprovado com distinção e louvor por unanimidade», 1998.
ACTIVIDADE DOCENTE
• Professor no Seminário de Cristo Rei (V. N. de Gaia) e no Colégio Externato de Gaia, 1969-1975
• Professor nos núcleos de Gaia e Viana do Castelo da Juventude Musical Portuguesa, Delegação do Porto, 1973-1975.
• Professor na Escola Secundária e na Escola Preparatória de Lagos, 1976-1981.
• Professor na Escola Secundária de D. Dinis, Chelas (Lisboa), 1982-1984.
• Assistente convidado, a 50%, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Ciências Musicais.
• Professor na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, de 1986 a 2000, integrando o quadro de nomeação definitiva da mesma desde 1999.
• Assistente convidado, a 30%, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde o ano académico de 1992-1993.
• Docente dos Cursos Internacionais de Férias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a partir de 1993.
• Docente do Mestrado em Ciências Musicais da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a partir de Novembro de 1998.
• Formador registado em 2001 do CCPFC nas áreas de Educação Musical / Música e Didácticas Específicas (História da Música)
• Professor auxiliar convidado requisitado, em tempo integral, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a partir de Setembro de 2000.
ACTIVIDADE PEDAGÓGICA E CULTURAL
• Foi membro fundador da Equipa Diocesana de Música do Porto e do Coro da Sé Catedral do Porto, sob a direcção do Cónego António Ferreira dos Santos, 1970.
• Fundou em 1970 e dirigiu até 1975 o Coro Redentorista de Cristo Rei (V. N. de Gaia), com o qual gravou para a RTP, em 1974, as versões da sua autoria da Gospel Night Vers l’homme e a Cantata do terceiro mundo de M. Giombini.
• Fundou em 1976 o Grupo Coral de Lagos, que dirigiu até 1981, com o qual desenvolveu vasta acção cultural através de todo o Algarve, com digressõe pelo país e gravações para a RTP e RDP.
• Fundou em 1977 e dirigiu a Escola de Música do Grupo Coral de Lagos até 1981.
• Criou em 1977, com o Coral de Lagos e com o Coral Ossónoba de Faro, o Festival de Coros do Algarve que se mantém até ao presente.
• Criou em 1979 e dirigiu até 1983 os Cursos Musicais de Férias de Lagos, com a colaboração de alguns dos melhores professores portugueses, com os quais se estabeleceu na cidade de Lagos uma dinâmica concertística rara durante seis semanas de Verão.
• Dirigiu transitoriamente os corais da SFUCO (Olivais) e da TAP de 1985 a 1987.
• Foi assessor do Dr. João de Freitas Branco na Direcção Artística e de Produção do Teatro Nacional de S. Carlos de 1987 a 1989, sendo então o principal responsável pela programação do Salão Nobre do mesmo Teatro.
• Programou e dirigiu uma acção especial de sensibilização de públicos para a recepção da ópera As Bodas de Fígaro em Guimarães, em Maio de 1989.
• Participou no grupo de trabalho para a reorganização dos planos curriculares do Ensino Secundário, dirigido pelo Dr. Fraústo da Silva, em 1989-1991, tendo sido responsável, com Maria José Borges, dos novos programas de História da Música.
• Dirigiu uma acção de formação para alunos de música com vistas à recepção de O Messias de Haendel executado no Porto pela Régie Sinfonia, em 1990.
• Recriou em 1994, e dirigiu até 1999, o Coral de Letras da Universidade de Coimbra, com o qual fez inúmeras digressões no país e em Espanha e França.
ACTIVIDADE LITERÁRIA
• Foi redactor e director do jornal regional Farol do Sul de Lagos, de 1975 a 1981.
• Foi crítico musical do semanário Tempo , de 1986 a 1987.
• Foi colaborador literário do vol. 21 da Enciclopédia Luso-brasileira de Cultura (Ed. Verbo).
• Colaborou regularmente com a Fundação Calouste Gulbenkian no que respeita a notas de programa de concertos, nomeadamente nos ciclos «Encontros de Música Contemporânea» e «Jornadas de Música Antiga» e ainda no Grande Dicionário de Música Portuguesa de próxima aparição.
• Foi colaborador do Teatro Nacional de S. Carlos no que se refere a notas de programas de óperas e concertos.
• Foi colaborador e tradutor das entradas musicais da Lexicoteca do Círculo de Leitores.
• Foi o editor literário da obra musical de Francisco Martins, da série «Portugaliae Musica» da Fundação Calouste Gulbenkian.
• Foi consultor e autor de vários artigos da Nova Enciclopédia Larousse, edição do Círculo de Leitores, 1997-1999.
• Escreveu várias entradas sobre arquivos e música sacra para a Enciclopédia da Música Portuguesa do Século XX, de próxima aparição no Círculo de Leitores.
CONGRESSOS E COLÓQUIOS
• Participou no III Colóquio Nacional de Musicologia, 1985, com o estudo O papel social de um coro amador na área de Lisboa.
• Participou no I Colóquio Nacional de Música, Abrantes 1984, com uma exposição sobre Cursos Musicais de Férias.
• No âmbito do Dia Mundial da Música, Faro 1988, fez uma conferência em Lagos sobre o papel do Coral de Lagos na preservação da música tradicional e participou numa mesa redonda em Faro sobre a música tradicional do Algarve.
• Participou no VI Encontro da Música Ibérica, Lisboa 1989, com uma exposição sobre A Missa Filipina de Fr. Manuel Cardoso.
• Participou no seminário internacional «As Novas tecnologias e o ensino da música», Universidade do Minho 1988, e também no atelier sobre Informática e Musicologia, organizado pela mesma instituição em Setembro de 1989.
• Participou no VI Congresso das Misericórdias Portuguesas, Évora Junho de 1996, com a comunicação O fundo musical da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
• Participou no III Congresso Histórico de Guimarães, Outubro de 1996, com a comunicação O som místico do século XVI segundo os livros de coro de Santa Clara de Guimarães existentes na Biblioteca Nacional.
• Participou no VIII Encontro Nacional de Musicologia «Música e identidade», Lisboa Maio de 1997, com o estudo Análise e informação: novos subsídios para a identidade de António Carreira (séc. XVI 2d).
• Tomou parte no seminário «Misericórdias e Sociedade» organizado pela Câmara Municipal de Lagos, Outubro de 1998 com a comunicação Do património musical das Misericórdias a uma visão militante do homem moderno.
• No âmbito do Congresso Internacional «Anchieta em Coimbra: 450 anos», 27 de Outubro de 1998, tomou parte numa mesa redonda com o tema Do modelo musical de Santa Cruz de Coimbra no tempo de Anchieta.
• Participou no VI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Rio de Janeiro 1999, com uma comunicação intitulada Especificidade da música sacra em Portugal: séculos XVI e XVII.
• Participou no Congresso Internacional «Brasil-Europa: 500 anos. Música e Visões», Colónia Setembro de 1999, com a comunicação Alguns reflexos da música litúrgica portuguesa no Brasil colonial.
• No I Encontro de Etnomusicologia da Universidade de Coimbra (Instituto de Antropologia, Março de 2000), proferiu uma conferência com o título Coros amadores: tradição e futuro.
• Participou como convidado especial no IV Encontro de Musicologia Histórica de Juiz de Fora, Julho de 2000, expondo o tema A música da Paixão que os Portugueses levaram ao Brasil.
• Tomou parte no colóquio internacional «A Música no Brasil Colonial» organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Outubro de 2000, com a conferência Do som que os Portugueses levaram ao Novo Mundo: a Paixão Portuguesa.
• No âmbito das I Jornadas da Comissão Científica do Grupo de História da FLUC, sob o tema «As Oficinas da História», fez uma comunicação com o título de Musica e História: um diálogo cultural.
• Participou no III Congresso Histórico de Guimarães «D. Manuel e a sua época», Outubro de 2001, expondo o tema A herança musical de D. Manuel: novos dados para o conhecimento da Capela Real no século XVI.
• Participou nas II Jornadas da Comissão Científica do Grupo de História da FLUC, sob o tema «A História tal qual se faz», como moderador do painel História e Património, em que participaram Rui Vieira Nery , José Meco e José M. Amado Mendes.
• Participou no Congresso «Som e Imagem no ensino dos estudos clássicos», Coimbra, 14 a 16 de Novembro de 2001, com a comunicação Da lira à sinfonia: o despertar do clássico na música ocidental.
• Participou no Congresso Internacional «Damião de Góis e o Humanismo Europeu (1502-2002)», Coimbra Novembro de 2002, como membro da Comissão Científica, com a comunicação Damião de Góis, o Músico e ainda com a criação e produção do espectáculo Damiana Musica: um serão em casa de Góis.
• Participou no Congresso Internacional «Damião de Góis na Europa do Renascimento», Braga Janeiro de 2003, com a comunicação Justificação histórica do compositor Damião de Góis.
• Participou no I Simpósio «Música e Músicos de Guimarães», Guimarães Março de 2003, com a comunicação Guimarães quinhentista no circuito musical crúzio.
• Juntamente com Manuel Pedro Ferreira, participou no XII Encontro de Musicologia, Lisboa Maio de 2003, com o tema A Música deDamião de Góis ».
• Como musicólogo convidado, participou no Congresso Internacional «O Órão na Liturgia, hoje», Fátima Novembro de 2003, desenvolvendo o tema Musica sacra portuguesa nos séculos XVI-XVIII.
• No âmbito do XVIII Encontro Nacional de Filosofia «Ecos artísticos do divino», Coimbra Fevereiro de 2004, tomou numa mesa redonda, juntamente com Sisa Vieira, Fernando Baptista Pereira e José Augusto Mourão, expondo o tema Música e Religião.
• Coordenou e dirigiu cientifica e artisticamente o Colóquio Internacional «Carlos Seixas: o Tempo e a Música», promovido pela Reitoria da Universidade de Coimbra, Junho de 2004 com a colaboração de musicólogos internacionais e com a execução de parte substancial da obra do compositor em quatro concertos.
• Participou no 12º Congresso Internacional «Cantus Planus» da International Musicological Society, em Lillafüred (Hungria), Agosto de 2004, com a comunicação Die Frage der liturgischen Passion in Portugal von 16. bis 18. Jh.
• Participou como convidado no Colóquio Internacional «Monodia Sacra Medieval», em Lisboa e Évora, de 2 a 5 de Junho de 2005, apresentando a comunicação A mensuralidade na monodia litúrgica portuguesa do século XVI.
CONFERÊNCIAS E CURSOS BREVES
• No âmbito das Comemorações do Dia de Portugal de1990, proferiu em Lamego a conferência subordinada ao tema Os instrumentos de música na Igreja durante a época dos Descobrimentos.
• Colaborando numa série de conferências-concerto ao vivo na programação da Antena 2 da RDP, pronunciou as conferência A música vocal ibérica nos séculos XVI e XVII, no Museu Machado de Castro, em Fevereiro de 1995, e A música instrumental dos se´culos XVI, XVII e XVIIII. na Igreja Matriz de Espinho, em Março do mesmo ano.
• Integrou o I Curso Livre de História da Arte, organizado pelo Instituto de História da Arte da FLUC, com a conferência Santa Cruz de Coimbra, justificação de uma música portuguesa, no dia 29 de Maio de 1998
• Convidado pelo Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian, ministrou um curso breve de História da Música Portuguesa em Ponte de Sor, 8 a 12 de Fevereiro de 1999.
• Curso breve de História da Música Portuguesa em Espinho, 26 a 30 de Abril de 1999.
• Durante a Feira Medieval organizada pela ADDAC, INATEL e a Câmara Municipal de Coimbra, em 19 de Junho de 1999, proferiu uma conferência subordinada ao título O som criador do teatro medieval.
• Na Embaixada de Portugal em Brasília, em 9 de Agosto de 1999, proferiu uma conferência subordinada ao título A singularidade da música sacra portuguesa dos séculos XVI e XVII
• Curso breve de História da Música Portuguesa em Faro, 11 a 15 de Outubro de 1999.
• No âmbito das celebrações goetianas, e a convite do Instituo de Estudos Alemães, proferiu na FLUC, em 2 de Março de 2000 a conferência com o título Goethe e o Romantismo musical, repetindo a mesma na Universidade de Aveiro em 23 do mesmo mês.
• Curso breve de História da Música Portuguesa em Castelo Branco, Maio de 2000
• No âmbito do III Curso Livre de História da Arte organizado pelo Instituto de História da Arte da FLUC, proferiu a lição-conferência A temática da Paixão na Arte e na Música do Renascimento , no dia 26 de Maio de 2000.
• Curso breve de História da Música Portuguesa em Montemor-o-Velho, Setembro de 2000
• Curso breve de História da Música Portuguesa em Redondo, Outubro de 2000.
• Curso breve de História da Música Portuguesa em Malveira, Novembro de 2000
• De Setembro de 2000 a Janeiro de 2001 ministra um curso breve, em 12 módulos, na Escola de Música Óscar da Silva, organizado pela agência «Divina Comédia» e com o patrocínio da Câmara Municipal de Matosinhos.
• No âmbito do IV Curso Livre de História da Arte, subordinada ao tema «Encomenda régia e mudança estética», ministrou a lição O italianismo musical do século XVIII: arte do poder em Portugal , em 24 de Maio de 2001.
• Participou num painel de Estudos Clássicos, em 27 de Fevereiro de 2002, sobre o tema «Electra» com uma participação sobre a Elektra de R. Strauss.
• Curso breve de História da Música Portuguesa em Valença, 15 a 19 de Abril de 2002.
• Por ocasião das celebrações do 25 de Abril de 2002 pronunciou na Vila da Lousã uma conferência sobre A Portuguesa.
• Organizou em 20 de Maio de 2003 e participa, com os professores da FLUC Cármen Soares e Ludwig Scheidl, num painel sobre a ópera Ariadne auf Naxos de R. Strauss como preparação para a assistência de alunos e professores da Faculdade à dita ópera no Teatro Nacional de S. Carlos.
• Por ocasião do estágio da Orquestra das Escolas de Música Portuguesas, organizado pelo Conservatório de Música de Coimbra, fez uma conferência aos participantes no mesmo sobre A música nacionalista em Grieg e Dvorak , compositores cujas obras se ensaiavam.
• Convidado pelo comissariado de «Coimbra Capital Nacional da Cultura», organizou e pronunciou uma conferência-concerto sob o título de Coimbra, divina música na igreja de Santa Cruz de Coimbra, no dia 13 de Novembro de 2003, com a colaboração de 5 coros da cidade, os quais cantaram por separado em diversos locais do antigo Mosteiro de Santa Cruz e, todos juntos, na mesma igreja.
• No âmbito do III Curso Livre de Arte e Liturgia organizado na Faculdade Letras da Universidade do Porto, pronunciou em 21 de Janeiro de 2004 uma conferência subordinada ao título O Canto Gregoriano: da música do poder ao poder da música.
• Ministrou um seminário de seis horas na Mediateca da Guarda, no dia 19 de Março de 2004, sob o tema Ouvir também se aprende.
• Integrado no ciclo «Arqueologia convida» promovido pelo Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, pronunciou em 19 de Maio de 2004 na FLUC uma conferência com o título Arqueologia e Música: um parentesco feliz em Portugal.
• Tomou parte no seminário de pós-graduação em Estudos Clássicos do IEC da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 3 de Dezembro de 2004, desenvolvendo o tema A música grega antiga.
INVESTIGAÇÃO
• Com uma bolsa de curta duração da SEC, estudou em Roma e Nápoles, em Outubro de 1986, a obra musical de S. Afonso e Ligório, particularmente o seu Dueto da Paixão.
• Na preparação da sua tese doutoral, até 1998, desenvolveu actividade de investigação musicológica nos seguintes locais: Arquivo Distrital de Braga, Sociedade Martins Sarmento e Arquivo Alfredo Pimenta (Guimarães), Biblioteca Municipal do Porto, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Biblioteca Nacional, Biblioteca da Ajuda, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia, Arquivo da Sé Catedral de Lisboa, Arquivo da Sé de Faro, Arquivo Distrital de Leiria, Arquivo-Biblioteca Municipal de Elvas, Igreja de S. Pedro de Óbidos, Paço Episcopal de Lamego, Arquivo Distrital de Viseu, Igreja Catedral de Badajoz, Centro de Documentación Musical de Andalucía, etc.
• Com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, organizou e catalogou, durante o ano de 1992, o Arquivo Musical do Seminário de Faro, do qual fez descrição musicológica para o RISM.
• De Janeiro a Junho de 1993 preparou o catálogo do fundo musical da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
• Dentro da sua especialidade de música sacra portuguesa dos séculos XVI e XVII, tem desenvolvido trabalhos de investigação nomeadamente sobre o cantochão de Santa Cruz de Coimbra e, genericamente, sobre a teoria e prática do cantochão em Portugal.
• Tendo sido membro da UI&D do CESEM da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é actualmente membro da UI&D do CECH da FLUC, onde se propõe traduzir trechos selectos de autores latinos sobre a estética e a teoria da música, em colaboração com outros professores de Estudos Clássicos.
BIBLIOGRAFIA
• «As Bodas de Fígaro – Um caso de intemporalidade na ópera», São Carlos Revista, 7, Maio 1988.
• «A Música da Revolução Francesa» São Carlos Revista, 9, Maio, 1989.
• «Os Ecos da Revolução ou a Música Tricolor de Ludwig van Beethoven» Colóquio / Artes, 83, Dezembro 1989.
• «Da Inspiração Gregoriana em Luís de Freitas Branco» Gazeta Musical , número comemorativo especial, 1990.
• «A Missa Filipina de Frei Manuel Cardoso», Revista Portuguesa de Musicologia, 1, 1991.
• «Inéditos de Fr. Manuel Cardoso», Revista Portuguesa de Musicologia, 3, 1993.
• O Teatro Nacional de S. Carlos – Guia de Visita, Separata do Boletim da APEM, Junho de 1991.
• Fundo Musical da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Lisboa: SCML, 1995
• História da Música – Manual do Aluno. Mem-Martins: Editorial Sebenta, 1º vol. 1996, 2º vol. 1999 (em co-autoria com Maria José Borges).
• «Goethe e o Romantismo musical: uma abordagem pedagógica» Runa, 28, 1999-2000, pp. 109-130.
• O som criador do teatro medieval, edição da ADAC, Coimbra, Junho de 2000.
• «Alguns reflexos da música portuguesa no Brasil Colonial» in Brasil-Europa 500 Jahre: Musik und Visionen. Colónia: Akademie Brasil-Europa, 2000, pp. 202-208.
• «Da especificidade da música sacra portuguesa nos séculos XVI e XVII» Veredas, 3 – II, 2000, pp. 451-465.
• «Do som que chegou ao novo mundo: a paixão portuguesa» in A Música no Brasil Colonial , Colóquio Internacional / Lisboa 2000, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001, pp. 158-170.
• «Do modelo musical de Santa Cruz de Coimbra no tempo de Anchieta» in Anchieta em Coimbra, Actas do Congresso Internacional, Coimbra, Faculdade de Letras, 2000, pp. 817-821
• «Uma Paixão barroca portuguesa» in A Música antiga na América latina: XXI Jornadas de Música Antiga, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000, pp. 54-58
• «A singularidade dos passionários impressos em Portugal no século XVI» Revista Portuguesa de Musicologia, nº 12 (2002)
• «A Justificação histórica do compositor Damião de Góis » in Congresso Internacional Damião de Góis na Europa do Renascimento – Actas. Braga: Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, 2003.
• «A herança musical de D. Manuel I: novos dados para o conhecimento da Capela Real no século XVI» in Actas do III Congresso Histórico de Guimarães D. Manuel e a sua Época, Câmara Municipal de Guimarães, 2004.
• Carlos Seixas, de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2004 (coordenador e autor).
• «Carlos Seixas: Homenagem ao compositor em ano de tricentenário». Rua Larga: Revista da Reitoria da Universidade de Coimbra. Nº 4 (2004).
• «Património musical da Universidade de Coimbra I» Rua Larga: Revista da Reitoria da Universidade de Coimbra. Nº 6 (2004).
• «Manuel Ivo Cruz – meio século de um maestro» in Estudos, nova série nº 3, tomo II, Coimbra 2004.
• «Património musical da Universidade de Coimbra II» Rua Larga: Revista da Reitoria da Universidade de Coimbra. Nº 7 (2005).
• «A música no Cerimonial da Capela Real» in Miscelânea de homenagem a Maria Augusta Barbosa (a sair na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra).
• O canto litúrgico da Paixão em Portugal nos séculos XVI e XVII: os Passionários Polifónicos de Guimarães e Coimbra (tese doutoral, em preparação na Imprensa da Universidade).
• Um cerimonial da Capela Real de D. João III: introdução e transcrição (em preparação na Imprensa Nacional-Casa da Moeda).
• Um tratado de cantochão em português no século XV: introdução e transcrição (em preparação, no Arquivo Nacional Torre do Tombo).
CARGOS ACADÉMICOS
• Membro da comissão criadora da nova licenciatura em Estudos Artísticos da FLUC.
• Responsável pela Sala Manuel Faria, desde Abril de 2002.
• Director do Mestrado em Ciências Musicais na FLUC desde Abril de 2002.
• Membro do Secretariado da Licenciatura em Estudos Artísticos da FLUC desde Julho de 2002.
• Membro da Comissão para o Estudo das Artes na Universidade, presidida pelo Magnífico Reitor, desde Abril de 2005.
ARGUÊNCIAS DE TESES FORA DE COIMBRA
• Arguiu a tese de mestrado de Mário Anacleto Pereira Dias subordinada ao título S. Bento da Vitória: espaço e música, em 31 de Março de 2000, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
• Arguiu a tese de mestrado de Margarida Alexandra Gomes Rebocho Ferreira Os cordofones ocidentais da colecção Lambertini: identificação-catálogo, na Universidade Lusíada de Lisboa, a 30. 10. 2001.
• Co-arguiu a tese de Lídia Gisela Tauleigne Roque Arquitectura e Música: uma visão estruturalista, na Universidade Lusíada de Lisboa a 17. 01. 2003.
• Arguiu a tese de doutoramento com o título de Inovações educativas no ensino da música em Portugal 1926-1976 (Ensino Primário e Secundário) apresentada na Universidade de Santiago de Compostela por António Manuel de Carvalho, sob a orientação do Prof. Doutor Vicente Peña Saavedra. Santiago de Compostela, 8 de Janeiro de 2004.
• Arguiu a tese de mestrado em Ciências Documentais com o título As fábricas de Música – A edição musical em Portugal nos finais do Antigo Regime apresentada pela licenciada Maria João Durães Albuquerque à Universidade de Évora e orientada pelo Prof. Doutor Rui Vieira Nery, Évora, 22 de Junho de 2004.
ARGUÊNCIAS DE TESES NA FLUC
• Arguiu a tese de mestrado de Fernando José Calazans Duarte com o título de Os violeiros da família Capela num contexto da violaria em Portugal. FLUC, em 03.01.2001.
• Arguiu a tese de mestrado de Manuela Alexina Meneses Vila Maior, Manuel Joaquim: um contributo para a valorização do património artístico-musical português, na FLUC em 12.07.2001.
• Arguiu a tese de mestrado de José Filomeno Martins Raimundo O Cantum ecclesiasticum de Filipe de Magalhães: Questões estruturais e análise das partes polifónicas, na FLUC, 23 de Maio de 2002
JÚRIS DE DOUTORAMENTO
• Membro de júri da tese A Música na Universidade, de Maria do Amparo Carvas Monteiro, orientada por Gerhard Doderer e co-orientada por Sebastião Pinho, a 16 de Junho de 2003.
• Membro de júri da tese Ópera na Amazónia na época da borracha (1880-1907): Bug Jargal de José Cândido da Gama Malcher, de Márcio Leonel Farias Reis Páscoa, orientada por José Maria Pedrosa Cardoso e co-orientada por Regis Duprat e defendida no dia 3 de Outubro de 2003.
TESES DA SUA ORIENTAÇÃO JÁ DEFENDIDAS NA FLUC
• Tese de doutoramento de Márcio Leonel Farias Reis Páscoa, Ópera na Amazónia na época da borracha (1880-1907): Bug Jargal de José Cândido da Gama Malcher, com a co-orientação de Régis Duprat, da USP, e defendida no dia 3 de Outubro de 2003.
• Tese de mestrado de Eduardo AmândioRodrigues Magalhães, Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio, defendida em 5 de Julho de 2001.
• Tese de mestrado de Rui Manuel Pereira da Silva Bessa, O vilancico: um género musical de Santa Cruz de Coimbra , defendida em 11 de Julho de 2001.
• Tese de mestrado de Rosa Teresa Paião Picado, Rojão, um prelúdio português do século XVII, defendida em 5 de Julho de 2001.
• Tese de mestrado de Pedro Carlos Lopes de Miranda, D. Francisco de Santa Maria, Cantor Mor de Santa Cruz de Coimbra, defendida em 12 de Julho de 2001.
• Tese de mestrado de João Afonso de Bragança Pereira Coutinho, Conservatório Real de Lisboa 1867-1868: Uma opção em dois actos para a aula de Flauta, defendida em 1 de Julho de 2003.
• Tese de mestrado de Manuel de Jesus da Silva e Sousa, O Theatro Ecclesiástico de Fr. Domingos do Rosário (c. 1706-a.1779): teoria e prática do cantochão em Mafra. Defendida em 29 de Abril de 2003.
• Tese de mestrado de César Augusto Coutinho da Silva Nogueira, Francisco Lopes Lima de Macedo, compositor em Coimbra nos meados do século XIX. dia 20 de Dezembro de 2003.
• Tese de mestrado de Avelino Rodrigues Correia, As fogueiras de São João em Coimbra, defendida no dia 5 de Fevereiro de 2004, co-arguida pelo Prof. Doutor João Soeiro de Carvalho e arguida pela Porf. Doutora Salwa Castelo-Branco.
• Tese de mestrado de Inês Andrade, Os concertados de Santa Cruz de Coimbra, no MM 52 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, defendida no dia 26 de Julho de 2004, tendo como arguente principal o Prof. Doutor Rui Vieira Nery .
• Tese de mestrado de Marta Seca A Música na Santa Casa da Misericórdia do Porto , defendida igualmente no dia 26 de Julho de 2004, tendo como arguente principal o Prof. Doutor Rui Vieira Nery .
• Tese de mestrado de Rui Paulo Simões, O Stabat Mater de Jose Maurício, defendida a 11 de Outubro de 2004, tendo como arguente principal o Prof. Doutor Tomás Henriques (Universidade Nova de Lisboa).
• Tese de mestrado de Anabela de Jesus Duarte, O futuro professor de educação musical, defendida no dia 20 de Dezembro de 2004, sendo principal arguente a Prof. Doutora Helena Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa).
• Tese de mestrado de Juracyara Baptista da Silva, A opereta em Portugal em finais do século XIX, defendida em 2 de Feveriero de 2005, sendo arguente principal a Prof. Doutora Luísa Cymbron (Universidade Nova de Lisboa).
• Tese de mestrado de Maria Florinda Fontoura Carneiro, Subsídios para a História da Música Sacra em Chaves, defendida em 2 de Feveriero de 2005, sendo arguente principal o Prof. Doutor Manuel Carlos de Brito (Universidade Nova de Lisboa).
• Tese de mestrado de Alda Margarida Azevedo, co-orientada pelo Psiquiatra Dr. Pio Abreu, A música como expressão e representação juvenil – entre o normal e o patológico, defendida em 9 de Março de 2005. tendo como arguente principal a Prof. Doutora Helena Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa).
• Tese de mestrado de Hélder Bruno de Jesus Martins, O Jazz em Portugal: da sua emergência à sua afirmação no Hot Clube, defendida no dia 6 de Abril de 2005, sendo arguente principal a Prof. Doutora Susana Sardo (Universidade de Aveiro).
TESES DE EMSTRADO AINDA EM PREPARAÇÃO
• As Modinhas de Domingos Schiopetta por António Manuel Neves Cardo
• O orfeão Madeirense por Maria Amélia Rua
• O Teatro Académico Gil Vicente de Coimbra por Carla Luísa Gambôa
• A educação musical e a didáctica nos conservatórios de Música (em co-orientação) por Susana Isabel Batalha Fonseca
• António Fragoso, o compositor por Juan Carlos Fernandes
• Teses de doutoramento registadas na FLUC
• Os processionários portugueses: o contributo de Évora por Jorge Raposo
• O fundo musical do Conde Redondo, por Rosa Teresa Paião Picado
• A música sacra de António da Silva Leite por Rui Manuel Pereira da Silva Bessa
• A actividade musical na história da Colegiada de Santa Maria da Oliveira por Eduardo Amândio Rodrigues Magalhães.
Orientou até ao presente (desde 1999): 1 tese de doutoramento e 16 teses de mestrado.
Orienta neste momento: 4 teses de doutoramento e 5 teses de mestrado.
22 de Agosto de 2005